Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
attilaokada 1.o PASSO


Registrado: 06/07/07 Mensagens: 108 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qua Ago 29, 2007 2:27 pm Assunto: Qual a melhor maneira de se reproduzir a caliandra? |
|
|
Ela dá sementes? Pega por estaca? Pega por alporquia? Em qual época?
Qual substrato a ser usado nestas situações?
Eu tentei algumas estacas e não deu certo, queria descobrir o que estou fazendo de errado.
Editado pela última vez por attilaokada em Qua Ago 29, 2007 7:21 pm; num total de 1 vez |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Alberto Alves 4.o PASSO


Registrado: 13/06/07 Idade: 36 Mensagens: 642 Localização: Goiania-Goias
|
Enviada: Qua Ago 29, 2007 6:51 pm Assunto: |
|
|
Amigo attila sobre a semente ela dá sim
Dentro de vagens tipo feijão(pra ficar melhor pra entender )
Só que quando as vagens começarem a ficar secaa e com uma cor marron abrem sozinhas "espirrando"as sementes.
Pego aqui perto de casa as vagens um pouco verdes ainda e quando dou sorte acho alguma seca que ainda não abriu.
Plantei nesta última quinta feira. as que eu cortei a pontinha germinaram
em 3 dias e as que eu não cortei ainda não germinaram.Plantei elas em areia grossa pura.
Quanto as estacas agora na primavera que vou tentar por alporquia tb por ser o período mais indicado para ambas tecnicas.Com certeza os mais experientes vão saber te responder mais.
grande abraço _________________
 |
|
Voltar ao topo |
|
 |
GERALDO INOCÊNCIO 5.o PASSO


Registrado: 29/07/04 Mensagens: 965 Localização: Morrinhos-GO
|
Enviada: Qua Ago 29, 2007 7:08 pm Assunto: |
|
|
attilaokada,
As caliandras pegam fácil por estacas de galhos. Corte os galhos e deixe de molho de um dia para o outro em hormônio enraizador (50 gotas em 1/2 litro de água) e depois plante em areia e coloque na sombra ou em estufa, em pouco tempo enraizam em sua quase totalidade.
Do amigo Geraldo Inocêncio _________________ web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br |
|
Voltar ao topo |
|
 |
attilaokada 1.o PASSO


Registrado: 06/07/07 Mensagens: 108 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qua Ago 29, 2007 9:23 pm Assunto: |
|
|
Alberto
Muito interessante, vou procurar sementes então, agora que elas estão floridas. Valeu.
Geraldo
Aproveitando que vc também respondeu esta minha dúvida, gostaria de te parabenizar e agradecer por toda a dedicação que vc tem em desenvolver e disseminar o conhecimento do bonsai!
Eu sempre gostei de bonsai, mas saiba que o que me fez iniciar pra valer nesta bela arte foi ler a história do seu bonsai de Jabuticaba, o patinho feio que virou o cisne negro. Achei ele muito bonito e pra mim foi muito incentivador! Até salvei a foto aqui no meu computador.
Depois que eu estudei as principais técnicas e fundamentos e comprei as minhas primeiras mudas eu entrei aqui no fórum e encontrei vc, a princípio não sabia que a matéria que tinha lido há tempos atrás era sua, mas olhando seu site eu logo reconheci aquilo que me fez me apaixonar por bonsai. É isso ai, obrigado. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
flavio bonsai 5.o PASSO


Registrado: 15/03/07 Mensagens: 936 Localização: brasilia df
|
Enviada: Qui Ago 30, 2007 8:05 am Assunto: |
|
|
attila vc pode me passar o endereço pra eu baixar esses livros tbem .
desde já agradeço pela atenção.
abraço. _________________ Se creres verás a glória de Deus. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qui Ago 30, 2007 9:17 am Assunto: |
|
|
Atila,
além das observações dos colegas que são verdadeiras, a caliandra é facílimo de reproduzir por alporquia. E com vantagens: A rapidez de enraizmento faz com que em 60 dias possas retirar uma muda bem grossa e forte. Já fiz alporque mais grosso que o cabo de uma vassoura e em 60 dias retirei a muda, sem usar hormônios, nada. Podes fazer o alporque com esfagno, xaxim picado, ou mesmo com terra e areião de construção cerca de 50%cada, ou um pouco mais de areia do que terra.
Outra vantagem do alporque é que você escolhe o lugar onde quer colocar a raiz, ou seja: veja na planta um local onde o galho tem um bom movimento, com brotações já em local definido e faça o alporque aí.
A única desvantagem do alporque é quando se quer produzir grande quantidade de mudas, neste caso deve-se recorrer a estacas ou sementes
Quanto a época, é agora mesmo. Mãos à obra!
Veja o tamanho da muda de alporque que fiz em apenas 55 dias, um futuro literati:
Abraços
Elio |
|
Voltar ao topo |
|
 |
attilaokada 1.o PASSO


Registrado: 06/07/07 Mensagens: 108 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qui Ago 30, 2007 2:25 pm Assunto: |
|
|
Elio
Seu literati ficará muito bom, eu gostei do zig-zag do tronco, bem interessante mesmo.
Tenho outra dúvida a respeito do alporque, eu tenho que regar o substrato? se sim, com que frequência?
Pergunto isso porque eu moro na cidade e estou tentando retirar minhas mudas das praças e canteiros da região, então pra mim fica difícil ir até lá regar. Se eu deixar bem úmido e envolver bem com plástico o alporque aquenta sozinho até enraizar? |
|
Voltar ao topo |
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qui Ago 30, 2007 5:45 pm Assunto: |
|
|
Atila,
Eu nunca reguei meus alporques. Não tem necessidade. Faça com o substrato bem molhado e durará até enraizar. Além disso tem as chuvas. Faça num galho que não esteja totalmente na horizontal, então quando chover a água que escorre pelo galho vai molhar o alporque entrando por cima. Para isso eu costumo apertar o cordão de amarração de cima, menos do que o de baixo, que aperto totalmente. Então não precisa molhar.
Abraços
Elio |
|
Voltar ao topo |
|
 |
GERALDO INOCÊNCIO 5.o PASSO


Registrado: 29/07/04 Mensagens: 965 Localização: Morrinhos-GO
|
|
Voltar ao topo |
|
 |
|