FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Desfolhar ULMUS mes de Agosto. Pode?
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
ercs123

MensagemEnviada: Sáb Ago 18, 2007 5:08 pm    Assunto: Desfolhar ULMUS mes de Agosto. Pode? Responder com citação

Olá,
Tenho um ulmus de 23 anos, o bonsai esta saudavel, mas suas folhas estão muito velhas. Queria saber se posso fazer a desfolha neste mes de agosto? A desfolha deve ser feita por etapas, ou não precisa?

Rodrigo Cardoso
www.lushe.com.br

Editado pela última vez por ercs123 em Ter Abr 15, 2008 7:08 pm; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Ago 18, 2007 10:00 pm    Assunto: Ulmus venerável Responder com citação

Ewerton

Embora eu não conheça bem os Ulmus, acredito que não há problemas em desfolhar nesta época. Também acho que a desfolha não precisa ser total, pode ser por etapas, para estressar menos a planta, que já tem idade quase venerável.

Quando foi o último transplante dela? Como está o substrato?

Existe possibilidade de mostrá-la aqui no Fórum para que conheçamos?

"Recife (PE)"
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
ercs123

MensagemEnviada: Dom Ago 19, 2007 10:22 am    Assunto: Responder com citação

Olá Ferreira,

O ultimo transplante foi ano passado. O substrato parece estar bom.

Estou sem camera fotografica, por isso nao coloquei a foto.

Valeu pela ajuda!

Ewerton
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Rafael Tavares

MensagemEnviada: Dom Ago 19, 2007 11:17 am    Assunto: Responder com citação

Caro ercs123

Eu desfolhei os meus dois ulmus no começo do mês, e os dois já brotaram com bastante vigor.

Eu os desfolhei todo...

Mas, espere a opinião de mais foristas.

Abraços,
Rafael Tavares
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Ago 19, 2007 2:27 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

A idade não é fator preponderante para realizar a desfolha em uma planta. O que deve ser considerado, sempre em primeiro lugar, é se está saudável, se não apresenta nenhum tipo de necrose ou dificuldade de brotação. Wink

Se seu ulmus está saudável, então desfolhe por completo. Não precisa fazer por etapas não. Retire todas as folhas, pinçando com a ponta dos dedos, não deixando nada, exceto é claro, novas brotações que porventura estejam ocorrendo. Very Happy

Nessa época do ano (inverno), podemos desfolhar: jabuticabeira, aceroleira, pitangueira, ulmus, celtis, zelkova, resedá, piracanta, ligustro, carmona, cotoneaster, caliandra, goiabeira, apenas para ficar nas mais comuns e usuais, sem nenhum receio. Very Happy

As minhas plantas, desfolhei no final de julho, inicio do mes de agosto. Estão quase todas totalmente rebrotadas, com pleno vigor. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: