|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Gladson
|
Enviada: Seg Ago 27, 2007 8:57 pm Assunto: Ficus, como proceder? |
|
|
Boa noite,
É um prazer postar nesse instrutivo fórum.
A questão é a seguinte:
Comprei uma muda de ficus com aproximadamente 30cm de altura e um tronco que considerei grosso e bonito por sua forma entrelaçada. Entretanto, estou numa dúvida terrível se ponho na escorredeira/mamadeira ou não. Dúvidas tb sobre qual forma se assentaria melhor nele. É minha quarta tentativa de ter um bonsai. Agradeço as sugestões antecipadamente.
Fotos de perfis e detalhe do tronco.
[/url]http://gladsonmuritiba.gigafoto.com.br/[url][/url] _________________ Gladson Muritiba |
|
|
 |
Gladson
|
Enviada: Seg Ago 27, 2007 8:58 pm Assunto: |
|
|
_________________ Gladson Muritiba |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Ago 27, 2007 9:24 pm Assunto: Editado |
|
|
Gladson
Aqui está o link das fotos que você deseja mostrar:
http://gladsonmuritiba.gigafoto.com.br/
Este é um exemplar da espécie Ficus benjamina. Eu temo informá-lo que esta forma de mudas trançadas, apesar de ser apreciada popularmente como planta ornamental, não se presta ao desenvolvimento de um bonsai de qualidade, pois as marcas do tronco não desaparecem mesmo depois de muitos anos. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Ago 28, 2007 12:31 am Assunto: bonsai |
|
|
Ferreira, desculpe contrariá-lo meu bom amigo, mas se o colega adicionar outras mudas de ficus ao caule trançado, sem trançar novamente, fazendo o que chamamos de enxerto por encostia, em pouco tempo irá ter um caule diferenciado, em que a trançagem não será tão pronunciada, desaparecendo por completo graças a esse recurso.
Estou formando uma nova estrutura de tronco, em um pré de ficus com caule trançado, de um amigo, usando justamente essa técnica. Recomendo apenas que lembre-se de rasgar no caule uma fissura, expondo a madeira, fazendo o mesmo tanto no tronco da planta principal, como na parte do caule das mudas que irão ficar em contato, para facilitar a fusão. O ficus, como se sabe, funde muitissimo bem e rapidamente terá em mãos um ótimo resultado.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Gladson
|
Enviada: Ter Ago 28, 2007 8:39 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pelas opiniões, Ferreira e Nick. Mas foi justamente isso que me deixou encantado nessa planta (o tronco entrelaçado). Portanto, peço que, pulando esse detalhe enorme, qual procedimento deveria adotar agora? Me afeiçoei a plantinha.
Abraços _________________ Gladson Muritiba |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Ago 28, 2007 10:20 pm Assunto: Contradito? |
|
|
Caro Amigo Nicky
Você até poderia, pois tem todo o direito, de me contrariar. Aliás, seu grande conhecimento é patrimônio para isto mesmo. Mas eu não acho que o tenha feito, não desta vez!
Um abraço, _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Gladson
|
Enviada: Dom Set 02, 2007 9:02 am Assunto: |
|
|
Bem, hoje transplantei o ficus para o escorredor. fiz uma proporção de 70% areia grossa e 30% do próprio torrão onde ele estava plantado.
Alguém poderia me dizer qual o próximo passo?
Devo proceder a aramação agora?
E poda?
Devo deixá-lo ao sol ou meia sombra?
São muitad dúvidas.
|
|
 |
Gladson
|
Enviada: Qui Set 06, 2007 8:39 am Assunto: |
|
|
Colegas,
Continuo com as dúvidas acima.
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|