Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Paulo César Morais 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Ago 23, 2007 12:55 am Assunto: Castanheira da Praia - Bosque |
|
|
Ainda não havia mostrado nenhum trabalho, vou começar por estas castanheiras. A espécie também é chamada de Castanheira do Maranhão (Bombacopsis glabra).
Elas tem cerca de 6 anos e a árvore maior tem cerca 53 cm.
Espero que gostem, e fiquem a vontade para dar opiniões ou sugestões.
abraço a todos do fórum.
 _________________ P.C. |
|
|
 |
flavio bonsai 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Ago 23, 2007 7:12 am Assunto: |
|
|
gostei de sua castanheira , sugestão talvez um vaso mais baixo e um pouco maior traria mais hamonia pra sua planta .
no mais ta legal. _________________ Se creres verás a glória de Deus. |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Ago 24, 2007 12:51 am Assunto: |
|
|
Obrigado, Flávio pela opinião, valeu!!!
Concordo com vc sobre o vaso, quando tive a idéia de colocar as três árvores juntas me veio a imagem de um vaso mais baixo. acabei colocando neste por falta de opção, mas no próximo replantio vou procurar outras opções de vaso.
Valeu e abraço. _________________ P.C. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Ago 24, 2007 6:00 am Assunto: bonsai |
|
|
Paulo, parabens por seu belissimo trabalho. Certamente, conseguiu formar uma linda estrutura com essa espécie exótica.
Quanto ao vaso, creio que poderia adequar bem seu trabalho num vaso oval, esmaltado em tom azul, que realçaria ainda mais a apresentação. O Fernando Magalhães, da Bonsai Morro Velho está com uma oferta interessante de vasos esmaltados, a preços bem acessíveis, a meu ver.
Outra opção seria um vaso do Sergio Onodera. O Jorge Ribas fabrica vasos sob medida, tambem, para a composição de bosques bonsai. E os preços dele tambem são bem atrativos.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Sex Ago 24, 2007 9:19 pm Assunto: |
|
|
Oi Paulo,
muito belo o trabalho que vem desenvolvendo com esta espécie!
Eu acho que quando fizer o transplante, posicionar as duas árvores da direita mais próximas, e a da esquerda (sinuosa) um pouco mais afastada, ficaria melhor no visual do conjunto.
abraços _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Ago 25, 2007 3:29 am Assunto: |
|
|
Obrigado Nick, e estão anotadas as sugestões sobre o vaso.
São muito importantes estas dicas. pois em relação a vasos, é uma parte em que fico em duvida no momento do transplante.
Essas trocas de informações incentivam a gente a pesquisar mais e a prestar atenção a detalhes mais sutis quanto a harmonia do trabalho.
abraço. _________________ P.C.
Editado pela última vez por Paulo César Morais em Sáb Ago 25, 2007 3:32 am; num total de 1 vez |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Ago 25, 2007 3:31 am Assunto: |
|
|
Obrigado Alexandre pelos elogios e tah anotada a sugestão sobre a posição das árvores.
grande abraço. _________________ P.C. |
|
|
 |
Smoke 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Ago 25, 2007 9:51 am Assunto: |
|
|
Linas Castanheira belo bosque!!
abraços  |
|
|
 |
Paulo Henrique de S. Garc 3.o PASSO

Registrado: 14/09/06 Mensagens: 440 Localização: São Carlos - SP
|
Enviada: Dom Ago 26, 2007 4:10 pm Assunto: |
|
|
Paulo, adorei sua castanheira, aliás estou fazendo um trabalho com três castanheiras tb....me diga uma coisa: quando feita a poda, a sua forma calos muito grandes? e a aramação quando vc. inicia, visto que essa árvore demora para ficar com os galhos lenhosos.
aqui vai o tópico onde eu postei foto da minha...se puder dar sua opinião, ficaria muito grato.
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=6907
um grande abraço e
Té mais... _________________ "más vale la gracia de la impereccíon que la perfección sin garcia" |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Ago 26, 2007 11:07 pm Assunto: |
|
|
Obrigado, Smoke.
Valeu e abraço. _________________ P.C. |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Ago 26, 2007 11:21 pm Assunto: |
|
|
Oi, Paulo, obrigado pelo elogio.
Eu já havia visto seu Bonsai de Castanheira, está muito bonito. Fiquei em dívida agora se são três mudas ou uma que possui três troncos.
não sei como são esses calos que vc se refere, o que observo que que quando podo alguns galhos mais grossos fica uma ponta que seca depois de sair os brotos, aí é só ir acertando essas extremidades depois. se vc puder coloque fotos desses calos pra gente ver melhor.
Quanto a aramação, é necessario esperar o galho um pouco engrossar para realizá-la. geralmente os ramos mais novos são verdes e depois vão ficando cinza. no meu caso aramei depois de mudarem de cor. não tive um critério muito definido para realizar este trabalho. inclusive, as três mudas ficaram plantadas em embalagens Pet, durante todo o tempo de educação. eu só podava as pontas dos galhos e desfolhava para conseguir novos galhos(uma dificuldade nesta espécie). e depois de uns anos, fiz a aramação, para mudar os galhos que tendem a crescerem retos para cima. não sei se dá para ver na foto, mas a arvore mais torta,possui um galho atrás que não foi educado, está reto para cima. estou esperando ficar mais velho para aramar.
espero ter ajudado e abraço. _________________ P.C. |
|
|
 |
|