FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

"Tronquinho" de ligustro
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 03, 2007 5:08 pm    Assunto: "Tronquinho" de ligustro Responder com citação

Alô amigos.
Tive que sacrificar este ligustro que estava com uns 5 metros de altura e abafando uma touceira de azaléias. Então cortei ele a 60 cm do chão e levei para um vaso (ou melhor meio tambor de 200 litros) Isso foi feito em julho. Ele tem mais de 20 cm de base. Agora ele já está com brotação por todos os lados. Sei que ainda seria cedo, mas se quero direcionar algum galho tenho que começar logo, depois que eles se tornaram lenhosos (e ele está com um vigor impressionante) vai ser difícil. Também se eu escolher logo os galhos que ficarão posso ganhar tempo em crescimento com o direcionamento de todo o vigor para eles. A idéia incial seria de fazer um moyogi tirando parte da madeira de cima para baixo dando certa conicidade a esta estrutura. Mas estou meio confuso e gostaria da sugestão e quem sabe projeção dos colegas.

Abraços

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 03, 2007 5:44 pm    Assunto: Estresse Responder com citação

Elio

Belo tronco de ligustro. Acho que os brotos que poderiam ser removidos seriam os muito próximos da base, pois provavelmente não serão úteis na estruturação futura. Mas eu aconselho não fazer isso agora, pois cada ramo removido enfraquece um pouco a planta inteira e causa atraso no desenvolvimento.

Você tem razão quando afirma que a remoção dos galhos inúteis irá direcionar o crescimento para os galhos úteis. Mas isso só ocorre depois da recuperação de cada remoção de galho. Inicialmente cada remoção causa estresse e diminuição do crescimento geral. Como a planta está no início da recuperação, convém aguardar mais uns 2 ou 3 meses para inicair a remoção.

"Recife (PE)"
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 03, 2007 5:59 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Ferreira, vc me desculpe, mas creio que o tempo minimo, para aguardar, antes de proceder a qualquer trabalho, será de um ano. Retirei treze ligustros, de idades entre 30 a 40 anos, alguns com até 60 cm de circunferencia na base, em que cortei quase todas as raizes grossas e mesmo muitas capilares. Plantei em caixotes de madeira, inicialmente, somente na areia grossa de rio, sem peneirar. Sombra e rega. Adubação depois do 45.º dia. Todos vingaram bem, porque segui a dica nesse sentido de um colega que lida há bem mais tempo que eu, voce ou qualquer outro que conheça, com essa especie. Very Happy

Deixe então a brotação vingar livre, leve e solta. Daqui a um ano a planta estará plenamente recuperada, a ponto de voce poder fazer shari no caule de até 75% sem nenhum risco. Pode vazar o caule, se quiser um sabamiki ou detonar essas brotações da base, sem nenhum prejuizo ou risco de perda.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 03, 2007 6:27 pm    Assunto: Amigos Responder com citação

Caro Nick

Não precisa me pedir desculpas por dar uma dica ainda mais cautelosa que a minha. Eu concordo inteiramente com você, mas resolvi dar aproximadamente 6 meses no total (já que o transplante foi em julho), que eu considero ser o tempo mínimo de recuperação para iniciar qualquer trabalho em planta robusta, com boa estrutura de raízes. Mais tempo, 1 ano como sugeriu, realmente é o tempo necessário para iniciar qualquer trabalho com segurança. Paciência e cautela, deve ser sempre nosso lema.

Amigo, não se preocupe quando necessitar discordar. Eu tenho plena consciência de sua experiência e respeito pelo seu conhecimento. Sei que sempre nos manteremos em termos cordiais, mesmo se não for possível conciliar em uma determinada rara situação!

"Recife (PE)"
João Pedro
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Out 03, 2007 7:36 pm    Assunto: Responder com citação

Eu concordo com o nickyfury.

Já fiz inúmeras podas como estas, mas acabava sempre por tirat os galhos que achava desnecessários e realizava uma poda nos outros, istó após uns 6 meses.

Sempre observei que nos sites extrangeiros eles recomendavam que não se trabalhasse a planta em média por um período de 2 anos, mas nunca entendi exatamente o porquê. Com o tempo pude perceber que essas plantas vinham a sofrer muito com o inverno, e muitas vezes morreram por causa do frio.

Por isso hoje em dia tenho deixado crescer por um período de um ano sem tocar na planta, para que ela se recupere, e possa guardar energias para o inverno.

Não sei se estou certo, gostaria do esclarecimento do pessoal que entende melhor da fisiologia vegetal.

Abraços
João Pedro
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
joellagunasc
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 03, 2007 8:03 pm    Assunto: Responder com citação

Elio , parabens pela aquisição , belo exemplar , não entendo muito bem sobre tempo de espera para começar a trabalhar um bonsai . Mas acredito que cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguem , e com a ajuda de experts como Nick e Ferreira este yamadori tem tudo para se tornar em um belissimo bonsai.

Abraços

Joel
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Out 03, 2007 9:27 pm    Assunto: Responder com citação

Elio Luis Secchi,

Belo tronco, concordo com os amigos Ferreira e Nick, não tenha pressa. Eu às vezes levo anos para dicidir sobre o melhor direcionamento de uma planta e não raras vezes faço uma completa reestilização em plantas que já considero "prontas".

Do amigo Geraldo Inocêncio
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
lpzin
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Out 03, 2007 11:42 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo Elio,

Estou me aventurando a desenhar bonsais a menos d 1 mes entao me inspirei no seu exemplar para fazer um desenho, sei que tenho muito q melhorar mas acho q pelo menos consigo passar a ideia para um possivel trabalho no futuro que seria esculpindo o tronco dele de modo a parecer um tronco castigado pelo tempo, e pela primeira foto acho que vc como seguir o desenho que fiz.

Estou sem scaner, entao esta foi uma foto digital do desenho que fiz. Desculpe a qualidade.

Foto:
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Out 04, 2007 9:02 am    Assunto: Responder com citação

Alô amigos,

Agradeço de coração as considerações e sugestões. Então vamos deixar a planta se estabilizar na nova "casa". A brotação está muito vigorosa e no futuro vai ter muito galho para escolher o que fazer. Voltarei a mexer nela no próximo inverno, quando completar um ano de replantio.
Ipzin, agradeço a sua projeção. Será guardada como um caminho para inspiração. Qualquer dica a mais ainda é bem vinda.

Abração e grato a todos
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: