Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
sdlucca 1.o PASSO

Registrado: 09/07/06 Mensagens: 111 Localização: Cafelândia - Pr
|
Enviada: Sáb Set 01, 2007 2:34 pm Assunto: CALIANDRA II |
|
|
Opa!!
Comecei a trabalhar esta caliandra em abril de 2007, a primeira foto mostra como ela esta hoje e a ultima mostra uma projeção do que eu espero, seja o futuro dela.
a planta tem 32 cm de altura e 3 cm de base, possui uma boa estrutura de galhos e copa em pleno adensamento.
Pretendo fazer uma desfolha e aramação mais minuciosa dos galhos terciários e tambem ir reduzindo gradativamente a as raízes.
Por favor, opinem.
Abraço!!
Silvio.
Foto Atual.
Projeto.
 |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Sáb Set 01, 2007 5:33 pm Assunto: |
|
|
lucca,
acho que a tua caliandra tem bom movimento de tronco e boa distribuição de galhos para um Moyogi (ereto informal).
Mas como alguém já disse no fórum, "criticar é fácil" ; eu acho que depois do primeiro galho à direita, a planta não tem conicidade no tronco e isto é um pecado!!! A solução para este problema, vamos deixar para os mais experientes, rsrsrs...
Um abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Sáb Set 01, 2007 5:33 pm Assunto: |
|
|
lucca,
acho que a tua caliandra tem bom movimento de tronco e boa distribuição de galhos para um Moyogi (ereto informal).
Mas como alguém já disse no fórum, "criticar é fácil" ; eu acho que depois do primeiro galho à direita, a planta não tem conicidade no tronco e isto é um pecado!!! A solução para este problema, vamos deixar para os mais experientes, rsrsrs...
Um abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
sdlucca 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Set 01, 2007 8:14 pm Assunto: |
|
|
Ola!!
edson0605, na foto ela aparenta ter este defeito mais é só excesso de arame, e também o tronco faz uma curva para a frente dando a impressão de falda de conicidade.
Agradeço seus comentários e criticas.
Abraço!
Silvio. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sáb Set 01, 2007 9:30 pm Assunto: |
|
|
Olá Lucca!
Gostei da planta e do trabalho realizado. Parabéns!
Só não deixe ela aumentar a altura mais do que isso. Ela está um pouquinho alta. Com o tempo ela irá engrossar o tronco, rapidamente.
Muito boa a estilização.
Abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
sdlucca 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Set 02, 2007 9:56 am Assunto: |
|
|
Valei elio pelas dicas.
Pretendo manter a altura dela assim como está, como você disse, ela engrossando um pouco vai compensar a altura e assim ficaria dentro das proporções.
Abraço.
Silvio. |
|
|
 |
Frangors
Registrado: 05/07/07 Mensagens: 60 Localização: Rio Grande - RS
|
Enviada: Dom Set 02, 2007 1:27 pm Assunto: |
|
|
Ola! Parabéns pela planta!
Ela possui uma sinuosidade bem interessante! Como o colega falou ficaria bem em um moyogi!
Mais uma vez, belissimo exemplar!
Editado pela última vez por Frangors em Ter Set 04, 2007 1:25 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Seg Set 03, 2007 7:42 am Assunto: |
|
|
Lucca, gostei muito da sua calliandra, deixa alguns ramos de sacrifício crescerem livres para ajudar a engrossar o tronco. A calliandra é uma das minhas preferidas.  _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Seg Set 03, 2007 9:39 pm Assunto: |
|
|
Lucca,
realmente ela está muito boa. A copa tem conicidade e o tronco tem bom movimento. Resta mesmo o aumento do diâmetro do tronco. Mas tem que deixar em vaso maior para acelerar, quem sabe o escorredor/mamadeira por mais um ano já te daria este resultado.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
duprat 5.o PASSO

Registrado: 29/05/06 Mensagens: 942 Localização: Niterói - Rio de Janeiro
|
Enviada: Ter Set 04, 2007 1:35 am Assunto: |
|
|
Caro Luca,
achei o trabalho muito bem encaminhado. A formação das copas vai ser festa e creio que lhe dará muitas alegrias. Uma copa mais integra ou com patamares mais marcados ficará bom de todo jeito e creio que poderá experimentar ambas soluções.
Como indicado pelo darkaso engrossar o tronco ficaria ainda melhor.
mas o que queria acrescentar é fato do trabalho maior me parece ser o da formação do nebari e redução da altura das raizes. Em sua projeção você criou um morrinho. Tente evitá-lo e pensar em um vaso extremamente raso.
Particularmente seguiria o conselho do Darkaso e colocaria em um escorredor por uns anos. Entretanto somaria a esta fase de engorda uma poda gradativa do pivo central da raiz, visando o vaso mais baixo possivel. Caberia bem aquela técnica de colocar uma pequena tábua aparafusada na base do tronco para forçar a formação de raizes radiais. Em poucos anos você teria um belo nebari. _________________ Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.
Duprat |
|
|
 |
sdlucca 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Set 04, 2007 8:35 am Assunto: |
|
|
Opa!
Muito obrigado darkaso e duprat por opinar, o duprat tem razão o meu maior trabalho vai ser o de reduzir as raízes, eu tava pensando em realizar o anelamento para a formação de novas raízes, será que funciona?
Algum de vocês já tentou realizar o anelamento?
Porque para este trabalho ficar bom mesmo será imprescindível a formação de um bom nebari.
Abraço!
Silvio. |
|
|
 |
sdlucca 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Set 04, 2007 2:21 pm Assunto: |
|
|
Opa!!
segue varias fotos mostrando a evolução da planta até hoje.
A primeira foto foi tirada quando ele chegou aqui em casa em abril deste ano.
foto atual
projeção
Abraço!
Silvio. |
|
|
 |
|