|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Gilson Mendes de Góis 1.o PASSO

Registrado: 26/04/05 Idade: 60 Mensagens: 197 Localização: Campo Mourão - Paraná
|
Enviada: Qui Ago 09, 2007 10:10 pm Assunto: Amoreira |
|
|
Amigos,
não sei o que vcs acham desse tipo de trabalho, ele aconteceu, digamos, por acidente. Tinha eu retirado uma estacona de uma amoreira e plantei a bichinha numa lata. Qdo dei por mim o tronco estava apodrecendo. Eu fui limpando, limpando; qdo vi tinha chegado nessa rechadura de uma cicatriz que havia do outro lado. O que acham, devo retirar desse vaso raso e por noutro com mais substrato para desenvolver a copa ou o caminho é mais ou menos por aqui mesmo. Em tempo, ela tem uns 40 cm de altura e tronco deve ter uns 6cm.
Um abraço fraterno!
Gilson
DETALHE DO TRONCO _________________ Bonsaísta é um poeta que não escreve, modela seu poema vivo... e também é modelado pela árvore! |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Sex Ago 10, 2007 3:33 pm Assunto: |
|
|
Gilson, eu achei muito interessante sua amoreira, ficou unica... muito bela, é só esperar a copa se adensar..... _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
estevao

Registrado: 21/02/06 Idade: 36 Mensagens: 70 Localização: Minas, terra do pão de queijo, belzonte
|
Enviada: Sex Ago 10, 2007 4:30 pm Assunto: |
|
|
PUTS Gilson,ficou muito bacana,q sorte em,conseguiu um efeito muito bão!!!!
Com o tempo quero até ver,vai ficar mais bela,pode cre,ela ta de parabens!!!!
INTÉ...
Editado pela última vez por estevao em Sex Ago 10, 2007 8:35 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
EBREO Visitante
|
Enviada: Sex Ago 10, 2007 8:33 pm Assunto: planta |
|
|
Gilson, Show de planta!!!! Pouca coisa a fazer, e ela ficara mais linda ainda. Att. Luciano. |
|
|
 |

Registrado: 26/04/05 Idade: 60 Mensagens: 197 Localização: Campo Mourão - Paraná
|
Enviada: Sáb Ago 11, 2007 11:34 am Assunto: |
|
|
Amigos, obrigado a todos...
Mas vocês nem imaginam quando eu comecei a mexer no tronco podre e fui tirando, tirando, quase joguei fora, pois só tinha sobrado uma "ripinha" de árvore com dois brotinhos um no ápice e outro de lado. Mas me deu "clic" e resolvi tentar. Meu problema, é que eu era um aprendiz de bonsaísta sem ninguém para trocar idéias. Hoje, estou muito feliz por não ter desistido
E agora, tenho os companheiros foristas para trocar idéias E isso é muito bom
Agora pretendo melhorar a copa e ver no que vai dar!
Abração a todos!
Gilson _________________ Bonsaísta é um poeta que não escreve, modela seu poema vivo... e também é modelado pela árvore! |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Ago 11, 2007 3:37 pm Assunto: BONSAI |
|
|
Gilson, concordo com os demais: voce está de parabens pelo belo trabalho realizado em sua morus. Agora, o que deve é ficar atento, evitando o máximo possivel molhar essa parte, durante a rega, para não acelerar o processo de apodrecimento, pois essa planta é muito suscetível a isso.
Um outro ponto interessante, é reduzir o tamanho das folhas, via desfolhas sucessivas. Isso poderá ter como auxilio a diminuição do aporte de adubo, ou o uso de adubo de liberação lenta, tipo Osmocote. Mas mesmo com esse adubo, é aconselhável usar parcimoniosamente.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Ago 11, 2007 7:14 pm Assunto: |
|
|
Oi Nicky,
Você tem muita razão em relação à sucetibilidade ao apodrecimento que esta espécie tem, aliás, foi assim que eu cheguei nesse exemplar. Mas desde que eu comecei a aplicar a calda sulfo "qualquer coisa" o apodrecimento parou e fiquei muito feliz, pois como disse acima eu achava que perderia a planta. Agora já faz uns três anos que não vejo apodrecimento e na rega, sempre tomo cuidado para não enxarcar o tronco.
Quanto a desfolha, já tenho feito periodicamente: você nem imagina o tamanhão das folhas que ela tinha antes. Se observar, vai notar que as folhas são todas jovens nessa foto. Pretendo manter o procedimento para diminuí-las mais.
Muito obrigado pelo incentivo!
Um abraço fraterno!
Gilson _________________ Bonsaísta é um poeta que não escreve, modela seu poema vivo... e também é modelado pela árvore! |
|
|
 |
EBREO Visitante
|
Enviada: Dom Ago 12, 2007 7:40 pm Assunto: reaprender |
|
|
Gilson , Como parte da minha fase de reaprendizado, tenho que desenhar no minimo 10 plantas por semana. Para mostrar a meu novo mestre. Voltei ao Pre-Primario! E como ele diz: What s done is done!!! No fundo desenhar antes ajuda muito. Entao desenhei esta humilde projeçao, desculpe , por que foi feito a mao no Hidrocor!
Cara, eu nao sei de nada!!!!
Att. Luciano. |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Ago 12, 2007 8:37 pm Assunto: |
|
|
Luciano, projeção muito bonita.
Não há o que ser desculpado, eu que fiquei honrado de vc ter se debruçado a desenhar um projeto para minha humilde árvore!
Com a devida permissão vou salvar a imagem nos meus arquivos.
E vou colocar em prática para ver no que dá!
Muito obrigado!
Um abraço fraterno!
|
|
 |
EBREO Visitante
|
Enviada: Dom Ago 12, 2007 9:19 pm Assunto: dica |
|
|
Gilson , Isto eu aprendi com o Rock Jr.. Se voce adicionar um pouco oleo a calda Sulfocaustica, pode ser de linhaça ou de cozinha, mesmo! Voce detem o apodrecimento do tronco. Funciona , mesmo! Att. Luciano. |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Ago 13, 2007 10:54 am Assunto: |
|
|
Luciano, essa dica não tem preço!
Acho que são esses pequenos "grandes" detalhes que vão significar no fim das contas, a diferença entre o sucesso e o fracasso num trabalho.
Obrigado por dividir!!
Um abraço fraterno!
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|