|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Carlos AFJR

|
Enviada: Qui Ago 23, 2007 8:19 am Assunto: Pitanga, Moyogi? - preciso de sugestão |
|
|
Oi pessoal!
Gostaria de sugestões para continuar o trabalho com esta pitangueira de aproximadamente 4 anos de educação.
Segue abaixo as fotos:
foto da parte de tras
foto da frente
Foto de detalhes da copa

Editado pela última vez por Carlos AFJR em Qui Ago 23, 2007 10:45 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
Celio
|
Enviada: Qui Ago 23, 2007 9:07 am Assunto: |
|
|
Não vemos as fotos.......
Célio |
|
|
 |
Gleidson Magno

Registrado: 21/08/07 Idade: 46 Mensagens: 53 Localização: Barra Mansa-RJ
|
Enviada: Qui Ago 23, 2007 9:28 am Assunto: Re: Pitanga, Moyogi? - preciso de sugestão |
|
|
uma ajudinha com as fotos
Carlos AFJR escreveu: | Oi pessoal!
Gostaria de sugestões para continuar o trabalho com esta pitangueira de aproximadamente 4 anos de educação.
Segue abaixo as fotos:
foto da parte de tras
foto da frente
foto de detalhes da copa
 |
|
|
|
 |
Carlos AFJR

|
Enviada: Qui Ago 23, 2007 10:05 am Assunto: |
|
|
Obrigado, Gleidson Magno.
Eu não sei porque não apareceram.
Fiz tudo certo. |
|
|
 |
Gleidson Magno

Registrado: 21/08/07 Idade: 46 Mensagens: 53 Localização: Barra Mansa-RJ
|
Enviada: Qui Ago 23, 2007 10:37 am Assunto: |
|
|
quase ssrsrs quando voce for colocar o link nao pode deixar nem um espaço entre o [img]link [/img] se nao nao funciona.
abraço |
|
|
 |
Carlos AFJR

|
Enviada: Qui Ago 23, 2007 10:47 am Assunto: |
|
|
Obrigado dinovo
Gleidson |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Qui Ago 23, 2007 5:11 pm Assunto: |
|
|
Me parece um literati. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Ago 23, 2007 6:39 pm Assunto: Dois estilos |
|
|
Carlos
Você consguiu modelar uma bela copa no estilo moyogi. Seria excelente se o tronco acompanhasse este estilo ou se a copa também estivesse no estilo literati. No entanto, você mesmo tem dúvida (título com ?) sobre como classificar, já que o tronco está em estilo literati (conforme afirmado pelo Junior/pr).
Portanto, acho que será interessante você decidir pelo estilo:
1) se decidir pelo literati, basta adequar a copa pela redução drástica da folhagem e modelagem por aramação, além de replantio em ângulo mais favorável;
2) se decidir pelo estilo moyogi, o tronco deverá ser reduzido, por exemplo por alporquia;
3) através de alporquia existe a possibilidade de obter duas plantas, um shohin moyogi da parte superior e um literati da parte inferior. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Djalma 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Ago 23, 2007 7:06 pm Assunto: |
|
|
Hum..........legal esse bonsai heim........
Ferreira, e se o Carlos deixasse ele desse jeito que está, e preparar akela parte que está parecendo um moyogi.......deixar como um moyogi mesmo......misturando literatti e moyogi..........seria inviável ??? Uma quebra de regra ???
Pq, achei interessante misturar 2 estilos.........
Não sei se estou falando bobagem........
Abraços e obrigado....... _________________ Começar já é metade de toda a ação.
( provébio chinês ) |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Ago 28, 2007 7:00 am Assunto: bonsai |
|
|
Considerando a segunda foto como sendo a que mostra as melhor frente para sua planta, o que vc deveria fazer para aprimorar esse trabalho seria uma reestruturação, principalmente no galho que ora serve de ápice, dando-lhe um pouco mais de sinuosidade/movimento, enquanto abaixaria um galho do lado direito na foto, para harmonizar com o outro galho da esquerda que está arriado por sobre o caule.
Claro que manter a planta nessa posição, na altura e forma atuais, não é nenhum contra-senso. Pelo contrário. Sua pitangueira está muito bonita, e vc conseguiu, até agora, realizar um ótimo trabalho com ela, faltando bem pouco para aprimorar esse trabalho e ter em mãos um lindo e único bonsai.
Ao reenvasar, deverá dar preferencia a um vaso que destaque o estilo, como um vaso redondo, um pouco profundo, de bordas regulares, que poderá ser esmaltado em azul claro ou não, sendo a cor ocre (marrom telha) muito oportuno, tambem.
Eis um bom exemplo em que um pinus retrata a estilização correta para uma planta que apresenta caracteristicas identicas à sua, embora de outra espécie:
Veja que nesse pinus não houve redução da altura da planta com corte no tronco, mas sim, com a reestilização da copa, o que aproveitou bem a descida dos galhos, como sugiro que vc faça em sua pitanga, harmonizando o conjunto. Repare no vaso, tambem, que finaliza e embeleza ainda mais o bonsai.
Acha que o autor desse lindo bonsai aceitaria conselho para reduzir, via alporque, a altura de seu pinus?  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Djalma 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Ago 28, 2007 7:15 pm Assunto: |
|
|
Show de bola NIck.......
Bela orientação, tenho uma pitangueira em casa tb, e na primavera quero fazer um alporque de modo que tire um galho nakela estrutura, para fazer um trabalho baseado nesse que vc mostrou.......
Abraços...... _________________ Começar já é metade de toda a ação.
( provébio chinês ) |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Ago 29, 2007 10:46 pm Assunto: bonsai |
|
|
Djalma, é sempre oportuno estarmos tentando melhorar o que temos de bom em nossas mãos.
Reduzir o tamanho de uma planta, por achar que não se adequa a um determinado estilo, é a ultima coisa que devemos fazer. Pois como sempre diz mestre Hidaka, galho cortado fora, não nasce novamente onde estava antes. Ou algo assim, não me recordo bem.
Os japoneses mostram nas revistas de bonsai editadas no país deles, cada planta, cada bonsai, que ficamos apenas imaginando o que diriam nossos amigos aqui do forum, se aquela planta porventura fosse nossa e a mostrassemos, orgulhosos do nosso trabalho. Certamente, iriam rir e depreciar, além de sugerir as mais descabidas maneiras de lidar com tal traste.
Os japoneses, não só fazem uma belissima apresentação na revista, como ainda inscrevem tais plantas nos concursos nacionais japoneses. E arrebanham premios e mais premios com suas "excentricidades". Por isso, não me furto em pesquisar e apresentar aqui, idéias antagonicas às opiniões dos demais, pois sei que temos que aprender a valorar o que é diferente, tambem. Não é só os estilos classicos que devemos ter em mente, ao trabalhar com o material de que dispomos. Temos que aprender a ir mais além, e descobrir o verdadeiro potencial bonsai de nossas plantas, e trabalhar nisso, para que seja cada vez melhor o nosso bonsai nacional.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Djalma 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Ago 31, 2007 7:07 pm Assunto: |
|
|
Nick, é isso mesmo...
É exatamente isso q estou dizendo, eu deixaria akele bonsai de pitanga encorpar mais, só isso, aindei analisando a arvore aki de casa, e achei um galho que pode trazer algo parecido com o q foi mostrado acima, vou fazer um alporque na primavera, deve pegar fácil neh a pintangueira em alporque ???
Eu todo dia faço um caminho de 30 minutos pra chegar no ponto de onibus aki onde moro, e fui observando e achei muita estaca boa pra ser tirada de arvores que ficam em canteiros publicos aki de perto de casa, tem ficus, primavera e azaléia....qdo chegar a primavera vou sair um dia bem cedo e fazer uma "caça as mudas"....rsrsrsrs
Aí depois vou tirar umas fotos e coloko um tópico com as estacas, ok ????
Obrigado e abraços.... _________________ Começar já é metade de toda a ação.
( provébio chinês ) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|