FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Buxinho
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Ago 29, 2007 8:34 pm    Assunto: Buxinho Responder com citação

Amigos aí está uma das minhas plantas. Segundo a dona do viveiro tem de 5 a 6 anos. Como foi uma das minhas primeiras, com menos experiência ainda; a poda ficou um horror!!! E é claro!!! Como todo iniciante que se preza, não resisti à tentação de colocá-lo já num vaso de bonsai. Por sinal um vaso de plástico!!! rsrsrs...
Vou esperar pelas novas brotações agora na primavera e ver se consigo melhorar. Vi na revista "Como Cultivar Bonsai" uma matéria sobre micro orquídeas em bonsai. Não resisti de novo e já fiz a minha gracinha...rsrsrs
Um abraço...
Edson.

O buxinho

A(s) orquídea(s)

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Ago 29, 2007 8:49 pm    Assunto: Qual o valor??? Responder com citação

É uma pergunta muito dificil de responder... Na minha modesta opinião o valor sentimental que o dono tem por sua arvore sempre deverá ser levado em conta...

Foi com estes "mausais", que despertei minha paixão por esta arte, que hoje apesar de saber um pouquiquinho mais, tenho um caminho enorme para seguir. Tenho absoluta certeza que vc irá procurar mais informações sobre a arte e modificará sua planta futuramente e aprenderá muito mais sobre bonsai.

Não se preocupe pois todos, mais todos mesmos são cometeram inumeros erros, e é somente assim que aprendemos.

Abraço fraterno
attilaokada
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Ago 29, 2007 10:26 pm    Assunto: Responder com citação

Pois é, eu também estou cheio de plantas e nenhum bonsai por enquanto, hehehe. A gente acaba se apegando pelas plantas de treino, porque elas se desenvolvem na mesma proporção que a gente.

Muito interessante estas mini orquídeas, nunca tinha visto! Elas florececem?

Bom este seu buxinho pra mim tem bastante potencial de trabalho e pra quem está aprendendo isso é o mais importante em uma planta. De que adianta um bonsai pronto ou uma planta sem potencial nenhum né.

Sugiro como um próximo passo você escolher um dos estilos básicos e seguir experimentando assim mesmo como está fazendo, até você conhecer as nuances e características de cada estilo.
Conhecendo todos os principais estilos, você conseguirá produzir ótimas obras artísticas desenvolvendo quanquer planta no estilo dela mesma.

Eu também adoro sair experimentando, então minhas dicas são, na próxima poda:

Ou corte os dois galhos principais uns 3 dedos depois da bifurcação para formar um estilo vassoura com as ramificações que surgirem:

Ou corte somente o galho da direita na segunda bifurcação, tirando a parte mais grossa, deixando somente aquele galho fininho que cai pra direita, para formar um tronco duplo.

Ou ainda corte o galho da direita por inteiro e siga um literati

A primeira opção é uma poda drástica, somente faça se a planta tiver bem saudável.
É isso ai, espero ter ajudado.
Abraços.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Ago 30, 2007 12:52 am    Assunto: Responder com citação

Attila,
em primeiro lugar, obrigado pelas sugestões; vou levá-las em consideração antes de fazer qualquer intervenção.
As orquídeas ainda não floresceram. Que pena!!
Na revista "Como Cultivar Bonsai" n.o 9 tem a matéria com as fotos de alguns bonsais do João Chaddad Jr: uma primavera, pinheiro negro, lantana, eritrina e até uma paineira. Cada um mais lindo que o outro!!! Se você puder, não deixe de ler. As páginas do meu exemplar já estão todas coladas de tanto eu babar em cima; rsrsrs...
Um abraço.
Edson.

PS - Na revista, n.o 7 pág 19 tem outro dele; uma micro orquídea num Jequetibá-rosa que vou te contar uma coisa... é de cair o queixo!!!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: