FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Sujestoes Ficus
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Alecsandro
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Ago 08, 2007 12:30 am    Assunto: Sujestoes Ficus Responder com citação

Plantei esse galhinho de ficus, e posteriormente aramação e estilização, gostaria de opiniões e críticas dos colegas

02/06/07

02/07/07

29/07/07

Um grande abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Ago 08, 2007 10:10 am    Assunto: Fícus Responder com citação

Alecsandro,
pelo que parece, esta muda você obteve de estaquia na garrafa PET. Gostei muito da sua planta. Eu ontem comprei uma muda de fícus que deve me render mais duas que vou retirar talvez por alporquia.
Entrei numa floricultura, ela olhou pra mim, eu olhei pra ela; foi amor à primeira vista... rarara
Em dois meses de trabalho você já conseguiu dar uma boa sinuosidade no tronco; entretanto eu acho que você deveria resistir à tentação de colocá-lo já num vaso de bonsai, plantando-o num vaso de treinamento pra engrossar o tronco e as raízes. Como a muda foi provavelmente conseguida de estaquia, não deve estar com um nebari muito desenvolvido... Eu faria isso...
No mais um abraço e bom trabalho com a sua planta.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Alecsandro
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Ago 09, 2007 12:56 am    Assunto: Responder com citação

Edson

Muito obrigado pelas dicas, realmente as raizes não estão muito desenvolvidas vou colocalo em um vaso de treinamento neste final de semana

um grande abraço
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Ago 09, 2007 6:14 am    Assunto: Estilo Responder com citação

Alecsandro

Além da ótima dica do Edson, eu acho que a disposição dos galhos está mais para o estilo Hokidashi (vassoura). Para o estilo Moyogi, que tem os galhos para baixo, como você dispôs, deve ter galhos principalmente nas curvas e para trás.

"Recife (PE)"
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Ago 09, 2007 9:34 am    Assunto: Estilo fícus Responder com citação

Alecsandro,
Boa observação do Ferreira quanto ao estilo Hokidashi que geralmente tem o tronco reto; mas acho que você pode continuar modelando no estilo Moyogi, desde que você estimule a brotação de um galho na primeira curva à esquerda. Tem alguma coisa a respeito no fórum MATÉRIAS...
Um abraço...
Nivorley
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Ago 09, 2007 2:52 pm    Assunto: Responder com citação

realmente um bom trabalho em pouco tempo... ainda mais se levar em conta que estamos no periodo de dormencia das plantas...
bom..,,, o que eu quero é saber como vc conseguiu fazer pegar esse galho, porque eu ja tentei com varios e nao consegui.. todos secaram em vez de brotar;....
será que da pra vc fazer uma descrição detalhada de como vc fez....
Obrigado!
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Ago 09, 2007 6:57 pm    Assunto: fícus Responder com citação

Nivorley,
fiz uma poda num fícus australiano (Ficus macrophyla) que tenho e aproveitei pra obter algumas mudas por estaquia. As três mudas que plantei estavam se desenvolvendo muito bem; achei que teria novas mudas para trabalhar daqui a algum tempo...
Uma delas inexplicavelmente passou desta pra melhor, apesar de dispensar a ela igual carinho que às demais...
Amigo, acho que bonsai é assim mesmo; umas sobrevivem a despeito dos maus tratos dos iniciantes e outras morrem sem nenhuma razão aparente, apesar de todo carinho com que as tratamos...
O importante é ir retirando uma lição de cada insucesso...
Abraços...
Alecsandro
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Ago 10, 2007 1:10 am    Assunto: Responder com citação

Ferreira e Edson muito obrigado pelas dicas.

Nivorley simplismente coloquei o galho em uma garrafa pet com areia pura e deixei a meia sombra, não tive esses cuidados todos.
Fiz outras mudas, uma coisa que observei é se a terra ficar muito seca ou exposto ao sol direto a tendencia e secar e se a terra estiver muito úmida ele apodrece, tente balancear isso.
attilaokada
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Ago 10, 2007 2:20 am    Assunto: Responder com citação

Fiz umas adaptações e simplificações em umas técnicas que li pela internet e acho que vou conseguir enraizar todas as estacas que fiz, pelo menos estou tendo um ótimo resultado em 3 semanas sem ter cuidado nenhum.

Pegue uma garrafa pet transparente e com uma faca ou tesoura corte a garrafa na altura de um quarto de baixo pra cima. Faça um pequeno furo em um dos pézinhos da parte de baixo. Encha a parte de baixo com terra ou areia grossa(fiz com os dois pra descobrir qual dá melhor resultado) coloque a estaca no centro, encaixe a parte de cima da garrafa, reúna as partes com fita adesiva e regue até agua escorrer pelo furinho que você fez na parte de baixo, vede o furo com fita adesiva e deixe a tampa fechada.

A estaca fica plantada dentro da garrafa pet que serve de estufa e impede que a umidade seque, conseqüentemente você não precisará regar e nem ter nenhum cuidado pois a terra estará sempre úmida! É só esperar enraizar bem até as raizes ficarem visíveis. fiz mais de 10 estacas e nenhuma secou.

Dica: se usar terra, coloque ela numa panela e leve ao fogo mexendo bem para que com o calor ela fique esterelizada e assim nenhuma erva daninha vai crescer e te dar problemas pra saber se a raiz é mesmo da estaca.
Nivorley
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Ago 10, 2007 10:56 am    Assunto: Responder com citação

Valeu pessoal....
vou tentar com essas dicas que vcs deram.....
vou fazer vários nesse domingo... depois digo se deu certo!
Ppode ser feito com esse ficus normal que temos nas ruas da cidade..... e com outras arvores tb deve funcionar né.
Obrigado!
sergioturbo10
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Ago 10, 2007 11:55 am    Assunto: Responder com citação

Amigo esse ficus é o bejamina? Se for, ele não goste de desfolha e geralmente perde alguns ou todos os galhos ao ser desfolhado.

Como ele esta reagindo a desfolha?

abraços
Mateus 11:28-30
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei... (JESUS)

http://www.forumnow.com.br/vip/foruns.asp?forum=49366
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Alecsandro
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Ago 11, 2007 2:07 am    Assunto: Responder com citação

Sergio

Este ficos deve ser de outra epécie, por que ele está cheio de brotaços,
e a outra planta que retirei este galho ja fiz duas desfolhas e não perdeu nenhum galho.

Um Abraço
Alecsandro
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Ago 11, 2007 2:09 am    Assunto: Responder com citação

Sergio

Este ficos deve ser de outra epécie, por que ele está cheio de brotaços,
e a outra planta que retirei este galho ja fiz duas desfolhas e não perdeu nenhum galho.

Um Abraço
sergioturbo10
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Ago 11, 2007 7:24 am    Assunto: Responder com citação

que bom!

abraços
Mateus 11:28-30
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei... (JESUS)

http://www.forumnow.com.br/vip/foruns.asp?forum=49366
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: