FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Estaquia em Serissa
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
GustavoO
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Ago 17, 2007 7:34 pm    Assunto: Estaquia em Serissa Responder com citação

Olá!
Hoje fiz a poda em minha Serissa e resolvi tentar o processo de estaquia nos galhos retirados. Já venho lido bastante sobre o processo e sobre o cultivo de bonsai como um todo, e acredito ter seguido todos os passos corretamente. Minha única dúvida é a seguinte: O saco que é colocado para se fazer a estufa nas mudas deve ser furado? Ou simplesmente se coloca ele sobre o vaso? Não há perigo da planta não respirar?
Espero que possam me ajudar!
Obrigado!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Ago 18, 2007 7:17 am    Assunto: serissa Responder com citação

Gustavo, eu quando faço podas em minhas serissas simplismente coloco os galhinhos que escolho em um substrato normal e rego normalmente junto com outros bonsai. Elas tem uma facilidade tremenda de pega por estaquia, enraizam muito bem e rápido. Não faço estufa nem nada. O sucesso é de 100%
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
GustavoO
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Ago 18, 2007 10:35 am    Assunto: Responder com citação

Beleza Júnior, obrigado!
Espero que dê certo. É minha primeira muda que estou tentando transformar em bonsai e estou meio ansioso.
Obrigado!
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Ago 18, 2007 5:55 pm    Assunto: Estufinha Responder com citação

Gustavo

Se você achar necessário e resolver fazer a "estufa" de saquinho transparente, ele não deve ser hermeticamente fechado. É necessário que haja aberturas em baixo ou nas laterais, para escapar o excesso de umidade, de calor e os gases da respiração da planta.

"Recife (PE)"
GustavoO
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Ago 18, 2007 8:00 pm    Assunto: Responder com citação

Ok, Ferreira.
Eu já tirei o saco. Fiquei com medo disso mesmo. Aí quando o Júnior falou que não precisava, eu retirei.
Obrigado pela ajuda!
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Ago 18, 2007 10:16 pm    Assunto: Serissa Responder com citação

Gustavo,
eu tenho várias mudinhas que fiz de uma serissa que comprei na feira. Eu simplesmente enfiei as estacas nas garrafas PET sem estufa nem nada. Obtive 100% de sucesso. Inclusive tenho duas que plantei em garrafas mais altas, para daqui a um ano tentar fazer um bonsai raiz exposta e um raiz sobre pedra, seguindo as dicas do amigo Luciano de como desenvolver as raízes da serissa, postado no fórum MATÉRIAS. Dá uma olhada, pode te interessar...
Um abraço...
Edson.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Ago 19, 2007 2:48 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

E como o nobre colega está ansioso, aí vai outra dica preciosissima: a estaquia de raízes de serissa proporciona melhores resultados ainda que dos galhinhos, com brotação vigorosa. Very Happy

A vantagem em estaquear as raízes é óbvia: os caules terão um movimento mais naturalmente sinuoso, dispensando-se arame para essa formação. Pode-se obter excelentes plantas a partir delas, pois o crescimento da serissa é sempre vigoroso. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Rodrigo Dias
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Ago 19, 2007 3:01 pm    Assunto: Responder com citação

Pedindo permissão ao Gustavo, gostaria de agradecer a todas as informações prestadas pois foram muito esclarecedoras. Wink
Gostaria de saber mais detalhes sobra a estaquia das raízes... Alguém pode ajudar???
E gostaria de saber também se o procedimento correto é retirar todas as folhas da estaca quando for por no vaso, deixar todas as folhas ou isso vai depender da espécie...
Desde já muito Obrigado.
Um abraço!!!
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Ago 19, 2007 3:05 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Gustavo, no meu site voce poderá visualizar um trabalho que fiz em conjunto com outros amigos associados, mostrando o passo-a-passo na formação de estacas de raízes. No caso, fizemos isso com ulmus e serissa. (http://www.brasiliabonsaiclube.com.br). Very Happy

Quanto a desfolhar ou não as estacas, fica a critério. Depende, no caso, de fazer apenas na epoca adequada (primavera) ou não. Very Happy De qualquer forma, as folhas irão cair mesmo, quando houver o enraizamento da estaca, com o surgimento de novas brotações. Very Happy

Alguns dizem que retirando-se as folhas, evita-se a perda de umidade por parte da estaca e seu ressecamento. Outros, dizem que isso acelera a perda de seiva por parte da estaca, comprometendo o enraizamento. Se for feita de maneira correta, cortando-se a estaca em bisel ou cunha, creio ser de bom tom retirar todas as folhas, para acelerar o processo da "pega" da estaca. Very Happy

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Rodrigo Dias
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Ago 19, 2007 3:07 pm    Assunto: Responder com citação

Ja ia esquecendo, e com relação a por a estaca em solução enraízadora???
Devemos por mesmo, ou o melhor é por direto no vaso???
Se afirmativo, quanto tempo devemos deixar, 24 ou 48 horas???
Já li também que essa época não é muito propícia, será que mesmo agora conseguimos resultados???
Um abraço!!!
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Ago 19, 2007 3:09 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

A solução enraizadora (a mais usual é a biofert raiz, produzida pela empresa biokits), auxilia na pega. Use diluida em um litro de agua em torno de umas quarenta gotas (aquele frasco pequeno, encha a tampinha dele, que dá aproximadamente essa quantidade de gotas).
Deixe as estacas de molho por uns vinte ou trinta minutos, depois plante. Very Happy

Rodrigo Dias
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Ago 19, 2007 5:21 pm    Assunto: Responder com citação

Muito Obrigado, vou procurar o BioFert...
E quando ao procedimento de retirada das folhas, devemos retirar as folhas da estaca, depende da espécie ou não devemos tirar as folhas para efetuar o plantio???
GustavoO
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Ago 19, 2007 5:29 pm    Assunto: Responder com citação

Edson, já havia lido essa matéria sobre as raízes em pedra e gostei muito da idéia. Mas como essa é minha primeira planta, resolvi não me empolgar muito e fazer coisas mais simples. Mas com certeza eu vou tentar essa técnica no futuro.

Nicky, como é isso da estaquia de raízes? Enterra-se ela inteira ou só a ponta dela? Interessante isso. Já está na época de troca de terra e poda de raízes? Não me lembro agora...
Vou entrar lá no site recomendado pra dar uma olhada. Esse eu não conheço ainda.

Rodrigo, eu desfolhei as mudas nos 2/3 inferiores, deixando as folhas na parte superior dos galhos, pois havia lido em algum lugar que isso dá uma "equilibrada" em relação a esses dois problemas apontados pelo nicky.
Rodrigo Dias
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Ago 19, 2007 5:38 pm    Assunto: Responder com citação

Gustavo, pelos comentários de nossos colegas mais experientes, não parece difícil obter mudas da Serissa, mesmo nesta época.
Vamos tentar e ver o que conseguimos... Wink Wink Wink

Mande notícias sobre o desenvolvimento das estacas....

Um abraço!!!
GustavoO
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Ago 19, 2007 6:18 pm    Assunto: Responder com citação

Ok Rodrigo.
Boa sorte nas suas!
Abraço!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: