|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Lindeberg
Registrado: 25/07/07 Mensagens: 48 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
|
|
 |
Lindeberg
|
Enviada: Dom Ago 19, 2007 2:31 am Assunto: Ficus |
|
|
Ajuda para aparecerem as fotos!Onde errei? |
|
|
 |
macjames

Registrado: 05/03/07 Mensagens: 65 Localização: Bento Gonçalves - RS
|
Enviada: Dom Ago 19, 2007 2:45 am Assunto: |
|
|
Tai ó.
Clica Img, coloca o link e clica Img*.
Vc podia nos ajudar dizendo que espécie é a sua árvore...  _________________ "Algum dia eu chego lá" |
|
|
 |
Lindeberg
|
Enviada: Dom Ago 19, 2007 3:25 am Assunto: Ficus |
|
|
Muito Obrigado!!!!!!!!!!!!!!
ë umFicus Benjamina!
Abs. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Ago 19, 2007 11:09 am Assunto: bonsai |
|
|
Eu aproveitaria o atual estágio e faria um enxerto ou dois, usando essa base como cavalo e mudas de ficus retusa como cavaleiro. O retusa permite um trabalho mais bonito, graças a emissão das raízes aereas, e permite tambem uma desfolha regular, que objetiva a redução do tamanho das folhas.
Ah sim, o retusa, ao contrario do benjamina, não seca tantos galhos, nem se tem o risco de perder a planta, depois de formada, por ser mais resistente.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
flavio bonsai 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Ago 19, 2007 8:43 pm Assunto: |
|
|
ai mano segue essa ideia do nick e muito boa _________________ Se creres verás a glória de Deus. |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

Registrado: 11/06/06 Idade: 50 Mensagens: 799 Localização: Ribeirão Preto - SP
|
Enviada: Dom Ago 19, 2007 9:28 pm Assunto: Ola Nick |
|
|
Nick, queria uma dica sua a respeito de enxerto em ficus.
Sei que ficaria algo totalmente fora de padrão como bonsai, mas o ficus permite enxerto de outras especies no mesmo cavalo. Por exemplo, poderia usar um cavalo de ficus benjamina e de valareiro um retusa e um boni. Minha ideia seria usar varios tipos diferentes de ficus num mesmo cavalo. Por acaso vc ja tentou realizar esta experiencia???
Abraço fraterno
Edmilson |
|
|
 |
Lindeberg
|
Enviada: Seg Ago 20, 2007 1:03 am Assunto: Ficus |
|
|
Qual o melhor bpara enxerar? |
|
|
 |
Lindeberg
|
Enviada: Seg Ago 20, 2007 1:33 am Assunto: ficus |
|
|
Qual seria a melhor para enxertar?Se tiver muda me manda!!!!!!!!!!!!!!! |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Ago 20, 2007 5:38 am Assunto: bonsai |
|
|
Olha, se fosse uma primavera (bouganvillea), certamente seria algo interessante mesclar diversas cores de braqueas (folhas modificadas, erroneamente confundidas com as flores) numa mesma planta. Mas em se tratando de ficus, não creio que ficasse algo muito adequado ou bonito, principalmente considerando a finalidade que é formar um bonsai.
O ideal, como frisei, é usar muda do ficus retusa para ser o cavaleiro no enxerto. Matéria importantissima a respeito de como fazer corretamente um enxerto pode ser extraída aqui mesmo no forum, clicando em "MATÉRIAS", em trabalho de primeirissima qualidade apresentado pelo bonsaista Geraldo Inocêncio, de Morrinhos/GO, onde discorre sobre as diversas formas e nomenclaturas de enxerto. Uma aula muito didática e fácil de entender. Voce encontra essa mesma matéria, se não me engando, na página do Atelier, do nosso Dom Mario Garcia.
Quanto à muda de retusa, não tenho disponível para enviar. Mas creio que não terá dificuldade em encontra-la junto aos demais foristas. Faça uma proposta, no forum adequado, "Armazem de Trocas", que certamente aparece alguma por lá, ok? boa sorte.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Lindeberg
|
Enviada: Seg Ago 20, 2007 10:31 am Assunto: Ficus |
|
|
Valeu a dica!
Vou fazer!
Abs |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|