Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Frangors
Registrado: 05/07/07 Mensagens: 60 Localização: Rio Grande - RS
|
Enviada: Qua Ago 22, 2007 3:57 pm Assunto: Ficus Hokidachi! |
|
|
Este é uma das minhas primeiras plantas!!
Aguardo comentários!
Valeu a todos!
 |
|
|
 |
michi dutra

Registrado: 20/08/07 Mensagens: 10 Localização: Vespasiano Corrêa-RS
|
Enviada: Qua Ago 22, 2007 4:26 pm Assunto: |
|
|
Linda sua planta, especialmente depois de aramada. Quantos anos ela tem...
Eu tenho um ficus trançado, mas acho que ele está morto, depois de ter colocado no escorredor e aramado!  _________________ Michele Dutra |
|
|
 |
Leonardo Lyra Lyrio 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Ago 22, 2007 8:12 pm Assunto: Ficus |
|
|
Frangors,
Opinião de iniciante, mas se esta planta fosse minha tentaria agregar essa raiz mais alta ao tronco por encostia, para dar uma maior conicidade e uma boa engrossada no tronco. Ficaria show de bola!!!
Do mais, a aramação ficou muito boa.
Abraço.
Leonardo Lyra Lyrio _________________ "Concedei-nos Senhor, Serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar, Coragem para modificar aquelas que podemos e Sabedoria para distinguirmos umas das outras.” |
|
|
 |
Rodrigo Zanchetta 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Ago 22, 2007 8:58 pm Assunto: |
|
|
Frangors,
desculpe a intromissão no seu tópico, mas é q lendo ele, observei q o Leonardo Lyra mora na mesma cidade q a minha e é muito difícil encontrar alguém aqui em Vitória que tb pratica essa arte. Se me permite e se o Leonardo voltar a ler esse tópico gostaria de deixar meu email para ele entrar em contato comigo para podermos trocar idéias!!
email: futricorsz@hotmail.com
Em relação a sua planta, ela possui um belo nebari, se fosse vc seguiria o conselho do Leonardo para juntar essa raiz aérea ao tronco, pois ela está distoando um pouco. Quem sabe, aproveitar essa época para fazer uma desfolha tb!!
Só mais uma colocação, me parece q o arame esta fincando no seu tronco, mas pode ser só impressão da fotografia, cuidado com a aramação em espécies do gênero Ficus elas possuem um crescimento mais acelerado às demais plantas.
No mais, aguarde o palpite dos mais experientes!!
Abraço |
|
|
 |
Frangors
|
Enviada: Qua Ago 22, 2007 10:52 pm Assunto: |
|
|
Em relação a raiz é uma sugestão a ser pensada!
Com relação a desfolha, jah fiz uma desfolha parcial nele! boa parte destas ai visiveis jah são novas! Não quis tirar todas por medo mesmo!! auuahuha
Agradeço as sugestões!! |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

Registrado: 12/11/06 Mensagens: 807 Localização: Salvador - Bahia
|
Enviada: Qua Ago 22, 2007 11:09 pm Assunto: |
|
|
Caro Frangors,
Muito bonito seu ficus, tenho uns 05 desta variedade, é uma das minhas preferidas principamente por sua resistência, é muito comum encontrar deles em paredes, casarões antigos, viadutos... Bom, sugiro que vc realmente ou aproxime esta raíz mais grossa para que ela se unifique ao tronco ou então corte do tronco principal, escore sem tirar do vaso e faça uma nova muda, pois esta raíz após separada da principal virará uma nova árvore, é o que se chama de reprodução por raíz muito praticada pelo amigo Luciano, fiz esta expériência inclusive com um Celtis e já começou a brotar. Outra coisa, as outras raízes mais baixas tb devem ser aproximadas do tronco, amarre com ráfia para unir. De resto é só alimentar bem que em breve terá um belo exemplar.
Ps. Pode fazer a desfolha completa que não tem problema algum.
Abraços. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE" |
|
|
 |
Frangors
|
Enviada: Qui Ago 23, 2007 12:21 am Assunto: |
|
|
Glauco Bastos
Sabes me dizer bem certo q espécie de ficus eh esta?
Obrigado |
|
|
 |
Paulo César Morais 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Ago 23, 2007 12:38 am Assunto: |
|
|
Frangors, sua arvore é um Ficus retusa.
abraço. _________________ P.C. |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Ago 23, 2007 11:09 am Assunto: |
|
|
Exatamente, é um retusa, e uma das suas maiores qualidades além da resistência e facilidade de propagação é a grande quantidade de raízes aéreas que produz e que dão um visual todo particular a espécie.
Novamente parabéns pela planta.
Abraços. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Qui Ago 23, 2007 7:20 pm Assunto: |
|
|
Frango,
esse fícus tem grande possibilidades, mas o hokidachi não é um bom estilo para ele. Veja a grande diferença entre os galhos que são os principais em V. Ele poderia ser estilizado como moyogi, posicionando o galho da direita, o mais grosso, para baixo e cortar o mais fino, que está logo abaixo. Uma poda na copa alta para ramificar os galhos e estaria quase pronto. A opção de agregar a raíz ao tronco é muito boa, faça.
Uma possibilidade.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Frangors
|
Enviada: Sex Ago 24, 2007 12:40 pm Assunto: |
|
|
Opa! Gostaria de uma explicação mais detalhada de como fazer a agreação da raiz ao tronco!
Obrigado a todos! |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Ago 24, 2007 12:46 pm Assunto: |
|
|
É muito simples, é só vc amarrar bem rente ao tronco esta(s) raíz(es) com ráfia, fibra de bananeira ou qualquer outro material resistente e que não machuque sua planta, simplesmente esqueça por algum tempo e continue com sua adubação normal, em pouco tempo ela começará a se unificar ao tronco principal aumentando a base.
|
|
 |
Frangors
|
Enviada: Sex Ago 24, 2007 2:38 pm Assunto: |
|
|
Ok!
Só que para isso terei q cortar a raiz na sua base!! pois ela tem o formato mais o menos como o do desenho q fiz ai!
e ai?
Valeu |
|
|
 |
Emerson A

Registrado: 22/08/07 Idade: 51 Mensagens: 20 Localização: Vitória-ES
|
Enviada: Sex Ago 24, 2007 3:54 pm Assunto: União dos bonsaistas do Espirito Santo |
|
|
Ola Frangors
Desculpa invadir seu topico mais e por uma boa causa.
Lendo ai vi que o Rodrigo e o Leonardo são de Vitoria - ES, tb sou de Vítória e deixo aqui o meu msn pra contato emerson_alves75@hotmail.com
Vamos nos unir em prou desta arte maravilhosa.
Frangors com relação a sua planta depois da amaração ela realmento ficou muito bonita. _________________ Emerson Alves |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Sex Ago 24, 2007 7:12 pm Assunto: |
|
|
Frango,
a agregar seria fácil como o Glauco colocou. Se precisar cortar esse pedaço não tem problema, mas desde que ela continui tocando o solo. aí ela se desenvolverá bem e engrossa rápido.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
|