FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

desfolha em romã e oliveira
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
joaoporto
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Ago 23, 2007 10:11 am    Assunto: desfolha em romã e oliveira Responder com citação

Olá pessoal,

alguém já fez desfolha em romã comum e oliveira, eu gostaria de saber das experiencias pois tenho algumas para fazer a primeira manutenção e replante.

um abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Wilson Fracassi
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Ago 23, 2007 2:16 pm    Assunto: Responder com citação

João,

Romã eu não posso te dizer, na Oliveira eu ja fiz desfolha, mas não vi vantagem, ela demora um tempão para repor as folhas, não tem deminuição significativa e ainda por cima perde alguns galhos mais fracos. Faça pinçagem constante que conseguiras resultado melhor.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Wilson Fracassi
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Ago 23, 2007 2:18 pm    Assunto: Responder com citação

João

Só mais uma dica, se tiver pensado em fazer a desfolha para aumentar a ramificação vou te dar uma dica melhor, faça o tracionamento dos galhos, puxando-os para baixo, nas curvas obterás muitos brotos. Se tiver dúvida te explico melhor.
joaoporto
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Ago 23, 2007 2:53 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Wilson,

Eu recebi o convite do evento em bauru mas infelizmente não pude ir eu fui avisado muito em cima da hora, se tiver fotos do evento me mande no e-mail pois aqui eu não consigo visualizar fotos em nenhum fotolog desses gratuitos como imageshak e megagaleria está tudo bloqueado para mim. Obrigado pela dica eu tenho uma oliveira que perdeu todas as folhas pois acidentalmente ela ficou sem água por dois dia e demoraram mais de 2 meses para rebrotar.

um abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Wilson Fracassi
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Ago 23, 2007 3:00 pm    Assunto: Responder com citação

João

Tenho muitas fotos, ainda estou organizando, depois te mando. Da próxima vez te avisamos com mais antecedência, estamos nos reunido aos sábados, talvez até o final do ano pinte mais alguma coisa. Se tiver passando na região faça uma visita ao Nakamura, ele trouxe muita coisa do Kojima e do Kadan, material de primeira.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Ago 23, 2007 5:07 pm    Assunto: BONSAI Responder com citação

Wilson e João, a romãzeira, igualmente, não altera muito o tamanho das folhas com a desfolha. A única vantagem ao aplicar essa técnica nessa espécie, e delimitar a emissão dos novos galhos. Ela responde da mesma forma que a carmona. Geralmente, surge um tufo de folhas em determinado ponto do galho principal. Nesse local, irá desenvolver a brotação nova, que emite geralmente dois novos galhos. Ao pinçar, retira-se ou diminui-se a possibilidade do galho bifurcar. É útil, portanto, quando se tem em mente a densificação da copa. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
flavio bonsai
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Ago 23, 2007 5:48 pm    Assunto: Responder com citação

romã essa planta não e facil .
tenho uma que parece nao gostar de mim ja deu frutos e tudo mas parece que não vai pra frente .
e eu faço tbem que não dou a mínima pra ela.
jumbo trocado não doi.
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Ago 23, 2007 5:49 pm    Assunto: Responder com citação

As minhas romanzeiras a própria natureza se encarrega das desfolhas. Aqui a geada faz isso todo ano, elas ficam sem nenhuma folha. Agora estão começando a emitir os brotos.
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Ago 24, 2007 5:28 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Apesar de ser uma planta cultivada a pleno sol, o ano inteiro, a romanzeira tende a adquirir uma tonalidade mais escura em suas folhas quando cultivada em local sombreado por outras arvores. Recebe a luminosidade intensa do dia, mas está semi-protegida do calor opressivo diretamente irradiado sobre si. Very Happy

No sul, creio que um local ideal para o cultivo de diversas espécies, há ainda a beleza da brotação nova que surge em fortes tons avermelhados. Aqui, no cerrado do planalto central, não conseguimos observar esse efeito outonal, salvo locais privilegiados, em que uma ou outra planta nos apresenta essa cor num primeiro momento. Very Happy

Na mostra ou apresentação do bonsai, os japoneses costuma fazer uma desfolha parcial, mantendo em evidencia os frutos, nunca mais de tres por planta, mas há tambem mostra de bonsai com a planta plenamente abastecida por densa folhagem, em que os frutos são simples acessórios. Very Happy

As dificuldades que todos encontramos com o cultivo dessa espécie é algo transitório. A medida que avançamos no nosso aprendizado, que evoluimos no cultivo de nossos bonsai, iremos, tambem, nos familiarizando com as necessidades e particularidades não só dessa espécie, mas de outras tambem, e que nos possibilitarão, dentro de uns 100 anos, talvez, a termos bonsai de qualidade de romanzeira. Very Happy

Devemos sempre nos lembrar que ainda estamos no pré-primário ou ainda, no jardim de infância do bonsai. Há um longo e árduo caminho a percorrer no quesito qualidade, ou excelencia de cultivo, por nossa parte, para que consigamos dominar, plenamente, o cultivo dessa espécie tão consagrada e tão ricamente explorada no Universo Bonsai. Wink

Dicas de técnica de cultivo, fotos e informações sobre como formar bonsai de romanzeira podem ser vistos no link abaixo, em italiano:

http://digilander.libero.it/nbc/index-file/Destra-file/melograno/melograno.htm

Fotos de pequenas maravilhas, que retratam mais que a planta, a técnica apurada de seus cultivadores:

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Wilson Fracassi
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Ago 24, 2007 8:11 am    Assunto: Responder com citação

Nick,

Ouvi dizer que a variedade de romã cultivada no Japão é outra da que possuimos por aqui. Se a informação que recebi estiver correta trata-se de uma qualidade mais resistente e que naturalmente tem a tendência de crescer retorcendo o tronco por si só. Você tem alguma informação a esse respeito ?
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Ago 24, 2007 12:25 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Wilson, a informação não só é verdadeira, como eu mesmo tenho em meu viveiro quatro plantas adultas dessa variedade. Claro, desde que as adquiri, venho fazendo minhas próprias mudas a partir de estacas. Pega que é uma maravilha, como qualquer outra. Very Happy

A variedade é conhecida por NEJIKAN, em referencia a essa caracteristica peculiar de retorcer o tronco enquanto cresce. Se plantada no solo, retorce menos. Em uma bacia, a torção é bem mais acentuada. O ideal, que descobri, é planta-la em uma bacia grande, e quando iniciar a emissão de raízes no fundo da bacia, acondicionar a bacia no solo, ao invés de usar a tradicional "mamadeira". Very Happy

Voce poderá adquirir mudas dessa variedade no sitio KADAN, viveiro conhecidissimo de Atibaia/SP. À época, quando comprei, as plantas estavam com alturas variaveis de até 30cm, caules grossos, e preço na faixa de R$45,00. Very Happy

Como vê, meu chapa, não é nada dificil termos variedades, seja da ZAKURO, que é o nome japonês dessa espécie, seja de qualquer outra planta que queiramos. Very Happy

Wilson Fracassi
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Ago 24, 2007 3:16 pm    Assunto: Responder com citação

Nick,

Muito obrigado pela dica. Um forte abraço.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Ago 27, 2007 11:36 pm    Assunto: b onsai Responder com citação

Wilson, estamos no mesmo barco. Nada mais justo que informar onde estão os melhores peixes uns aos outros, não concordas? Laughing Laughing

flavio bonsai
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Ago 28, 2007 7:52 am    Assunto: Responder com citação

Grande nick , valeu pelas informações mais uma vez .
vc e um cara super gente boa .
quem te conhece sabe do que estou falando.
um abraço garoto !!!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: