FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

EUGENIA
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
sdlucca
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Ago 05, 2007 8:56 am    Assunto: EUGENIA Responder com citação

Opa!!
Esta eugenia eu consegui em um viveiro de um amigo meu junto com mais 09 plantas que ainda tenho que passar para as bacias ou escorredores. São plantas velhas sem muito valor comercial para ele mais que para quem lida com bonsai tem muito valor.

Esta eugenia em questão tem 10 cm de base e uma altura de 70 cm, pretendo fazer jins nos galhos mortos e trabalhar a copa lateralmente.

Por favor opinem.

Obrigado!

Silvio

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Ago 05, 2007 10:16 am    Assunto: Boa escolha Responder com citação

Lucca

Mesmo sem ver o nebari nem os outros ângulos, usando esta frente eu deixaria vivo somente o galho mais da frente, para modelar a copa:
1) Reduzir o galho da frente, para induzir brotação e se tornar o novo tronco onde será modelada a copa no estilo moyogi;
2) Eliminar todos os outros galhos, transformando em jin os melhor posicionados;
3) Replantar com nova inclinação para a esquerda e levemente para trás, criando uma leve curva com o novo tronco.

Além da curva, o novo ângulo de plantio também favoreceria a posição dos jins, que não ficariam demasiadamente para cima. A eliminação da maioria dos galhos também daria conicidade ao novo tronco. Na realidade, você não necessita transformar logo os galhos em jim. Isso pode ser feito depois que a planta se recuperar da poda drástica. Parabéns por escolher uma ótima planta.

"Recife (PE)"
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Ago 06, 2007 9:54 pm    Assunto: Responder com citação

Oi lucca

Muito bela base tem esta sua eugênia Exclamation
Acredito que as dicas do amigo Ferreira foram muito boas Idea

abraços

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: