Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Lucas___
|
Enviada: Sáb Ago 25, 2007 12:21 pm Assunto: Tuia? |
|
|
fotos referentes ao topico http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=7057
São 2 bonsai, o vendedor me disse que são tuias, mas não espeficicou QUAL Tuia.
Eu quero saber qual a especie delas e como devo modelar e cuidar de cada um. Lembrem-se: são meus primeiros bonsai, sou iniciante!
Bonsai A
Bonsai B
_________________ Lucas
Editado pela última vez por Lucas___ em Dom Ago 26, 2007 1:35 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Rafael Grecca
|
Enviada: Sáb Ago 25, 2007 12:59 pm Assunto: |
|
|
Lobosque, não tenho certeza da forma em que se escreve , mas a conheço como thiaborryba, ela é bem parecida com a tuia anã, a diferença é que a tendencia dela é crescer na altura, diferente da anã. |
|
|
 |
flavio bonsai 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Ago 25, 2007 2:04 pm Assunto: |
|
|
acho que é tuia nana. _________________ Se creres verás a glória de Deus. |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Ago 25, 2007 6:15 pm Assunto: Tuias |
|
|
Lobosque
Você poderia ter colocado as fotos no mesmo tópico. Suas mudas são de cedro nana (Chamaecyparis obtusa nana gracilis), também conhecida como tuia nana ou pelo nome japonês thiabo-hiba. _________________ Ferreira
"Recife (PE)"
Editado pela última vez por Ferreira em Sáb Ago 25, 2007 6:35 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Lucas___
|
Enviada: Sáb Ago 25, 2007 6:21 pm Assunto: |
|
|
Ferreira, fiquei em dúvida se colocava em um novo topico ou não, acho que escolhi a opçao errada ne? =/
A tuia nana e tuia anã são a mesma coisa?
E quanto aos cuidados/modelagem, o que os amigos tem a dizer?
Obrigado por me ajudarem a identificar a especie  _________________ Lucas |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Ago 25, 2007 6:33 pm Assunto: Confusionibus |
|
|
Lobosque
Pois é, às vezes nós mesmos colaboramos para perpetuar certos erros, como é o caso desta planta. Além de cedro nana, que parece-me o mais correto ao lado do nome japonês, esta espécie também é chamada de tuia nana ou tuia anã, embora não pertença ao gênero Thuya. Ainda aumentamos a confusão, pois as tuias verdadeiras também são chamadas de cedro.
Como disse o Rafael, temos duas variedades: Chamaecyparis obtusa, que tem altura normal de árvore; Chamaecyparys obtusa nana gracilis, que é a variedade de baixa estatura. Para aumentar a confusão ainda mais, muitas vezes comete-se um erro duplo, quando as duas variedades são misturadas e chamadas tuia nana. Nenhuma das duas é tuia e somente uma é nana. Portanto, suas plantas devem ser cedro nana. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Lucas___
|
Enviada: Sáb Ago 25, 2007 7:23 pm Assunto: |
|
|
Nossa! Complicado, mas eu ao menos entendi hehe.
E o que você me sugere para modela-las? _________________ Lucas |
|
|
 |
Rodrigo Dias 1.o PASSO

Registrado: 31/07/07 Mensagens: 128 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Dom Ago 26, 2007 9:09 am Assunto: |
|
|
Gostaria de obter informações sobre esta planta também, que por sinal é a mais fácil de encontrarmos por ai vendendo como Bonsai...
Alguém sabe algo sobre as preferências dessa espécie???
Um Abraço!!! _________________ Rodrigo Dias Silva |
|
|
 |
Lucas___
|
Enviada: Ter Ago 28, 2007 8:53 pm Assunto: |
|
|
Hmmm... nenhuma ajuda/opiniao ainda... minha esperança é subir o topico  _________________ Lucas |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Ago 28, 2007 9:11 pm Assunto: Nana |
|
|
Lucas
Se você utilizar o sistema de Busca (no alto da pagina do Fórum) e procurar por um dos nomes da planta, vai encontrar informações sobre ela em vários tópicos. Não se assuste, mas a informação mais comum será a de que não é nada fácil cultivar esta espécie para bonsai, devido à perda repentina de galhos. Além disso, às vezes, até imita prorrogação de futebol: morte súbita! _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Rodrigo Dias 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Ago 28, 2007 10:17 pm Assunto: |
|
|
Ferreira, eu vi em outro tópico que não sei qual foi, onde fazia referência a esta planta como "Falso Cipreste Anão".
Procede esta informação???
Um Abraço! _________________ Rodrigo Dias Silva |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Ago 28, 2007 10:37 pm Assunto: Falso cipreste = algo verdadeiro! |
|
|
Rodrigo
Esse é outro nome popular para o cedro nana. Mas para mim ele não faz o menor sentido, pois fala o que a planta NÃO É, ao invés de identificá-la. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Alberto Alves 4.o PASSO

Registrado: 13/06/07 Idade: 36 Mensagens: 642 Localização: Goiania-Goias
|
Enviada: Ter Ago 28, 2007 10:48 pm Assunto: |
|
|
Fala conterrâneo
minha sugestão para seus cedros nana
seria escorredor/mamadeira
http://www.atelierdobonsai.com.br/mamadeira.html
Para eles darem uma boa desenvolvida,meu primeiro exemplar é uma tuia-jacaré que comprei em um supermercado vem encrito bonsai jovem mas de bonsai não tem nada com o passar das minhas pequisas passei ela pro escorredor depois de dois meses dei uma estilizada de leve só pro começar o estilo pretendido agora e adubação forte pra ela se desenvolver e quando começar a sair as raizer passar pra mamadeira só vou estilizar mesmo ela daqui uns 2 anos no mínimo,lembre-se paciência,paciência,paciência esse é o segredo.Uma dica que eu acho essencial para iniciantes que serviu bastante para min é adquirir mudas de diferentes portes.Por que assim voçe não fica "namorando" uma planta só.
O cedro nana e de crescimento lento então na minha opnião voçe não deveria intervir nele por enquanto,passe eles pro escorredor e deixe esse danados se desenvolverem...
Qualquer coisa estamos se falei besteira os mais experientes podem puxar a minha orelha
abraços _________________
 |
|
|
 |
Rodrigo Dias 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Ago 29, 2007 12:02 am Assunto: |
|
|
Brigadão pelo esclarecimento Ferreira, então quando ouvir falar de "Falso Cipreste Anão", já é para associar logo ao Cedro Nana...
Mas você sabe porque então usam essa denominação??? É que isso confunde um pouco...
Abração!!! _________________ Rodrigo Dias Silva |
|
|
 |
Lucas___
|
Enviada: Qua Ago 29, 2007 5:51 am Assunto: |
|
|
Muito obrigado pela sugestão amigo. Provavelmente farei o que disse. Vou esperar mais um pouco pra ver a opinião de outros amigos.
Abraço! _________________ Lucas |
|
|
 |
|