FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Pedido de informação urgente :?
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Reixida

MensagemEnviada: Qui Ago 23, 2007 6:24 pm    Assunto: Pedido de informação urgente :? Responder com citação

Saudações a todos os bonsaistas.

Chamo-me gonçalo Reis e tenho várias arvores e uma delas é um pinheiro negro corticosa.

Tenho muito pouca informação sobre esta especie, por isso venho perguntar se alguem tem informação sobre eles que possa partilha-la comigo.

Atenciosamente
Gonçalo Reis
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Ago 23, 2007 9:34 pm    Assunto: PNJ Responder com citação

Gonçalo

A espécie Pinus thumbergii é uma das mais difíceis de cultivar e trabalhar para bonsai, por isso não são muitos os colegas que têm experiência com ela. Mas se você garimpar com a ferramenta de Busca (no alto da página do fórum), você vai encontrar informações que estão espalhadas pelo fórum.

"Recife (PE)"
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Djalma
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Ago 25, 2007 9:22 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Gonçalo, amigo, aki nesse site vc encontra um guia de cuidados para mais de 30 espécies.....incluindo sobre o pinheiro negro....

http://www.bonsaikai.com.br/Textos%20para%20leitura/GuiadeCuidados.htm

Um outro site mto bom, onde na minha opinião, o ponto forte é a série de matérias sobre Pinheiro Negro, desde a semente até a faixa adulta.....Para acessar essa sequencia de matérias, entre na seção DICAS, e depois vá em ESPÉCIES E SEUS CUIDADOS....

http://www.niponbonsai.com.br/index.php

Espero que tenha uma boa leitura, e tire suas dúvidas.....

Abraços.........
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Ago 26, 2007 8:22 am    Assunto: Responder com citação

Gonçalo Reis,

Perdi dois galhos de um pinheiro negro que já estava muito bem estruturado. A causa foram dois procedimentos que fiz ao mesmo tempo. Levantei as raízes e efetuei poda de galhos. Dois galhos secaram inapelavelmente, prejudicando um trabalho de anos. Somos eternos aprendizes e essa foi mais uma lição. Nunca efetue os dois procedimentos de uma só vez ok.

Do amigo Geraldo Inocêncio
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Ago 26, 2007 11:16 am    Assunto: Responder com citação

Oops...resposta em tópico errado... as minhas desculpas Embarassed

Editado pela última vez por Antonio Castro em Dom Ago 26, 2007 1:13 pm; num total de 2 vezes
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Ago 26, 2007 12:01 pm    Assunto: Responder com citação

GERALDO INOCÊNCIO escreveu:

Perdi dois galhos de um pinheiro negro que já estava muito bem estruturado. A causa foram dois procedimentos que fiz ao mesmo tempo. Levantei as raízes e efetuei poda de galhos. Dois galhos secaram inapelavelmente, prejudicando um trabalho de anos. Somos eternos aprendizes e essa foi mais uma lição. Nunca efetue os dois procedimentos de uma só vez ok.

Olá Geraldo Inocêncio

Eu também fiz o mesmo na primeira vez que transplantei o meu Pbranco, e foi precisamente o 1.º ramo que se foi Confused Sad ...qual a razão?, desconheço...mas presumo ter sido mesmo isso, o retrocer da seiva naquele local...para redução do consumo de energia por parte desta.

Existem espécies que permitem dois procedimentos sem problemas nenhuns, mas outras é mesmo melhor nem "esticar"... também depende do acumulo de energia da mesma...de como foi o adubada no ano anterior, e se foi uma alimentação equilibrada ou não....

Por já me ter sido fatal também em Juniperos, embora seja comum ver-se fazerem todos os procedimentos na mesma altura... sempre que alguém o faz, correndo o risco de estar ser inconveniente alerto para o facto de seria mais prudente não o fazer, até porque o Pós-intervenção tem muito que se diga...mesmo que o autor ache inopurtuna essa intervenção, pode ainda assim chegar a outros...

O pessoal tenta seguir exemplos das fotos de workshops (nas revistas), com fotos lindas de trabalhos em "passo a passo", onde tudo se faz, para um público... esquece-se, é que grande parte deles nos próximos anos estão bons para "tanukis" ou lenha, e os que não são, é porque são acompanhados por pessoas com larga experiência...com todos os segredos e saberes que lhes são inerentes.
Por isso eu, é no máximo dois procedimentos de cada vez...mesmo assim nem sempre (se me for possivel)...os óbitos tornam-nos mais prudentes, ou seja a aprendizagem através do erro Wink

Conforme já comentei com o reixida noutro local, os meus tiveram um problema que lhes resultaram num óbito...e pelo que tenho visto no meio ambiente existem inumeros casos de situações semelhantes, mesmo em arvores de porte considerável.

O caso dos meus

Começou no Mugho e depois passou para o PBranco... dois óbitos confirmados.
Também começaram por ser umas pernadas de cada vez...como aquele problema difere um pouco deste, esperemos que não se trate do mesmo Wink

Cptos.

Castro

Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Ago 26, 2007 1:17 pm    Assunto: Salvação mútua Responder com citação

Castro

Vou intrometer-me e dar uma explicação apenas para o fato da morte de ramos ao fazer dois procedimentos simultâneos em coníferas. Existe estreita relação entre o crescimento de determinados ramos e de determinadas raízes, pois a auxina produzida pelos ramos estimula o crescimento de certas raízes, e vice-versa. Em muitas plantas, quando um ramo é removido, outro assume a tarefa de enviar auxina para aquelas raízes e a planta se recupera.

No entanto, as coníferas têm uma grande sensibilidade à redução do nível de auxinas, além da dependência de uma raíz em relação à auxina de certo ramo ser muito mais firme, de maneira que demora muito mais tempo para que canais de seiva de outro ramo sejam desviados para fornecer auxina àquela raiz. É por este motivo que a remoção simultânea de uma raiz e de um ramo pode ser fatal, pois diminui a chance de um deles salvar o outro!

"Recife (PE)"
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Ago 26, 2007 5:58 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Ferreira

Muito Obrigado pela explicação Wink

Ainda que no meu caso, não tenha cortado significativamente as raizes até pela própria espécie em questão, isso que refere faz muito sentido.

Por cá é normal fazerem-se duas tarefas na mesma altura, mais do que isso é que não, mas cada vez mais me convenço que é preferivel aguardar um pouco mais e ir com calma.

Ainda que noutra tarefa e espécie, também por causa dessa necessidade de adaptação dos fluxos de seiva, recomenda-se que por ex: os "Sharis" nos Juniperos e árvores similares, se façam em várias etapas um pouco cada ano...dependendo também da percepção de como estes se desenvolvem, no interior da planta....

Mais uma vez obrigado e "intrometa-se", sempre que achar por bem Very Happy Wink

[ ]s

Castro

GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Ago 26, 2007 7:24 pm    Assunto: Responder com citação

Antonio Castro e Ferreira,

Ótimas colocações, esta troca de informações sempre enriquece e nos torna mais experientes. Grande abraço aos dois.

Do amigo Geraldo Inocêncio
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: