Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
GustavoO 1.o PASSO

Registrado: 14/08/07 Mensagens: 119 Localização: Rio de Janeiro - RJ
|
Enviada: Dom Ago 19, 2007 11:56 pm Assunto: Marmeleiro japonês |
|
|
Alguém sabe me dizer se o marmeleiro japonês é uma planta fácil de cuidar e de ser transformada em bonsai?
Vi umas mudas esse fim de semana e achei ele uma planta bem bonita, mas tinha o tronco e galhos muito finos ainda.
Será que é uma planta indicada a um principiante?
Abraços! |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Ago 20, 2007 6:14 am Assunto: bonsai |
|
|
Gustavo, a principio são bem poucas as plantas que não são muito adequadas a formarção como bonsai.
O marmeleiro japones a que se refere é conhecido por KARIN. É uma das espécies mais exploradas naquele arquipélago, inclusive com trabalhos magnficios apresentados por mestre Kimura em revistas especializadas do mundo todo.
Eis uma foto ilustrativa:
Observe que para realçar os frutos, fazem inclusive a desfolha completa da planta!!!
Agora, há uma outra planta, erroneamente chamada de marmeleiro japones, cujo nome é Chaenomeles speciosa ou japonica, que floresce e produz frutos, mas que igualmente, permite formar ótimos bonsai:
Embora possam até frutificar, essa chaenomeles tem um forte atrativo que são suas flores, variando em tons de vermelho, rosa e branco. As vezes, num mesmo bonsai, é possível mesclar as cores, formando um lindo arranjo, dando a impressão de se tratar da mesma planta.
Pega fácil por estaquia, mas não cresce muito. É um arbusto pequeno, embora possa apresentar tronco grosso e robusto, depois de alguns anos plantada no chão. Em vaso, escorredor ou bacia, demora mais tempo para engrossar.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Marcelo Giovanelli 2.o PASSO

Registrado: 17/06/06 Mensagens: 382 Localização: São José dos Campos - SP
|
Enviada: Seg Ago 20, 2007 10:12 am Assunto: |
|
|
Amigo, Mestre Egawa de Mogi usa muito Karin..... ele dá um aspecto enrugado e envelhecido do tronco.... além de dar uma conserva deliciosa!!!!
Abração!! _________________ " Se vc não sabe o que procura acha e não percebe... " |
|
|
 |
GustavoO 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Ago 20, 2007 11:58 am Assunto: |
|
|
Obrigado pela atenção!
Acho que o que eu vi foi esse Chaenomeles japonica mesmo, mas pelas fotos ele fica até sem graça em relação ao Karin!
Mais uma vez obrigado!
Abraços! |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Ago 21, 2007 12:12 am Assunto: bonsai |
|
|
Eis os frutos maduros da chaenomeles:
Aqui, uma foto do arbusto, com sua exuberante floração:
O nome japones para essa espécie é BOKÊ.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
GustavoO 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Ago 21, 2007 7:18 am Assunto: |
|
|
Bem legal Nicky! Valeu pela atenção!
Eu entrei lá no site que você tinha me indicado em um outro tópico e vi a matéria sobre estaquia de raíz de serissa e ulmus. Ótimo trabalho e plantas maravilhosas também! Vou tentar aqui na minha serissa assim que fizer transplante e poda de raízes!
Abraço! |
|
|
 |
Marcelo Giovanelli 2.o PASSO

Registrado: 17/06/06 Mensagens: 382 Localização: São José dos Campos - SP
|
Enviada: Ter Ago 21, 2007 9:55 pm Assunto: |
|
|
Amigo, após a bela explicação do amigo Nick, não desista! O Bokê tbm apresenta-se muito bem para o cultivo do Bonsai!
Egawa tem os dois!!!
Flores lindíssimas!!!
Abração! _________________ " Se vc não sabe o que procura acha e não percebe... " |
|
|
 |
GustavoO 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Ago 22, 2007 10:49 am Assunto: |
|
|
Valeu Marcelo! Acho que vou tentar e ver no que dá.
Os frutos do Chaenomeles são comestíveis?
Abraços! |
|
|
 |
|