|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
flavio bonsai 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Ago 31, 2007 1:48 pm Assunto: mudança de vaso de um buxinho. |
|
|
Olá pessoal resolvi compartilhar com vcs esse trabalho de mudança de vaso.
já havia dois anos que não era feito poda de raiz nesse buxus.
nebari
retirado do vaso .
observem quantidade de raiz.
raizes podadas
no novo vaso.
agora no vaso maior e com um substrato adequado creio que no proximo ano estará com a copa definida e bem melhor. _________________ Se creres verás a glória de Deus. |
|
|
 |
FrK_leal 3.o PASSO

Registrado: 19/07/05 Idade: 42 Mensagens: 589 Localização: Joinville - SC
|
Enviada: Sex Ago 31, 2007 2:01 pm Assunto: |
|
|
Flavio, como sua planta me parece mais um hokidashi, acho que seria mais interessante se vc plantasse a mesma sem a inclinação, ela tem uma base bonita, com as raizes bem radiais e fortes, acho que ficaria melhor....
bem bonito seu buxinho _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
(Meu aquario é minha televisão)
frkdesign.blogspot.com |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Sex Ago 31, 2007 8:56 pm Assunto: |
|
|
Flávio,
as mesmas palavras de Frk para te dar uma idéia de como está não conforme para a planta. Se colocar a planta na posição vertical o vassoura já estaria quase pronto. Mas o mais importante seria a base, tão difícil de ser conseguida de forma natural. A sua já está assim e você está jogando fora. Dê uma olhada.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
flavio bonsai 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Ago 31, 2007 9:39 pm Assunto: |
|
|
e vou dar uma estudada nisso ainda esta em tempo ,envasei ela essa semana da pra modificar
valeu pela dica
abraços. _________________ Se creres verás a glória de Deus. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Set 01, 2007 12:47 am Assunto: bonsai |
|
|
Flavio,
Devia ter levado esse buxinho aos nossos encontros. Certamente, poderia ter um resultado mais satisfatório. Mas, como não o fez, ainda dá tempo, pelo que vejo, de realizar um trabalho mais a contento.
Uma dica: retirar a planta desse vaso, forçar as raizes aparentes para baixo, prendendo-as uma a uma sobre uma tabuazinha redonda, de maneira a fixar um bom e melhor nebari. Claro, nesse caso, sua planta deverá ser reeducada, pois para formar um estilo hokidashi é preciso mais que simplesmente aramar os galhos na posição em que se encontram.
Embora a primeira vista o buxus pareça uma planta fácil de ser estilizada nesse sentido, é preciso lembrar que educar um bonsai, em qualquer estilo, não é assim tão simples. Há que se estar preocupado com a densificação da copa, criando ramificações minuciosas, que irão dar à sua planta a aparencia de uma planta mais velha, como as que encontramos na natureza.
Tendo o nebari distribuido e fixado devidamente sobre uma tabuinha redonda, deverá estar plantando o conjunto novamente em um vaso mais apropriado: uma bacia plastica, grande, perfurada no fundo e na lateral, onde deverá permanecer por uns tres anos, tempo útil para formar o raizame e tambem para reestruturar a parte aerea. Plantar o buxus na posição correta, no caso, não é só endireitar o caule. É preciso mais, muito mais, para formar com ele um belissimo Hokidashi. Mas voce está no caminho.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
flavio bonsai 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Set 01, 2007 7:24 am Assunto: |
|
|
grande nick , sempre muito oportunas suas observações muito obrigado pelo toque .
quem sabe uma visita em seu viveiro e vc me ajuda a desenvolver isso
que mencionou .
já que estou te devendo uma visita á tempos.
um grande abraço . _________________ Se creres verás a glória de Deus. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|