|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Gilson Mendes de Góis 1.o PASSO

Registrado: 26/04/05 Idade: 60 Mensagens: 197 Localização: Campo Mourão - Paraná
|
Enviada: Sáb Ago 11, 2007 11:34 pm Assunto: Maça comum:frutos e dúvida cruel |
|
|
Olá amigos,
Tenho essa macieira faz uns 5 anos.
E tá difícil dar uma forma pra bichinha
Mas ela já frutificou 3 anos. Essas fotos são do início desse ano.
Mas eu tenho um probleminha com ela. Se observarem, na primeira foto, ela apresenta uma colosidade no tronco e par completar, começou a apodrecer abaixo da protuberância, isso já faz uns 2 anos. Como a coisa começou a evoluir muito, resolvi fazer uma alporquia, haja visto que por aqui já está esquentando. Porém logo após o procedimento, ela largou a brotar e a emitir flores. E agora, o que eu faço? Espero pra ver o que dá ou elimino as flores?
Um abraço fraterno!
Gilson
Detalhe dos frutos _________________ Bonsaísta é um poeta que não escreve, modela seu poema vivo... e também é modelado pela árvore! |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Ago 12, 2007 4:32 am Assunto: bonsai |
|
|
Independente da emissão de flores e frutos, o alporque está enraizando ou enraizou completamente? Se a resposta for sim, então prossiga normalmente, fazendo o corte e plantando a nova muda sem problema, lembrando-se apenas de manter os galhos, incluso os que frutificaram, pois eles voltarão a produzir novamente.
Se a resposta for não, então mantenha da mesma forma, não retirando as flores, que irão retornar com novos frutos. O alporque irá prosseguir, até a emissão de raízes, quando então poderá fazer todo o processo seguinte, sem nenhum problema.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Dom Ago 12, 2007 7:41 am Assunto: |
|
|
Gilson,
muito legal maçã frutificando. Está linda com os frutos. As dicas do Nicky seguem exatamente o que penso. Siga mesmo que o alporque não enraize por agora.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Dom Ago 12, 2007 2:40 pm Assunto: |
|
|
Olá Gilson
Eu tenho uma opinião ligeiramente diferente das anteriores.
Esse quadro que encontra agora, apresentou-se quando??
Reparou se havia algo de errado no sistema radicular, quando procedeu ao ultimo transplante?
Dado o avançar da situação optou por efectuar um alporque, ok, até aqui nada de anormal, agora penso que deve decidir o que realmente lhe é mais favorável/pretende, uma árvore com raizes novas ou uma débil e com flores/frutos.
Se fosse minha, dada a existência de um Alporque, retirava-lhe no imediato, todas as possibilidades dela vir a florir ou frutificar...isso é um dispêndio de energia, que julgo ser desnecessário correr agora .
A meu ver, ela agora deve é canalizar todas as suas energias, para o sistema radicular e nada mais...se for bem sucedido, logo, logo ela lhe dará flores...regra n.º 1. = Paciência;...Paciência.
Outra coisa bastante importante...tratando-se de uma "Rosaceae", é atreita a tumefacções ( que pode ser o caso da sua ), logo não será demais lembrar que todas as ferramentas utilizadas na mesma, devem ser lavadas e devidamente desinfectadas ( de preferência com "chama" ex: de isqueiro).
Quando se verifica este quadro em alguma das plantas a altura recomendada para efectuar o transplante é no Outono.
Se for efectuado na Primavera as bactérias continuam activas todo o verão e reproduzem-se facilmente nas zonas cortadas...perigo de contágio a todas as outras que tiverem partilhado materiais: ferramentas e etc.
Boa sorte
Cptos.
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
flavio bonsai 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Ago 12, 2007 4:28 pm Assunto: |
|
|
sua planta tá lindinha com os frutos .
mas pense bem e mande ver sugestões vc já tem duas muitas boas a do nick e a do nosso colega de lisboa .
flavio henrique. _________________ Se creres verás a glória de Deus. |
|
|
 |

Registrado: 26/04/05 Idade: 60 Mensagens: 197 Localização: Campo Mourão - Paraná
|
Enviada: Dom Ago 12, 2007 7:39 pm Assunto: |
|
|
Nicky e Darkaso, fiz o alporque faz duas semanas, dessa forma creio que ainda não enraizou.
Flavio, o importante do fórum é que temos uma verdadeira consultoria sobre nosso tabalho solitário.
Antonio, era exatamente assim que eu pensava, retirar a floração para que ela se ocupe do enraizamento sem muito extresse.
Quanto ao seu questionamento, por ocasião do último transplante, observei um sistema radicular muito falho e mínimo, isso me fez preocupado.
Quanto a calosidade, me parece que ocorreu em virtude de a primeira pessoa que a trabalhou ter efetuado um "levantamento" da planta para expor mais as raízes, acontece que as raízes que estavam naquela altura, perderam-se todas e tendo em vista a contaminação abaixo da protuberância, optei pelo alporque, haja visto que penso que a perderei no futuro se não o fizesse já.
Obrigado pelas considerações!
Um abraço fraterno!
Gilson _________________ Bonsaísta é um poeta que não escreve, modela seu poema vivo... e também é modelado pela árvore! |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Seg Ago 13, 2007 6:27 pm Assunto: |
|
|
Oi Gilson
Não há-de ser nada, fez o que devia fazer e nada mais ...
Espero que por precaução, tenha optado por executar o "Anel de Malpighi" com "Pontes", dessa forma aumentará a possibilidade dela se safar caso não seja bem sucedida a técnica...
http://www.actionvideo.freeserve.co.uk/layering.html
A mim já me morreram algumas, por o ter feito o Anel por inteiro....nenhum dos casos foi por debilidade do Tachiagari, mas sim como tentativa de as baixar por causa dos troncos serem uns cilindros desinteressantes, que nem com possiveis enxertos conseguiria resolver.
Boa sorte
[ ]s
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
Smoke 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Ago 13, 2007 8:40 pm Assunto: |
|
|
Bela macieira lindnha com as frutinhas vou tentar agora plantar umas sementes!
abraços |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Ago 13, 2007 9:15 pm Assunto: |
|
|
Smoke, obrigado pelo comentário. E mãos à obra!
Antonio, confesso que estou me tornando preocupado com essa questão, pois já tinha sido alertado pelo Luciano, mas já era demasiado tarde, pois fiz o anel completo, descasquei todo.
Penso que agora só resta torcer...
Um abraço fraterno!
Gilson _________________ Bonsaísta é um poeta que não escreve, modela seu poema vivo... e também é modelado pela árvore! |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|