|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Rodrigo Dias 1.o PASSO

Registrado: 31/07/07 Mensagens: 128 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Qua Ago 22, 2007 5:21 pm Assunto: Misho - Alguém pode ajudar??? |
|
|
Boa Tarde amigos do Fórum...
Mais uma vez venho recorrer a ajuda de vocês. Adquiri ontem sementes de Murta, Jacarandá Mimoso, Ligustro, Acer Palmatum, Pistache Chinês e Pinheiro Negro Japonês...
Pelas informações que obtive, a germinação da Murta, Jacarandá Mimoso e Ligustro são fáceis e não deverão apresentar problemas... Assim creio eu né... Se alguém tiver alguma observação a fazer agradeço muito.
Mas as sementes do Acer Palmatum, Pistache Chinês e Pinheiro Negro Japonês precisam de métodos especificos (Estratificação???) e pelo que pude perceber, mais complexos... Gostaria de adquirir o máximo de conhecimento sobre o assunto, principalmente sobre as sementes citadas.
Gostaria de saber se existe um substrato padrão, se existe alguma profundidade específica para por as sementes no substrato, em que local colocar até a germinação e quem souber de alguma matéria ou já tiver experiência com as sementes em questão por favor me ajude.
Um abraço e desde já grato pelas respostas. _________________ Rodrigo Dias Silva |
|
|
 |
Wilson Fracassi 3.o PASSO

Registrado: 23/03/06 Idade: 55 Mensagens: 470 Localização: Jaú -S.P
|
Enviada: Qui Ago 23, 2007 7:44 am Assunto: |
|
|
Rodrigo,
Para as sementes de acer, Pinheiro Negro e Pistache é necessário escarificação e estratificação, veja abaixo :
Primeiro Passo: Escarificação
As sementes necessitam ser escarificadas para facilitar a sua germinação. Coloque-as em água quente (não fervente) por 48h e deixe-as de molho.
Como opção, renove a água quente (não fervente) após ter decorrido 24 horas.
Segundo Passo: Estratificação
Coloque as sementes escarificadas em um saco Zip . E leve-as à geladeira.
As sementes devem ficar dormentes por um período de 90 a 120 dias antes de estarem prontas para a germinação.
· No caso das sementes de “Pinus Thunbergi” (Pinheiro Negro Japonês), estas devem ficar dormentes por um período de apenas 60 dias antes de estarem prontas para a germinação.
·
· No caso das sementes de qualquer “Acer” (Palmatum, Buergeriana, Bloodgood, Suminagashi, Saccharum e outras”, devem ficar dormentes por um período de 90 a 120 dias antes de estarem prontas para a germinação.
.
Terceiro Passo: Semeadura
Após o período de estratificação, as sementes agora podem ser semeadas diretamente no solo ou em vasos. Para a semeadura você pode usar areia ou substratos comerciais para essa finalidade (Tipo Plantimax da eucatex)
Quanto a profundiade de plantio não há necessidade de ser funda não, de 0,5 a 1,0 cm no máximo.
Deixe os recipientes com as sementes em um local com boa iluminação porém não a sol direto, mantenha uma humidade constante.
Tenho usado esse método e nunca tive problema, podem haver outras formas.
boa sorte |
|
|
 |
Rodrigo Dias 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Ago 23, 2007 12:12 pm Assunto: |
|
|
Wilson, Muito obrigado pela resposta...
Já deu pra esclarecer bastante...
Você tem conseguido germinar o Acer ai onde mora??? Pelo que fiquei sabendo, aqui no Rio é meio complicado devido ao clima quente e praticamente não haver inverno...
Você acha que se começar a estratificar as semente do Acer, Pistache e do Pinheiro agora, quando terminar será uma época boa para semear???
ALGUÉM TEM MAIS ALGUMA INFORMAÇÃO QUE POSSA AJUDAR E ACRESCENTAR O TEMA ABORDADO???
Abraços!!! _________________ Rodrigo Dias Silva |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Ago 23, 2007 2:13 pm Assunto: |
|
|
Rodrigo,
Germinar é uma coisa, manter é outra. Com esse processo de estratificação estaremos simulando o inverno. Agora já vou te adiantando, o acer palmatum não vai bem em climas quentes, geralmente a muda fica parada, apresenta fungo e dentro de alguns anos acaba morrendo. O palmatum precisa de um pouco de frio. Se gosta de acer te aconselho o Buergerianum (Kaede) esse é mais tranquilo. Já O pinheiro negro da pra manter ai no Rio. |
|
|
 |
Djalma 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Ago 23, 2007 7:34 pm Assunto: |
|
|
Olá Rodrigo......
Recentemente eu plantei sementes de Pinheiro Negro Japonês, e consegui mudas de um modo um pouco diferente que o nosso amigo Wilson......
Fiz assim:
1° - Deixei hidratar 48 horas em agua morna, colokei dentro de uma garrafa témica pra manter o calor...renovei a agua morna apenas 1 vez pela manhã do outro dia...
2° - Plantei em substrato 50% terra vegetal e 50% areia de contrução de média grossura lavada, colokei em um tappaware com pedrisco grosso para facilitar a drenagem de agua e fiz uns furos no tapaware...
3° - Plantei as semente a mais ou menos 1 cm de profundidade, e mantive a humidade regando com o borrifador para não encharcar a terra, senão apodrece a semente...
4° - Depois de 17 dias começou a brotar as futuras mudas...
5° - A partir do primeiro dia de brotação contei 35 dias e fiz a técnica de estaquia......
Amigo, foi dessa maneira que obtive as mudas de PNJ a partir de sementes, é claro que o Wilson forneceu um tipo de técnica, é válido com certeza, dependendo a região só consegue dessa maneira que ele disse........
Eu moro no Litoral de SP, e comigo, esse modo que fiz deu certo, e está dando até agora.......
Todo esse eskema de plantio, vc encontra aqui nesse site, juntamente com a técnica de estaquia que se faz, aqui nesse link tem todas as explicaçoes......entre na seção DICAS, e depois vá em ESPÉCIES E SEUS CUIDADOS....
http://www.niponbonsai.com.br/index.php
Eu fiz parecido desse jeito, misturei o que vi nesse site, com o que os amigos aqui do Fórum me ensinaram tb......pq sou iniciante tb....
Com certeza a troca de informações aki no Fórum me ajudou muito a ter sucesso em semear as sementes......
O Stokmann tb plantou de modo parecido, tanto que ele está um meses mais adiantado que eu nas mudas de PNJ, e ele que está me dando mtas dicas de como proceder.....
Se ele ver esse Tópico pode ter certeza que ele vai deixar a contribuição dele tb, assim como outros amigos aki do fórum......
Bom Rodrigo, espero ter te ajudado e espero que tenha sucesso com as sementes de PNJ........
Desculpe o texto imenso, é q qdo gosto de um assunto, escrevo bastante........rssssss
Abraços........ _________________ Começar já é metade de toda a ação.
( provébio chinês ) |
|
|
 |
Rodrigo Dias 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Ago 23, 2007 9:22 pm Assunto: |
|
|
Wilson, valeu mesmo por mais essa dica...
Quando eu me referi a dificuldade com o palmatum, estava levando em consideração justamnte essa parte de manter a nossa muda já germinada. Já li até sobre métodos de colocá-lo na geladeira para simular o inverno, já leu sobre isso???
Brigadão pela dica do Buergerianum (Kaede), sabe se é facil de encontrar??? Adoro o Acer, mas já vi que com o Palmatum vai ser meio difícil...
Abração!!! _________________ Rodrigo Dias Silva |
|
|
 |
Rodrigo Dias 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Ago 23, 2007 9:38 pm Assunto: |
|
|
Djalma, li sobre a dica da Estaquia para obtenção de mudas do PNJ.
Pelo que percebi, o metódo é utilizado principalmente para que a muda não fique com os galhos primários muito altos né???
Achei muto interessante e é bom para termos novas alternativas, particularmante irei fazer com as minhas mudas 50% da técnica citada por você e a outra metade deixarei que se desenvolvam com o método tradicional para ver a diferença...
Com certeza, todas as dicas e idéias são muito válidas e só nos estimula a procurar conhecer cada vez mais sobre a arte...
E quanto ao tamanho do texto, não se preocupe não, porque como você, adoro ler e escrever sobre nossos Bonsai...
Um Grande Abraço!!! _________________ Rodrigo Dias Silva |
|
|
 |
Rodrigo Dias 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Ago 23, 2007 9:40 pm Assunto: |
|
|
Alguém mais???
Darkaso, Ferreira, Stokmann???
Um Abraço pra todos!!! _________________ Rodrigo Dias Silva |
|
|
 |
Djalma 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Ago 23, 2007 9:54 pm Assunto: |
|
|
Ta certo Rodrigo, espero que consiga belas mudas, e qdo tiver com algum resultado mostre pra gente como ficou....
Exatamente, esse método de estaquia em mudas jovens é pra isso mesmo.....
Estou esperando minha namorada trazer a maquina pra tirar umas fotos e postar aki no fórum, to devendo pro pessoal que estava pedindo........rsssssssss.........
Bom, qqer coisa tamos aí.......
Abraços...... _________________ Começar já é metade de toda a ação.
( provébio chinês ) |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Ago 23, 2007 9:57 pm Assunto: Sementes e espaço |
|
|
Rodrigo
Não tenho experiência com sementeiras. Eu até tenho planos de um dia, quando me aposentar, ter um espacinho para cultivar muitas mudas. Por enquanto não posso ter sementeiras, mas agradeceria se você me informasse onde adquiriu sementes de Pinheiro Negro Japonês. Tenho também esperanças de, começando desde semente, selecionar um exemplar de PNJ que seja mais resistente às condições daqui do Nordeste. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Djalma 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Ago 23, 2007 10:02 pm Assunto: |
|
|
Ferreira, apesar da pergunta ter sido para o Rodrigo, vou responder assim mesmo, td bem ? rsssssssss
As minhas sementes eu comprei no Mercado Livre, acho q vc ainda encontra por lá........
Abraços........ _________________ Começar já é metade de toda a ação.
( provébio chinês ) |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Ago 24, 2007 8:06 am Assunto: |
|
|
Apenas duas considerações :
1) A técnica que eu coloquei sobre o PN é sobre a germinação apenas, quanto a estaquia eu não abordei pois subentendi que o Rodrigo já sobesse da necessidade de fazê-la. Outra coisa, a estratificação não é absolutamente necessária no caso do PN, porém aumenta o índice de germinação OK.
2) Ferreira : você pode comprar sementes de PN também no Bonsai Center Romagnole, embora não esteja anunciado na página eles possuem sementes importadas de excelente qualidade, mande um e-mail para a Ilza Romagnole, o e-mail esta no site. |
|
|
 |
Rodrigo Dias 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Ago 24, 2007 11:50 am Assunto: |
|
|
Valeu Djalma, pode deixar que as mudas já estão a caminho...
Se conseguir postar as fotos por favor me avise.
Um Abração!!! _________________ Rodrigo Dias Silva |
|
|
 |
Rodrigo Dias 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Ago 24, 2007 11:54 am Assunto: |
|
|
Ferreira,
Como o nosso amigo Djalma já respondeu, também consegui as minhas sementes no Mercado Livre. Recebi em três dias após ter concluido a compra, vamos ver agora como será a taxa de germinação né... Por isso mesmo que estou procurando me informar o máximo possível.
Um grande Abraço!!! _________________ Rodrigo Dias Silva |
|
|
 |
Rodrigo Dias 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Ago 24, 2007 12:04 pm Assunto: |
|
|
Caro Wilson,
Esse é o primeiro contato que vou ter com o PNJ e não sabia absolutamente nada sobre ele, agora que passei a ler matérias e vou ir tentando tirar as dúvidas com vocês...
Um grande abraço e muito obrigado pelas informações!!! _________________ Rodrigo Dias Silva |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|