FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

pedras no fundo do vaso
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Abr 23, 2005 10:27 pm    Assunto: pedras no fundo do vaso Responder com citação

Há pouco tempo li um artigo interessante sobre as pedras ou pedriscos que geralmente colocamos no fundo do vaso, a título de drenagem. O artigo dizia que, por não ter nenhuma particula ou granulo de terra ou qualquer outro material que retenha certa umidade, ao chegar a raiz a essas pedras haveria uma certa perda para a planta. Observo que, ao chegar próximo ao furo de drenagem, algumas plantas emitem raizes que saem fora do vaso, buscando alimento ou ar, fora do meio em que a fixamos.
Entretanto, a discussão seria se, ao chegar aos pedriscos existentes no fundo do vaso, considerando que estão ali colocados apenas para melhor drenarem, o que aconteceria com as raizes finas? nesse meio, há perda de substrato e de quaisquer tipo de adubos que usemos, seja liquido ou sólido, levado juntamente com a rega diaria.
Pergunto: essa dúvida é pertinente? será que realmente compromete o desenvolvimento da planta ou em nada interfere?

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Abr 24, 2005 10:10 am    Assunto: Responder com citação

Luiz Fernando, não sei do aspecto técnico deste posicionamento mas posso dizer de como faço. Como, todos nós, usamos um solo bastante poroso em virtude das matérias usadas nunca achei necessidade em colocar pedras maiores no fundo dos vasos. Com a granulação usada, a drenagem é boa e a oxigenação também. Seria muito bom se alguém tivesse uma posição sobre o assunto com respaldo científico ou técnico.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Raijin
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Abr 24, 2005 1:39 pm    Assunto: Observações Responder com citação

Ola td bem gente eu sou bem curioso do tipo mythbuster (caçador de mitos) e para eliminar um mito a gente tem que provar, mas para tais provas é presciso ter atenção em certos fatores:porosidade do ar no substrato-porosidade total no substrato- tamanho do vaso- caracteristicas pariculares de cada espécimie e por ultimo o clima.
Porosidade do ar coisa muito importante na maioria das espécies pois as raizes necessitam de uma boa areação (é relativa ao tamanho dos grãos utilizados no substrato grão grandes porosidade alta-grão pequenos baixa porosidade) uma porosidade ideal esta entre 30% a 40%.
Porosidade total é a soma da porosidade do ar mais a capacidade de retenção de liquidos que um substrato tem (depende de espécie para espécie) para pinus por exemplo é recomendavel em torno de 45% para rosaceas é mais alta em torno de 60%
Tamanho do vaso isso influencia muuuuuuiiiiiiiiiiiittttttttttttttttttooooooo que faz mame sabe bem disso, pelo tamanho reduzido do vaso ele deve reter uma porcão de agua que seja suficiente por 8 horas no minimo senão prepara o caixão pro bonsai.
A espécie da planta pois temos uma variedade gigantesca de nescessidade hidrica por espécie tipo comparação de uma glicinia( a minha ta cheia de botões) adora agua até 3 vezes ao dia-kuro matsu vulgo pinheiro negro se molhar muito as raizes apodrecem e olha que as duas espécies são heliófitas ou seja só vivem a pleno sol.
E por ultimo mas não sem importancia o clima num país de tamanho continental como o Brasil temos muitas diferenças climaticas do sul até o norte e nordeste isso influencia tudo por diferenças de altitude- umidade relativa do ar- temperatura e posição do sol.
Voltando ao assunto principal eu tenho palntas nas quais eu não usei pedrisco no fundo e as raizes ainda tentam sair pelo fundo em busca de umidade e nutrientes e como comprovei não era excesso de raizes e tenho algumas em terra pouco porosa que a raiz não sai pelo fundo mas em relação ao crescimento deixa muito a desejar as da mesma espécies plantadas numa mistura que tenho como ideal para a minha região,eu uso sim um pouco de pedrisco ou seja vale os testes e bom senso para cada região.
*Os dados que forneci como ideais para substrato foram testados em Sorocaba com umidade média ao ano em torno de 75% temperatura max. no verão 39° e min. no inverno 8° com altitude de 758m em relação ao nivel do mar e velocidade do vento em torno de 8 km/h
jackson
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Abr 25, 2005 6:06 am    Assunto: Responder com citação

nick,

não sou expert no assunto, mas do que lí até hoje, concluí que grãos maiores estimulam o crescimento acelerado das raízes, à procura de alimento e umidade através dos espaços "vazios", em contrário, solo de granulação pequena gera raízes curtas, pois encontram alimento e umidade com facilidade. Vi uma matéria há uns dois anos com fotos comparativas de dois pinheiros negros onde o plantado em terra de quintal apresentada raízes finas e curtas, enquanto o plantado em somente pedrisco tinha raízes mais grossas e compridas, além o desenvolvimento melhor do plantado no pedrisco.
Outra coisa, já lí, tbm, que deve-se usar a mesma granulação em todo o conteúdo do vaso, e é o que faço.
Acredito que as raízes de sua planta esteja encontrando muitos espaços vazios, por isso apresenta um crescimento exagerado no fundo do vaso.

[]s

"...Se errei, foi tentando acertar...."
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Abr 27, 2005 10:36 am    Assunto: Responder com citação

a colocação dos colegas em resposta ao tópico que propus é interessante. esclareço que não fiz referencia às minhas plantas. apenas, quis discutir sobre a possibilidade ou não de que as raizes, ao chegarem ao fundo do vaso, existindo ali um meio formado por pedras, que não retem umidade, se isso prejudicaria ou não essas raizes e o consequente desenvolvimento da planta.
É claro, como bem frisou um dos colegas, que quanto melhor o substrato, em termos de drenagem, melhor para o bonsai como um todo. mas a referencia discutivel é sobre o fundo do vaso, onde alguns usam pedriscos.
Há uma primeira camada, colocada com pedriscos ou pedras lisas tipo seixos, depois vem uma segunda camada, geralmente carvao vegetal ou qualquer outro composto(eu uso caco de telha), na terceira camada, a mistura idealizada por cada um. (eu uso caco de telha, pedrisco e granulos de terra de cumpinzeiro, esta última devidamente queimada).
No fundo drenante, é que reina o desconhecido, vez que não há, às vezes, preocupação com as raízes que ficam no fundo do vaso.
Há perda, portanto, de nutrientes e umidade, quando usamos fazer essa primeira capa drenante com pedrisco ou seixos ou qualquer outro material que não retenha umidade?
Se há, isso implica num atraso no crescimento/desenvolvimento da planta, seja ela um bonsai ou um pré-bonsai ou mesmo uma muda bruta?
Ou isso realmente não influi?

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Abr 28, 2005 9:08 am    Assunto: Responder com citação

Oi Nick, tudo bem?

Sobre a questão que voce levanta eu faria alguns comentários, a maioria deles decorrentes de aplicações práticas que fiz com meus bonsai.

1- pedriscos retém umidade sim, embora menos que matérias orgânicas ou mesmo inorgânicas de maior porosidade (tijolos ou telhas moídas). Eu já cultivei coníferas apenas com pedriscos como substrato, com ótimos resultados.

2- desde que o substrato utilizado apresente boa drenagem e não contenha partículas muito pequenas (mesmo que em pouca quantidade) , pedriscos no fundo do vaso são desnecessários,

3- em vários sites especializados em bonsai, recomenda-se usar mistura homogênea do substrato em todo o vaso (é assim que eu faço). Substrato em camadas, tanto de diferentes componentes, como de diferentes granulações, é desrecomendado, incluindo pedriscos no fundo.

4- Pela mecânica da capilaridade, a água se desloca dos grânulos maiores para os menores, ou seja, de baixo para cima nos vasos em que se usa pedriscos maiores no fundo e menores na parte superior. Em tese, uma superfície úmida ao toque, pode esconder um fundo seco, portanto, prejudicando as raízes inferiores.

5- Raizes mais grossas no fundo do vaso é normal, visto que elas crescem naturalmente para baixo e, quando novas, são sempre mais claras e grossas. São exatamente estas raízes as grandes responsáveis pela absorção dos nurtientes.
O fato delas serem ainda mais grossas quando se utiliza pedriscos no fundo, apenas confirma seu melhor desenvolvimento em substratos bem aerados.

6- Nos pedriscos do fundo, desde que a adubação seja correta, as raízes também encontrarão nutrientes dissolvidos e trazidos pela rega e mantidos na umidade dos pedriscos. Da mesma forma que são "lavados" pelas regas, também são renovados a partir das adubações feitas.

7- O fato das raízes saírem pelos furos de drenagem do vaso também é normal, visto que elas sempre buscam espaços vazios para se desenvolverem. Isto não significa necessáriamente que elas estejam em busca de nutrientes. Caso sejam colocados em mamadeiras, calro que vão encontrar ambiente rico e seu desenvolvimento será acelerado. Ao contrário, encontrando apenas o ambiente externo, secam.

8- Caso se tenha consciência que o substrato pode perder a drenagem ao longo do tempo e, portanto, se opte por colocar pedriscos no fundo, deve-se dar preferência a pedriscos ou cacos de arestas vivas e não os seixos rolados, uma vez que os primeiros estimulam uma maior ramificação das novas raízes.

Agradeço caso os colegas possam complementar ou corrigir meus comentários.

Abraço,
Charles
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Lando
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Abr 28, 2005 6:15 pm    Assunto: Responder com citação

Charles,

Você já disse tudo!

Nick,

Fato é que, com ou sem pedriscos no fundo do vaso, uma hora as raízes sairão pelo dreno. Sempre aconteceu comigo. Nada verifiquei de prejudicial à planta; as raízes secam normalmente se não tiverem contato com a umidade.
A sensação que tenho quando ultrapasso o período de podar as raízes e reenvasar é que aquelas raízes que saíram pelo dreno se atrofiam... Parece até que a planta "sabe" que depois daquele dreno não tem terra! Muito curioso!

Quem já teve essa sensação?

Até mais, pessoal!
Lúcio Manoel Picanço
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Abr 29, 2005 8:58 am    Assunto: Responder com citação

Nicky,
Muito boa a sua colocação, é uma dúvida que também tenho. Até porque uso em alguns vasos colocar pedrinhas no fundo dele.
Como também reparo, que em alguns outros, o qual fiz substrato com até 50% de pedrisco, raizes saem pela furação, principalmente as primaveras.
Valeu. Um abraço para todos.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: