FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Dúvida- Poda aérea e Poda das raises
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
calao

MensagemEnviada: Qui Set 06, 2007 9:13 pm    Assunto: Dúvida- Poda aérea e Poda das raises Responder com citação

Olá boa noite, estou em dúvida sobre poda aérea e poda de raízes , comprei na segunda quinzena de Agosto 15 mudas de diversas qualidades, todas vieram em saco plástico, algumas que não precisava fazer a poda aérea já transplantei p/ vaso, más tem umas cinco mudas ainda p/ transplantar, podar as raízes e fazer a poda aérea, posso fazer as duas podas juntos? as mudas não irão sentir?As duas podas são feitas agora no começo de setembro correto? más se eu só tirar do saco plástico elas estão muitos altas, preciso de orientação. Obrigado
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Set 06, 2007 10:12 pm    Assunto: Responder com citação

calao,

Embora a maioria das plantas suporte bem os dois procedimentos juntos, a prudência recomenda que se faça um de cada vez. Primeiramente pode as raízes e passe as plantas para os vasos. Aguarde elas recuperarem e posteriormente faça a poda dos galhos, assim com certeza você não correrá o risco de perder nenhuma planta.

Do amigo Geraldo Inocêncio
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Set 06, 2007 10:14 pm    Assunto: Podas Responder com citação

Calao

Faça poda de raiz somente quando realmente for necessário. A poda de raízes pode ser recomendada se o objetivo for induzir o aparecimento de mais raízes finas, de absorção. Se tiver que podar muito as raízes, faça em etapas, um pouco a cada transplante.

Se for realmente impossível transplantar sem boa poda de raízes, então pode diminuir um pouco da copa. Mas não há nenhum motivo científico para que seja recomendada a poda de raízes somente por ter reduzido a parte aérea.

Resumindo, caso seja obrigado a podar muito as raízes, deve podar também parte da copa para reduzir a murcha por desidratação. Por outro lado, se tiver que reduzir a parte aérea, não tem porque reduzir também as raízes se elas cabem no vaso.

"Recife (PE)"
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
calao

MensagemEnviada: Sex Set 07, 2007 9:16 am    Assunto: Agradecimento Responder com citação

Olá bom dia, queria agradecer ao Geraldo e ao Ferreira pela orientação prestada, sou novo nesta Arte, más tenho certeza que irei aprender muito com vocês deste Forum.
Luiz Carlos - calao
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
flavio bonsai
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Set 07, 2007 2:44 pm    Assunto: Responder com citação

ai amigo vc tem boas orientações concordo com o ferreira .
sem discordar com o geraldo .
um abraço
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Set 07, 2007 7:18 pm    Assunto: Re: Podas Responder com citação

Olá Calao

Ferreira escreveu:
...Resumindo, caso seja obrigado a podar muito as raízes, deve podar também parte da copa para reduzir a murcha por desidratação. Por outro lado, se tiver que reduzir a parte aérea, não tem porque reduzir também as raízes se elas cabem no vaso.

Concordo com Amigo Ferreira...se não for necessário podar as raizes, é um indicio de que o transplante também não será de todo necessário, a não ser que seja para um vaso maior de treinamento...para ver se é necessário deveria bastar levantar o substrato do vaso, mas como vocês têm Bonsai de tamanhos consideráveis, não sei...presumo que já não deva ser assim tão fácil Confused .

As raizes cortam-se por terem crescido e ocupado o lugar do substrato, verificando que este será quase inexistente...por estarem demasiados grandes para o vaso em questão...

O corte como foi referido, será/é para estimular a um novo desenvolvimento das raizes de captaçao...
Devem ser cortadas ( salvo se no momento, se verifiquem ser essenciais à sua sobrevivência) todas aquelas que prejudiquem ou venham a prejudicar o futuro nebari; as raizes grossas (de amazenamento) e algumas de captação se, se verificarem,estar demasiado extensas, quando desenroladas.

Quando se efectua uma poda no sistema radicular, na mesma percentagem deve ser efectuada uma na copa ( p/ Compensação Hidrica), se não o fizer...ela não vai morrer, mas ficará seguramente mais debilitada...porque a demanda de água que a folhagem necessita para cumprir as suas funções, vai/irá ser demasiada para um sistema radicular em convalescença, que nesse momento requer toda a energia possivel, para se recompor da respectiva intervenção...

Eu sempre que procedi ao transplante das minhas, fiz os dois procedimentos, por vezes até os 3 , mas nesses casos de impaciência, alguns resultados vieram a revelar-se fatais...assim fiquei-me pelos dois...por vezes, também me parece ser mais sensato fazer como refere o Amigo Geraldo...principalmente, dependendo da espécie é melhor nem esticar a corda Wink

Também não será demais salientar/recordar que o estado de saúde da Planta, tem bastante peso para a execução ou não de qualquer destes procedimentos.

Boa sorte.

Castro

Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Set 07, 2007 8:27 pm    Assunto: Responder com citação

flavio henrique da silva escreveu:
ai amigo vc tem boas orientações concordo com o Ferreira .
sem discordar com o Geraldo .
um abraço

Flavio

Eu demorei digitando minha mensagem, por isso a do colega Geraldo chegou antes. Eu concordo inteiramente com você e, portanto, também com o Geraldo e com o Castro. A discrepância de respostas foi apenas aparente, uma vez que escrevi sem ler antes o que escreveu o Geraldo. Pareceu que eu estava discordando dele, mas, repito, foi apenas na aparência!
Aliás, costumo repetir: "Um estresse por vez e que seja o menor possível".
Ao Geraldo, peço desculpas pelo mal entendido!

"Recife (PE)"
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Set 09, 2007 7:12 am    Assunto: Responder com citação

Ferreira,

Suas opiniões e a dos outros amigos estão todas corretas. Recomendei fazer os dois procedimentos separados justamente porque os iniciantes ainda não conhecem quais plantas são mais resistentes e talvez ainda não saibam avaliar o estado geral da planta, motivo pelo qual a cautela nesses casos é recomendada.

Grande abraço a todos
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: