FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Qual a melhor maneira de se reproduzir a caliandra?
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
attilaokada
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Ago 29, 2007 2:27 pm    Assunto: Qual a melhor maneira de se reproduzir a caliandra? Responder com citação

Ela dá sementes? Pega por estaca? Pega por alporquia? Em qual época?
Qual substrato a ser usado nestas situações?

Eu tentei algumas estacas e não deu certo, queria descobrir o que estou fazendo de errado.

Editado pela última vez por attilaokada em Qua Ago 29, 2007 7:21 pm; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Alberto Alves
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Ago 29, 2007 6:51 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo attila sobre a semente ela dá sim Wink
Dentro de vagens tipo feijão(pra ficar melhor pra entender Laughing )
Só que quando as vagens começarem a ficar secaa e com uma cor marron abrem sozinhas "espirrando"as sementes.
Pego aqui perto de casa as vagens um pouco verdes ainda e quando dou sorte acho alguma seca que ainda não abriu.
Plantei nesta última quinta feira. as que eu cortei a pontinha germinaram
em 3 dias e as que eu não cortei ainda não germinaram.Plantei elas em areia grossa pura.
Quanto as estacas agora na primavera que vou tentar por alporquia tb por ser o período mais indicado para ambas tecnicas.Com certeza os mais experientes vão saber te responder mais.
grande abraço
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Ago 29, 2007 7:08 pm    Assunto: Responder com citação

attilaokada,

As caliandras pegam fácil por estacas de galhos. Corte os galhos e deixe de molho de um dia para o outro em hormônio enraizador (50 gotas em 1/2 litro de água) e depois plante em areia e coloque na sombra ou em estufa, em pouco tempo enraizam em sua quase totalidade.

Do amigo Geraldo Inocêncio
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
attilaokada
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Ago 29, 2007 9:23 pm    Assunto: Responder com citação

Alberto
Muito interessante, vou procurar sementes então, agora que elas estão floridas. Valeu.

Geraldo
Aproveitando que vc também respondeu esta minha dúvida, gostaria de te parabenizar e agradecer por toda a dedicação que vc tem em desenvolver e disseminar o conhecimento do bonsai!
Eu sempre gostei de bonsai, mas saiba que o que me fez iniciar pra valer nesta bela arte foi ler a história do seu bonsai de Jabuticaba, o patinho feio que virou o cisne negro. Achei ele muito bonito e pra mim foi muito incentivador! Até salvei a foto aqui no meu computador.
Depois que eu estudei as principais técnicas e fundamentos e comprei as minhas primeiras mudas eu entrei aqui no fórum e encontrei vc, a princípio não sabia que a matéria que tinha lido há tempos atrás era sua, mas olhando seu site eu logo reconheci aquilo que me fez me apaixonar por bonsai. É isso ai, obrigado.
flavio bonsai
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Ago 30, 2007 8:05 am    Assunto: Responder com citação

attila vc pode me passar o endereço pra eu baixar esses livros tbem .
desde já agradeço pela atenção.
abraço.
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Ago 30, 2007 9:17 am    Assunto: Responder com citação

Atila,
além das observações dos colegas que são verdadeiras, a caliandra é facílimo de reproduzir por alporquia. E com vantagens: A rapidez de enraizmento faz com que em 60 dias possas retirar uma muda bem grossa e forte. Já fiz alporque mais grosso que o cabo de uma vassoura e em 60 dias retirei a muda, sem usar hormônios, nada. Podes fazer o alporque com esfagno, xaxim picado, ou mesmo com terra e areião de construção cerca de 50%cada, ou um pouco mais de areia do que terra.
Outra vantagem do alporque é que você escolhe o lugar onde quer colocar a raiz, ou seja: veja na planta um local onde o galho tem um bom movimento, com brotações já em local definido e faça o alporque aí.
A única desvantagem do alporque é quando se quer produzir grande quantidade de mudas, neste caso deve-se recorrer a estacas ou sementes
Quanto a época, é agora mesmo. Mãos à obra!

Veja o tamanho da muda de alporque que fiz em apenas 55 dias, um futuro literati:

Abraços

Elio
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
attilaokada
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Ago 30, 2007 2:25 pm    Assunto: Responder com citação

Elio

Seu literati ficará muito bom, eu gostei do zig-zag do tronco, bem interessante mesmo.

Tenho outra dúvida a respeito do alporque, eu tenho que regar o substrato? se sim, com que frequência?
Pergunto isso porque eu moro na cidade e estou tentando retirar minhas mudas das praças e canteiros da região, então pra mim fica difícil ir até lá regar. Se eu deixar bem úmido e envolver bem com plástico o alporque aquenta sozinho até enraizar?
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Ago 30, 2007 5:45 pm    Assunto: Responder com citação

Atila,

Eu nunca reguei meus alporques. Não tem necessidade. Faça com o substrato bem molhado e durará até enraizar. Além disso tem as chuvas. Faça num galho que não esteja totalmente na horizontal, então quando chover a água que escorre pelo galho vai molhar o alporque entrando por cima. Para isso eu costumo apertar o cordão de amarração de cima, menos do que o de baixo, que aperto totalmente. Então não precisa molhar.

Abraços

Elio
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Ago 30, 2007 8:59 pm    Assunto: Responder com citação

Attila,

Fiquei feliz de saber que o meu artigo te incentivou a cultivar bonsai.É isso aí amigo, vá em frente e breve você também estará incentivando outros a praticar esta belíssima arte.

Abraços do amigo Geraldo Inocêncio
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: