|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Alecsandro 1.o PASSO

Registrado: 08/03/07 Mensagens: 118 Localização: Camaçari - Bahia
|
Enviada: Sáb Ago 18, 2007 2:06 am Assunto: Sugestoes Ficos |
|
|
Caros colegas
Comprei este ficus, aramei e coloquei no escorredor, gostaria de sugestões e críticas.
Um grande abraço _________________ Alecsandro Rocha
alascado@yahoo.com.br |
|
|
 |
Rodrigo_Dias_RJ 5.o PASSO

Registrado: 08/07/06 Idade: 45 Mensagens: 815 Localização: Rio de Janeiro, RJ
|
Enviada: Dom Ago 19, 2007 4:03 pm Assunto: |
|
|
eu adubaria e esqueceria em um canto, ele vai explodir!!!!! _________________ Rodrigo Dias
www.bonsaidatijuca.com.br
 |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Dom Ago 19, 2007 8:48 pm Assunto: Re: Sugestoes Ficos |
|
|
Oi Alecsandro, tudo bem?
Gostei do movimento que voce conseguiu no tronco do seu ficus.
Na foto nao consegui perceber claramente, mas os galhos aramados estão colocados em posição radial em torno do tronco, certo?... ou seja, nao estao simplesmente alinhados na mesma direçao a direita e esquerda do tronco, é isso?
Neste momento, eu pensaria em fazer o seguinte:
1. Manter o ápice comprido como está, para estimular o fluxo de seiva e ajudar no engrossamento do tronco,
2. Podar todos os galhos bem curtos, para estimular novas brotaçoes próximas ao tronco. Da forma como estao, a tendencia é que as brotaçoes continuem ocorrendo nas pontas dos galhos, fazendo com que a massa verde esteja cada vez mais longe do tronco. Se preferir, pode deixá-los crescer mais da forma como estao , apenas para que engrossem mais, para depois, encurtá-los...
Enfim...apenas uma idéia prá refletir...
Abraço,
Charles |
|
|
 |
Alecsandro 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Ago 20, 2007 12:15 am Assunto: |
|
|
Muito obrigado pelas dicas.
Charles
Estao alinhados a direita e esquerda so o quinto galho que está para trás
alascado@yahoo.com.br |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Ago 20, 2007 6:02 am Assunto: bonsai |
|
|
Alecsandro, eu seguiria, ao pé da letra como se diz, as excelentes dicas do nosso mestre Charles. Realmente, os galhos estão muito finos e longos, além de sem o movimento sinuoso dado ao caule. Cortá-los mais próximos ao tronco principal, irá propiciar sua densificação, aumentando mais a estrutura aerea da planta como um todo.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Seg Ago 20, 2007 1:45 pm Assunto: |
|
|
Alecsandro escreveu: | Charles
Estao alinhados a direita e esquerda so o quinto galho que está para trás
|
Oi Alecsandro,
Estando os galhos como voce cita acima, eu te faria mais uma sugestão:...
Apenas para faciliatar a visualização, olhe seu ficus por cima e imagine o tronco como sendo o ponto central de um relógio, e os galhos como sendo vários ponteiros....
1) Imagine que o 1o. galho (o mais baixo) esteja apontando para 12:00h, eu faria com os demais, o seguinte:
2) direcione o 2o. galho, apontando para 4:00h,
3) idem com o 3o., apontando para 8:00h
Assim, sucessivamente, eu apontaria os demais galhos para 2:00h, 6:00h e 10:00h.. etc.. etc...
O objetivo disto é garantir que, por todos os lados que a árvore seja olhada, haja volumes de massa verde. Ou seja, a árvore tem que ser tridimensional... largura, altura e profundidade...
Da forma como está hoje, com os 4 primeiros galhos apontando apenas para a direita e esquerda, seu bonsai ficará como uma pintura num quadro, portanto, apenas bidimensional. Se voce olhar o quadro de lado, não há o que ser visto! Algo semelhante poderá acontecer se olharmos seu bonsai pelos lados...ele terá apenas largura e altura... sem profundidade....
Com certeza, os galhos como estão hoje, aceitarão com facilidade este redirecionamento....
Por fim, como o Nick falou, ao redirecionar os galhos, procure também dar a eles maior sinuosidade, em harmonia com o movimento do tronco...
Boa sorte,
Charles |
|
|
 |
Alecsandro 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Ago 22, 2007 12:52 am Assunto: |
|
|
Charles e Nicky
Muito obrigado pelas dicas e informações
Estas dicas estão sendo muito úteis para meu aprendizado na Arte do Bonsai
alascado@yahoo.com.br |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|