FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Qual a melhor maneira de se reproduzir a caliandra?
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
attilaokada
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 06/07/07
Mensagens: 108
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Qua Ago 29, 2007 2:27 pm    Assunto: Qual a melhor maneira de se reproduzir a caliandra? Responder com citação

Ela dá sementes? Pega por estaca? Pega por alporquia? Em qual época?
Qual substrato a ser usado nestas situações?

Eu tentei algumas estacas e não deu certo, queria descobrir o que estou fazendo de errado.


Editado pela última vez por attilaokada em Qua Ago 29, 2007 7:21 pm; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Alberto Alves
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 13/06/07
Idade: 36
Mensagens: 642
Localização: Goiania-Goias

MensagemEnviada: Qua Ago 29, 2007 6:51 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo attila sobre a semente ela dá sim Wink
Dentro de vagens tipo feijão(pra ficar melhor pra entender Laughing )
Só que quando as vagens começarem a ficar secaa e com uma cor marron abrem sozinhas "espirrando"as sementes.
Pego aqui perto de casa as vagens um pouco verdes ainda e quando dou sorte acho alguma seca que ainda não abriu.
Plantei nesta última quinta feira. as que eu cortei a pontinha germinaram
em 3 dias e as que eu não cortei ainda não germinaram.Plantei elas em areia grossa pura.
Quanto as estacas agora na primavera que vou tentar por alporquia tb por ser o período mais indicado para ambas tecnicas.Com certeza os mais experientes vão saber te responder mais.
grande abraço
_________________
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário Endereço AIM Yahoo Messenger MSN Messenger
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/07/04
Mensagens: 965
Localização: Morrinhos-GO

MensagemEnviada: Qua Ago 29, 2007 7:08 pm    Assunto: Responder com citação

attilaokada,

As caliandras pegam fácil por estacas de galhos. Corte os galhos e deixe de molho de um dia para o outro em hormônio enraizador (50 gotas em 1/2 litro de água) e depois plante em areia e coloque na sombra ou em estufa, em pouco tempo enraizam em sua quase totalidade.


Do amigo Geraldo Inocêncio
_________________
web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
attilaokada
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 06/07/07
Mensagens: 108
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Qua Ago 29, 2007 9:23 pm    Assunto: Responder com citação

Alberto
Muito interessante, vou procurar sementes então, agora que elas estão floridas. Valeu.

Geraldo
Aproveitando que vc também respondeu esta minha dúvida, gostaria de te parabenizar e agradecer por toda a dedicação que vc tem em desenvolver e disseminar o conhecimento do bonsai!
Eu sempre gostei de bonsai, mas saiba que o que me fez iniciar pra valer nesta bela arte foi ler a história do seu bonsai de Jabuticaba, o patinho feio que virou o cisne negro. Achei ele muito bonito e pra mim foi muito incentivador! Até salvei a foto aqui no meu computador.
Depois que eu estudei as principais técnicas e fundamentos e comprei as minhas primeiras mudas eu entrei aqui no fórum e encontrei vc, a princípio não sabia que a matéria que tinha lido há tempos atrás era sua, mas olhando seu site eu logo reconheci aquilo que me fez me apaixonar por bonsai. É isso ai, obrigado.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
flavio bonsai
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 15/03/07
Mensagens: 936
Localização: brasilia df

MensagemEnviada: Qui Ago 30, 2007 8:05 am    Assunto: Responder com citação

attila vc pode me passar o endereço pra eu baixar esses livros tbem .
desde já agradeço pela atenção.
abraço.
_________________
Se creres verás a glória de Deus.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 65
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Qui Ago 30, 2007 9:17 am    Assunto: Responder com citação

Atila,
além das observações dos colegas que são verdadeiras, a caliandra é facílimo de reproduzir por alporquia. E com vantagens: A rapidez de enraizmento faz com que em 60 dias possas retirar uma muda bem grossa e forte. Já fiz alporque mais grosso que o cabo de uma vassoura e em 60 dias retirei a muda, sem usar hormônios, nada. Podes fazer o alporque com esfagno, xaxim picado, ou mesmo com terra e areião de construção cerca de 50%cada, ou um pouco mais de areia do que terra.
Outra vantagem do alporque é que você escolhe o lugar onde quer colocar a raiz, ou seja: veja na planta um local onde o galho tem um bom movimento, com brotações já em local definido e faça o alporque aí.
A única desvantagem do alporque é quando se quer produzir grande quantidade de mudas, neste caso deve-se recorrer a estacas ou sementes
Quanto a época, é agora mesmo. Mãos à obra!

Veja o tamanho da muda de alporque que fiz em apenas 55 dias, um futuro literati:



Abraços

Elio
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
attilaokada
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 06/07/07
Mensagens: 108
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Qui Ago 30, 2007 2:25 pm    Assunto: Responder com citação

Elio

Seu literati ficará muito bom, eu gostei do zig-zag do tronco, bem interessante mesmo.

Tenho outra dúvida a respeito do alporque, eu tenho que regar o substrato? se sim, com que frequência?
Pergunto isso porque eu moro na cidade e estou tentando retirar minhas mudas das praças e canteiros da região, então pra mim fica difícil ir até lá regar. Se eu deixar bem úmido e envolver bem com plástico o alporque aquenta sozinho até enraizar?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 65
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Qui Ago 30, 2007 5:45 pm    Assunto: Responder com citação

Atila,

Eu nunca reguei meus alporques. Não tem necessidade. Faça com o substrato bem molhado e durará até enraizar. Além disso tem as chuvas. Faça num galho que não esteja totalmente na horizontal, então quando chover a água que escorre pelo galho vai molhar o alporque entrando por cima. Para isso eu costumo apertar o cordão de amarração de cima, menos do que o de baixo, que aperto totalmente. Então não precisa molhar.

Abraços

Elio
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/07/04
Mensagens: 965
Localização: Morrinhos-GO

MensagemEnviada: Qui Ago 30, 2007 8:59 pm    Assunto: Responder com citação

Attila,

Fiquei feliz de saber que o meu artigo te incentivou a cultivar bonsai.É isso aí amigo, vá em frente e breve você também estará incentivando outros a praticar esta belíssima arte.



Abraços do amigo Geraldo Inocêncio
_________________
web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil