|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
ADAC

Registrado: 06/09/07 Mensagens: 57 Localização: São Caetano do Sul-SP
|
Enviada: Ter Out 09, 2007 1:47 pm Assunto: Alguns trabalhos ... TUIAS |
|
|
Duas tuias que sozinhas estavam super "sem graça". O tronco foi escurecido com betume, e tinha um formato tão interessante que as duas tuias encaixaram nele, sem precisar qualquer tipo de fixação drástica. Agora é esperar para ver o que as plantam decidem ser quando crescer ...
Tuia azul varrida pelo vento. Veio praticamente do jeito que está. Só estou deixando ela recuperar do transplante para dar uma trabalhada nessa copa. Vejo um potencial enorme nessa garota!
Duas tuias azuis (eu presumo, estas estão meio diferentes, alguém acha que não são tuias azuis? O que seriam então?) plantadas em rocha de aquario marinho que estavam dando sopa por aqui.
Agradaço pelas críticas e sugestões, acredito que estão bem encaminhadas, mas não sei bem o que fazer na segunda, e mesmo na primeira, estão como saíram do vaso, nenhuma estilização ainda. Replantadas semana passada, pretendo podá-las um pouco mais prá frente para não estressar. _________________ ANDREA D. A. CAMARGO |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Ter Out 09, 2007 9:11 pm Assunto: |
|
|
Adac,
sua primeira planta tenho a impressão que quis fazer um tanuki. Tudo certo se não fossem duas e elas nem parecem que estão agarradas no tronco. Para esta técnica deve fazer com que o tronco e a planta sejam uma coisa só. O betume fez parecer um conjunto tatalmente fora do contexto, apesar de ter ficado bonito com um conraste interessante. Pde até fazer com mais de uma muda, mas tem que parecer que é apenas uma.
A segunda só vai dar para saber o estilo mais interessante após uma desfolhada para limpar um pouco e ver o tronco e galhos melhor, dando para ver como seguir daí. Ele aparenta ainda que pode ser um han-kengai também, dependendo da agulação escolhida.
A terceira já comentei no outtro tópico.
Espero que entenda que quero ajudar, só assim poderá ter seus bonsai e ter orgulho da trabalho feito corretamente. A melhor forma de ter sua própria opinião e distinção do que é bom ou não, é vendo muitas fotos de bonsai formados. Foi assim que aprendi a perceber o certo e o errado nas minhas e nas fotos que vejo no fórum.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
ADAC

Registrado: 06/09/07 Mensagens: 57 Localização: São Caetano do Sul-SP
|
Enviada: Qua Out 10, 2007 1:45 pm Assunto: |
|
|
Na verdade não chega a ser um tanuki, uma vez que esse tronco tinha exatamente o detalhe que vc destacou: bastou encaixar as plantas nele, nenhum método mais drástico de fixação foi necessário. Elas estão bem folgadas nesse "agarre", então eu fiz apenas para ficar um conjunto mais bonitinho, enquanto elas crescem e definem o que querem ser da vida.
A sugestão de se usar duas mudas escolher da mesma espécie, essa com certeza vou adotar: o detalhe é que eu não encontro mais dessa tuia amarela, e ela sozinha ainda não tem cara de nada senão muda ... aliás, vc saberia dizer exatamente a espécie? Deve facilitar a minha busca ...
Há realmente um contraste bem forte no conjunto... na verdade por isso que coloquei a tuia amarela junto ao tronco escuro. Mas é apenas provisório enquanto não decido o que fazer com a planta. Observarei mais a harmonia do conjunto quando fizer algo mais definitivo, valeu!
A segunda: pode-se desfolhar tuia azul? Sempre ouvi aqui mesmo sobre a dificuldade em se lidar com essa planta, e essa eu herdei de um amigo do serviço ... como devo proceder essa poda?
Não só aceito como agradeço muito a sua opinião e desculpe a enxurrada de questões!
Abraços _________________ ANDREA D. A. CAMARGO |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Qua Out 10, 2007 9:04 pm Assunto: |
|
|
Adac,
não sei o nome da tuia amarela, mas se está procurando ainda um estilo para ela, espere mais um tempo mesmo. As duas mudas seria no caso de fazer um tanuki ou um penjing. Como está apenas alocando-as para esperar o futuro, não se preocupe com isto.
Não sou muito adepto de tuias, pinheiros ou junípeos, sei muito pouco sobre eles por simples desinteresse em cultivar, por isso não vou te indicar alguma forma de proceder com a poda. Vamos esperar outros colegas mais experientes na espécie, aprendo com eles também.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|