FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

jabuticaba na sacola o que devo fazer
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
fireenddark

MensagemEnviada: Dom Ago 26, 2007 4:53 pm    Assunto: jabuticaba na sacola o que devo fazer Responder com citação

Question eu comprei uma muda de jabuticaba ela está com a rais um pouco exposta e ainda esta na sacola, o que eu devo fazer primeiro? 1cortar as raízes 2-cortar os galhos e aramar ou o que? eu ja perdi 6 mudas de ip^e 3 de jabuticaba, em todas elas eu podei as raizes e os galhos, com isso deu um fungo que se espalhou para todas elas e nao sobrou nem uma para comtar a historia ou melhor so sobrou uma muda de ipê amarelo que resistiu.
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Ago 26, 2007 7:33 pm    Assunto: Responder com citação

fireenddark,

Eu gosto de formar jabuticabeiras em vasos grandes ou plantadas no chão. Primeiro educo tronco e galhos só quando a parte aérea já está bem formada é que retiro do vaso ou do chão, faço a poda e educação das raízes e planto em vaso de bonsai. Não são todas as plantas que suportam poda de raízes e galhos ao mesmo tempo. É melhor fazer os dois procedimentos em épocas diferentes.

Do amigo Geraldo Inocêncio
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
fireenddark

MensagemEnviada: Seg Ago 27, 2007 9:11 am    Assunto: Responder com citação

geraldo
entao é melhor eu podar os galhor e passar o arame e depois de um bom tempo deverei retirala da sacola e podar as raizes?
eu vou colocar uma foto dela para voce me da uma opniao como eu deverei proceder nessa poda!
A calda sulfocalcica serve para cortes nas raizes?
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Ago 27, 2007 8:23 pm    Assunto: Responder com citação

fireenddark,

Vou aguardar a postagem de sua planta. A calda serve também para cortes de raízes, embora seu efeito seja mais passageiro do que nas partes aéreas da planta.

Do amigo Geraldo Inocêncio
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Ago 27, 2007 9:35 pm    Assunto: Sulfocálcica X Cicatrizante Responder com citação

Gustavo

Embora a calda sulfocálcica seja um eficiente fungicida e bactericida, ela deve ser utilizada com muita caução em partes vivas da planta. Portanto, eu aconselharia que nos cortes recentes você aplique uma boa pasta cicatrizante, que além de selar o corte também atua como fungicida ou bactericida, sem ameaçar as partes vivas da planta.

"Recife (PE)"
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Ago 28, 2007 10:23 am    Assunto: jabuticabeira Responder com citação

Gustavo,
também sou iniciante na arte mas vou te passar a minha experiência. Tenho várias jabuticabeiras; algumas comprei num viveiro e vieram em latas de 20 litros. Outras comprei na feira e estavam naquele plástico preto (balainho). Acho que deve ser esse o caso da tua muda.
Acho que deve tirá-la do plástico e transplantá-la para um vaso maior com substrato adequado: matéria orgânica e areia grossa o quanto antes. Quando retirar vai ver uma raiz mais grossa (pivotante) que deve ser cortada tomando o cuidado de passar uma pasta cicatrizante/selante (pode ser pasta de dente). Na natureza a função desta raiz é a fixação da planta no solo; a alimentação é feita pelas raízes finas... Se tiver muitas raízes finas, corte um pouco...
Se a muda estiver com muitas folhas você pode fazer uma desfolha parcial para diminuir a evaporação pelas folhas já que a muda com o transplante estará debilitada; mas não adube por enquanto...
Tenho feito assim com as minhas mudas e até agora só perdi a primeira, que resgatei da casa de um amigo. Como eu entendia menos do que agora, podei as raízes e deixei aquela copa frondosa!!!
Não deu outra...morreu com poucas semanas...
Espero ter ajudado; se falei alguma besteira os colegas podem me corrigir...
Um abraço.
Edson.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: