|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
rafaelvitorio 1.o PASSO

Registrado: 11/04/07 Mensagens: 128 Localização: cachoeirinha - rs
|
Enviada: Qua Ago 15, 2007 11:45 pm Assunto: 2 duas CALIANDRAS |
|
|
Gostaria de saber se estas caliandras tem futuro, eu sei que devia colocalas no escorredor mas eu queria as mesmas já no vaso será que já dá para deixalas ai?????
 |
|
|
 |
rafaelvitorio 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Ago 15, 2007 11:47 pm Assunto: |
|
|
ha como é possivel saver de que cor é sua flor? vermelha ou sei lá se tem alguma outra cor?
abraços |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Ago 16, 2007 4:08 am Assunto: bonsai |
|
|
As caliandras têm futuro, sim. Apenas sua paciência é que precisa ser modelada, para que elas possam ter uma boa finalização.
Há um excesso de galhos, todos partindo do mesmo ponto, e isso não dá uma aparencia muito interessante para suas plantas. Há que eliminar a maior parte, para formar algo mais adequado. A aramagem que fez, ainda que motivado por alguma razão, não está adequada, vez que os galhos, aramados, não foram mudados ou alterados para uma posição qualquer.
Voce deve estudar detidamente cada planta, optar pela escolha dos galhos mais adequados, cortá-los, diminuindo seu comprimento, e aramar para dar-lhes movimento e equilibrio com o restante da planta, harmonizando seu trabalho. Poderá, por exemplo, forçar os galhos para baixo, colocando-os um pouco mais na horizontal, ao invés de mantê-los todos para cima.
Visualize estes estilos, sugestivos de melhorias para suas cali, que poderão ajudá-lo a escolher o melhor para seu correto desenvolvimento:
Hokidashi.
Moyogi.
Nejikan.
Repare que mesmo o estilo mais aproximado para o atual estágio de suas plantas, o Hokidashi, ainda precisa fazer o mesmo trabalho de poda e reposicionamento dos galhos, para que seja adequadamente atingindo.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Qui Ago 16, 2007 7:31 pm Assunto: |
|
|
Rafael,
as folhas da vermelha são mais escuras quando adultas, da rosa são claras e menores que a vermelha. A branca não sei informar.
A primeira planta tem um tronco bom e até que pode ser iniciada para o vaso, mas não esse. Teria que ser outro, menor e de cor diferente, verde ou marron, podendo ser esmaltado. Seguindo o mesmo pensamento do Nickyfury, ela precisa de um bom trabalho nos galhos. Se preferir, e até seria muito boa opção, a poda logo abaixo dos galhos mais baixos te daria muito melhores opções do agora. Veja que a brotação é tão boa nesta espécie que só a poda de galhos já deu uma brotação no tronco principal. Ela precisa de um trabalho no nebari também, muito importante, mais que os galhos.
A segunda não dá. Está muito fina. O correto seria o escoredor mesmo.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
rafaelvitorio 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Ago 16, 2007 9:29 pm Assunto: |
|
|
veleu palas dicas sem vcs essas plantas estariam condenadas a morte heheheheheh
brigadãoo |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Ter Ago 21, 2007 10:44 am Assunto: caliandra |
|
|
Amigo Rafael,
você pode se quiser deixá-las nos vasos em que estão. Entretanto, mesmo depois de cinco anos, você não terá boms exemplares. É preciso ter em mente que o tempo passará da mesma maneira. Como você mesmo disse, é preciso colocá-las no escorredor para engrossar o tronco e desenvolver o nebari; enquanto isso, com paciência, vai modelando suas plantas. Faça isso e ao final dos mesmos cinco anos você terá dois belos exemplares. Na minha opinião de iniciante, para a primeira caliandra, eu eliminaria esta continuação do tronco (que não tem conicidade) depois destas ramificações mais finas e seguiria o primeiro desenho do amigo nick, direcionando-a para o estilo hokidashi. Para a segunda, vou deixar as sugestões para os amigos mais experientes...
Um abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|