FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Amoreira
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Gilson Mendes de Góis
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Ago 09, 2007 10:10 pm    Assunto: Amoreira Responder com citação

Amigos,
não sei o que vcs acham desse tipo de trabalho, ele aconteceu, digamos, por acidente. Tinha eu retirado uma estacona de uma amoreira e plantei a bichinha numa lata. Qdo dei por mim o tronco estava apodrecendo. Eu fui limpando, limpando; qdo vi tinha chegado nessa rechadura de uma cicatriz que havia do outro lado. O que acham, devo retirar desse vaso raso e por noutro com mais substrato para desenvolver a copa ou o caminho é mais ou menos por aqui mesmo. Em tempo, ela tem uns 40 cm de altura e tronco deve ter uns 6cm.
Um abraço fraterno!
Gilson

DETALHE DO TRONCO
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Ago 10, 2007 3:33 pm    Assunto: Responder com citação

Gilson, eu achei muito interessante sua amoreira, ficou unica... muito bela, é só esperar a copa se adensar.....
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
estevao

MensagemEnviada: Sex Ago 10, 2007 4:30 pm    Assunto: Responder com citação

PUTS Gilson,ficou muito bacana,q sorte em,conseguiu um efeito muito bão!!!!Surprised
Com o tempo quero até ver,vai ficar mais bela,pode cre,ela ta de parabens!!!!

INTÉ...

Editado pela última vez por estevao em Sex Ago 10, 2007 8:35 pm; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
EBREO
Visitante

MensagemEnviada: Sex Ago 10, 2007 8:33 pm    Assunto: planta Responder com citação

Gilson, Show de planta!!!! Pouca coisa a fazer, e ela ficara mais linda ainda. Att. Luciano.
Gilson Mendes de Góis
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Ago 11, 2007 11:34 am    Assunto: Responder com citação

Amigos, obrigado a todos...
Mas vocês nem imaginam Embarassed quando eu comecei a mexer no tronco podre e fui tirando, tirando, quase joguei fora, pois só tinha sobrado uma "ripinha" de árvore com dois brotinhos um no ápice e outro de lado. Mas me deu "clic" e resolvi tentar. Meu problema, é que eu era um aprendiz de bonsaísta sem ninguém para trocar idéias. Hoje, estou muito feliz por não ter desistido Wink
E agora, tenho os companheiros foristas para trocar idéias Exclamation Exclamation E isso é muito bom Exclamation
Agora pretendo melhorar a copa e ver no que vai dar!
Abração a todos!
Gilson
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Ago 11, 2007 3:37 pm    Assunto: BONSAI Responder com citação

Gilson, concordo com os demais: voce está de parabens pelo belo trabalho realizado em sua morus. Agora, o que deve é ficar atento, evitando o máximo possivel molhar essa parte, durante a rega, para não acelerar o processo de apodrecimento, pois essa planta é muito suscetível a isso. Very Happy

Um outro ponto interessante, é reduzir o tamanho das folhas, via desfolhas sucessivas. Isso poderá ter como auxilio a diminuição do aporte de adubo, ou o uso de adubo de liberação lenta, tipo Osmocote. Mas mesmo com esse adubo, é aconselhável usar parcimoniosamente. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Gilson Mendes de Góis
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Ago 11, 2007 7:14 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Nicky,
Você tem muita razão em relação à sucetibilidade ao apodrecimento que esta espécie tem, aliás, foi assim que eu cheguei nesse exemplar. Mas desde que eu comecei a aplicar a calda sulfo "qualquer coisa" o apodrecimento parou e fiquei muito feliz, pois como disse acima eu achava que perderia a planta. Agora já faz uns três anos que não vejo apodrecimento e na rega, sempre tomo cuidado para não enxarcar o tronco.
Quanto a desfolha, já tenho feito periodicamente: você nem imagina o tamanhão das folhas que ela tinha antes. Se observar, vai notar que as folhas são todas jovens nessa foto. Pretendo manter o procedimento para diminuí-las mais.
Muito obrigado pelo incentivo!
Um abraço fraterno!
Gilson
EBREO
Visitante

MensagemEnviada: Dom Ago 12, 2007 7:40 pm    Assunto: reaprender Responder com citação

Gilson , Como parte da minha fase de reaprendizado, tenho que desenhar no minimo 10 plantas por semana. Para mostrar a meu novo mestre. Voltei ao Pre-Primario! E como ele diz: What s done is done!!! No fundo desenhar antes ajuda muito. Entao desenhei esta humilde projeçao, desculpe , por que foi feito a mao no Hidrocor!

Cara, eu nao sei de nada!!!!
Att. Luciano.
Gilson Mendes de Góis
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Ago 12, 2007 8:37 pm    Assunto: Responder com citação

Luciano, projeção muito bonita.
Não há o que ser desculpado, eu que fiquei honrado de vc ter se debruçado a desenhar um projeto para minha humilde árvore!
Com a devida permissão vou salvar a imagem nos meus arquivos.
E vou colocar em prática para ver no que dá!
Muito obrigado!
Um abraço fraterno!
Gilson
EBREO
Visitante

MensagemEnviada: Dom Ago 12, 2007 9:19 pm    Assunto: dica Responder com citação

Gilson , Isto eu aprendi com o Rock Jr.. Se voce adicionar um pouco oleo a calda Sulfocaustica, pode ser de linhaça ou de cozinha, mesmo! Voce detem o apodrecimento do tronco. Funciona , mesmo! Att. Luciano.
Gilson Mendes de Góis
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Ago 13, 2007 10:54 am    Assunto: Responder com citação

Luciano, essa dica não tem preço!
Acho que são esses pequenos "grandes" detalhes que vão significar no fim das contas, a diferença entre o sucesso e o fracasso num trabalho.
Obrigado por dividir!!
Um abraço fraterno!
Gilson
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: