Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Lucas___
Registrado: 22/08/07 Idade: 45 Mensagens: 29
|
Enviada: Dom Ago 26, 2007 9:14 pm Assunto: Estaquia - Duvida |
|
|
Após tirar a estaca da arvore, quanto tempo ela pode ficar "solta"? Eu tenho que colocar na soluçao enraizadora imediatamente, ou tem um tempinho pra ir correndo pra casa? hehehe _________________ Lucas |
|
Voltar ao topo |
|
 |
darkaso PARTICIPANTE


Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Dom Ago 26, 2007 10:27 pm Assunto: |
|
|
Lobosque,
a retirar estacas que só vou poder plantar no outro dia por exemplo, corto uma parte maior que a necessária para a estquia. Assim a desidratação da ponta não atinge o local por onde pretendo iniciar a estaquia. Uns dez centímeros a mais já ajuda.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Wilson Fracassi 3.o PASSO

Registrado: 23/03/06 Idade: 55 Mensagens: 470 Localização: Jaú -S.P
|
Enviada: Seg Ago 27, 2007 11:06 am Assunto: |
|
|
Llobosque,
Esse tempo também depende um pouco da espécie que estamos falando, só pra citar dois exemplos antagonicos; no caso da azalea é preciso cortar e colocar imediatamente num recipiente com água e plantar em seguinda, caso contrário diminuem muito as chaces de pegar. Já a Primavera pode ficar de um dia para o outro sem problema nenhum, há os que digam que até melhora o enraizamento. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
GERALDO INOCÊNCIO 5.o PASSO


Registrado: 29/07/04 Mensagens: 965 Localização: Morrinhos-GO
|
Enviada: Seg Ago 27, 2007 8:33 pm Assunto: |
|
|
Llobosque,
Uma boa providência e levar um saco plástico onde você coloca a estaca e poe um pouquinho de água para umedecer o saco e amarre a boca. Dessa forma a estaca vai suportar bem mais tempo sem se desidratar.
Do amigo Geraldo Inocêncio. _________________ web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Alberto Alves 4.o PASSO


Registrado: 13/06/07 Idade: 36 Mensagens: 642 Localização: Goiania-Goias
|
Enviada: Seg Ago 27, 2007 8:40 pm Assunto: |
|
|
Boa dica amigo geraldo
Falando em estacas um colega meu dono de viveiro me disse que tem que
cortar a estaca de uma vez,sem machucar a casca se não a estaca"puba"
como seria isso? _________________
 |
|
Voltar ao topo |
|
 |
GERALDO INOCÊNCIO 5.o PASSO


Registrado: 29/07/04 Mensagens: 965 Localização: Morrinhos-GO
|
Enviada: Seg Ago 27, 2007 8:49 pm Assunto: |
|
|
Alberto,
Como as estacas enraizam a partir dos nós, é interessante que ao cortar você procure preservar os nós que irão ficar plantados no substrato, quanto à questão de cortar de uma vez, é um fator muito relativo e depende de cada planta.
Quanto ao pegamento, é melhor plantar em areia, é mais isenta de fungos que podem apodrecer a estaca antes de enraizar.
Do amigo Geraldo Inocêncio _________________ web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br |
|
Voltar ao topo |
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Ago 28, 2007 12:38 am Assunto: bonsai |
|
|
Lembrando ainda que as estacas deverão ficar ao abrigo do sol intenso, em local sombreado. Cuidado com a rega excessiva, pois o solo onde está fincada a estaca não deverá nunca ficar encharcado.
O conselho dado pelo Geraldo, para conservar as estacas usando um saco plástico é, de longe, o melhor. Preserva-se a umidade necessária à pega, sem correr risco de perda de material.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
|