FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Dúvida com Juniperus Shimpaku
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Djalma
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 06, 2007 9:18 pm    Assunto: Dúvida com Juniperus Shimpaku Responder com citação

Pessoal, minha namorada comprou um pré bonsai de Shimpaku, e tenho umas dúvidas sobre o tratamento com ele....
Achei um guia de cuidados no site Bonsai Kai, e lá diz que a época ideal pra aramar é do outono até a primavera, como estamos no inverno, ou seja, metade do periodo de aramação, vale a pena ainda aramar agora no começo de julho e tirar o arame na primavera, ou é melhor esperar pra ano q vem ???

E queria saber assim, qual é a melhor coisa a fazer no momento? A poda ?? pq no mesmo site diz q o inverno é a época de uma poda estrutural, ela quer deixar ele no estilo moyogi, ele até ta no jeito mesmo para este estilo....então essa é uma época ideal para a retirada de galhos e ramos indesejáveis ???

Tb tem uns galhinhos que me parecem meio seco, devem ser retirados agora tb ???

é q eu naum sei colokar foto aki, se nao eu mostrava pra vcs avaliarem melhor o bonsai.........

Obrigado por enquanto.........
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Paulo César Morais
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 06, 2007 11:13 pm    Assunto: Responder com citação

Djalma, neste fórum Minha Árvore e a Sua Opinião, tem um tópico fixo sobre as fotos, leia as mensagens com atenção que vc aprende a postar fotos. também não sabia e foi este tópico que me ajudou.
Coloque as fotos que logo alguem vai poder lhe ajudar ,
abraço.
Djalma
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jul 07, 2007 8:23 am    Assunto: Responder com citação

A foto eu fiz como eles falaram lá Paulo, mas naum deu certo....rss...mas ai está o link......

http://img146.imageshack.us/my.php?image=0000001xi7.jpg

É deste Juniperus que estou falando pessoal......e aí, quem pode me ajudar ?????

Obrigado.....
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jul 07, 2007 11:14 am    Assunto: foto Responder com citação

ai vai a foto, quem sabe ele até aprende a tocar violão...rssss, agora os mais experiêntes podem opinar.

A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
lbmaker

MensagemEnviada: Sáb Jul 07, 2007 2:12 pm    Assunto: Responder com citação

Parece ser uma tuia jacaré e não shinpaku, vou deixar os comentarios para os mais experiêntes, mais adianto uma coisa, se esta bandeja que esta embaixo do vaso estiver com agua, ja vou adiantando que ela prejudicará e pode até matar a planta e quanto a estes esfagnos sobre o substrato, eles podem deixar o substrato muito úmido, e a familia dos juniperus não é muito fã de solos úmidos não, é melhor deixar ao ar livre mesmo.

Até mais....
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
mziede
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jul 07, 2007 3:07 pm    Assunto: Responder com citação

o que o amigo lbmaker falou ela ta certo sobre a agua e o asfagno ..retire urgente ....
E quanto a limpeza de galhos secos e arramaçao vc pode ta fazendo agora sem problemas....
E vc poderia fazer a troca do subtrato tmb e aproveitar e trocar de vaso .... Laughing
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jul 07, 2007 3:38 pm    Assunto: Responder com citação

Amigão, esse realmente é um Jiníperus, mas não o Sargentis (Shimpaku), e sim o Procumbens (Jacaré), tudo indica o estilo Moyogi, aquele movimento baixo é muito legal.

Pode sim aramar, podar galhos e pinçar (beliscar) folhas, para diminuirem nesta época.
Vários bonsaístas tbm transplantam nesta época, embora a mais indicada seria o início de primavera...

Aquele asfagno, pratinho, Shocked Evil or Very Mad pelamordedeus, tire tudo, e no próximo transplante ,se puder, o coloque num vaso que n seja de plástico tipo mercado, não q ele n sobreviva, pq vive sim, mas perde valor, se vc quiser q encorpe, pode até colocar em vaso maior, no chão ou escorredor de macarrão, éo q fazemos, mas se vc n tiver interesse em se aprofundar tanto, e só querer ter uma planta tipo bonsai em casa, o coloque num vaso de cerâmica ou cimento, ficará mais legal, e a longo prazo, a planta agradece.

Ela precisa de sol, bastante! se n estiver pegando sol ultimamente, a coloque aos poucos, depois deixando permanentemente em um lugar q pegue pelo menos umas 4 horas de sol no mínimo.

Apenas cuide para n fritar sua planta, tudo varia, se atente para o calor e sol de sua região.

Abraço
Fabiano
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jul 07, 2007 7:37 pm    Assunto: Responder com citação

Djalma,

faça a poda e aramação por agora, mas espere a primavera para o transplante. O jacaré não aguenta muitas mudanças de uma vez.

Amigos, tentem editar as fotos para colocar no fórum, quando estão grandes demais dificultam a vusualização.

T+
Djalma
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jul 07, 2007 8:10 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado pelas dicas pessoal, está ajudando bastante sobre o q fazer com o bonsai....
Agora ja sei q vou aramar e podar essa semana ainda...
Qdoeu aramar vou deixar então até a primavera q é o final da época de aramação ou posso deixar os 8 meses q é o indicado ???
Eu não sei tb qdo foi a ultima troca de terra, eu posso trocar esse ano ainda, mesmo sem saber qdo foi a ultima troca ?? E qdo é a época melhor de se fazer isso, se eu podar e aramar semana vem ???

Tirei a bandeja e akele "matinho" que estava em cima da terra....rss....Fizemos a pinçagem e tiramos todas as agulhas que estavam secas....

Estou colokando o link de 2 fotos novas, naum tem jeito, naum aprendi a por as fotos direto aki....rss....

http://img177.imageshack.us/my.php?image=0000010lb2.jpg
http://img412.imageshack.us/my.php?image=0000012mp4.jpg

E tem uma das fotos que é um close do tronco, onde a gente pode ver galhos q foram podados mas estão aparecendo ainda....posso corta-los rente ao tronco ou tenho q deixa-los assim agora ???

Espero q vcs possam me ajudar, e muito obrigado pessoal.....vcs tem ajudado bastante mesmo..
Djalma
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jul 08, 2007 7:14 pm    Assunto: Responder com citação

Gostaria tb de saber se posso podar a copa do bonsai para dar um formato arredondado, podando as agulhas......
Se eu corta-las ao meio por exemplo, elas secarão e morre, ou posso fazer isso que vai continuar verde normalmente ???????

Abraços e obrigado....
mziede
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jul 09, 2007 10:29 am    Assunto: Responder com citação

Amigo nao seria legal pois vc tem q procurar da uma forma triangular na planta e nao aredondada.....
E pelo q eu to vendo o substrato ta fivando muito enxarcado....coloque ele em pleno sol e cuidado com a rega molhe quando tiver seca a superficie do vaso ...
Abraço
Djalma
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jul 10, 2007 1:05 am    Assunto: Responder com citação

Ta certo mziede, eu vou deixar mais desse jeito triangular, mas com o estilo Moyogi, acho q fica bem legal, agora qto ao solo ele já está ficando menos encharcado, é q ele veio pelo correio então veio com uns esfagnos, pra manter a terra bem úmida, mas já está ficando melhor......

Pessoal, assim que eu tiver a foto dele já aramado eu mando pra vcs !!!
Abraços.......
fui!!!
Djalma
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jul 11, 2007 3:15 pm    Assunto: Responder com citação

Olá pessoal, como prometido aqui estou eu para enviar as fotos do juniperus depois de ser aramado...

Aki está o link com uma comparação de antes de depois de ser aramado : http://img142.imageshack.us/my.php?image=bonsaidadani04legendadotq0.jpg

O arame azul ele é o mais fino, e o amarelo é o mais grosso, muitas vezes se precisou usar o arame azul duplamente, pq ele era fininho demais...O lado q deu mais diferença foi o lado direito do bonsai, estava meio confuso e sem definição, não fizemos praticamente nenhuma poda, estamos lendo mais a respeito e observando mais a arvore antes de cortar algum galho, o estilo vai ser Moyogi...

Nessa outra foto vcs vão ver o bonsai com mais detalhes da aramação...
http://img254.imageshack.us/my.php?image=bonsaidadani03ch8.jpg

Se tiverem algo a crescentar gostaria de saber, perdoem a simplicidade na forma do bonsai, é q estamos apenas começando....

Obrigado..
finho_rn

MensagemEnviada: Seg Ago 06, 2007 12:30 am    Assunto: Responder com citação

cara a aramação ficou muito boa!!!!!
mudou bastante já seu bonsai!!!!

eu se fosse vc, colocaria ele em um escorredor de macarrão com substrato bem aerado, e deixava ele engrossar bem esse tronco!!!!
ta muito fino pra altura da arvore!!!!

paciencia agora!!!!
Djalma
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Ago 07, 2007 2:05 pm    Assunto: Responder com citação

É....estamos pensando mesmo e fazer isso, reparamos que o tronco poderia ser um pouco mais grosso, será que demora qtos anos pra ter um melhor desenvolvimento do tronco ???

Obrigado e abraços.....
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: