FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

BOUGANVILLEA / PRIMAVERA VELHINHA
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Set 13, 2007 5:03 pm    Assunto: BOUGANVILLEA / PRIMAVERA VELHINHA Responder com citação

Uma mostra pequena de um "tronquinho" coletado há alguns anos por mim e o bonsaista Glauco Felix, que estamos tentando converter num bonsai. Nosso ultimo trabalho foi um ataque à madeira, criando um trabalho original e diferenciado, talvez objeto de critica por parte dos colegas e amigos contrários a trabalho de jin nessa espécie, mas que resultou particularmente bonito e exótico. A planta tem brotado bem e apresenta, atualmente, forte e bem posicionada brotação. Tenho tido o cuidado de selecionar os melhores galhos, pinçando folhas comuns e modificadas (braqueas), para adequar sua estruturação aerea:

http://www.gfoto.com/GetUserPic.asp?uid=9DC7CE5CF2F5485F935954C3B108E780&alid=21100&pid=4571127&size=3

A preocupação agora é com a formação de uma estrutura bem densificada, que está sendo levada a efeito com poda sucessiva, desfolha e aramagem.

http://www.gfoto.com/GetUserPic.asp?uid=9DC7CE5CF2F5485F935954C3B108E780&alid=21100&pid=4571123&size=3

O vaso que irá acondicionar essa "potencia" é do mesmo tamanho e formato mostrado anteriormente aqui no forum, que tambem irá ser usado (outro, é claro), para acondicionar a primavera do grande amigo Dom Mario Garcia, em seu Atelier, no próximo encontro ano que vem:

http://www.gfoto.com/GetUserPic.asp?uid=9DC7CE5CF2F5485F935954C3B108E780&alid=21100&pid=4571118&size=3

Essa planta tem em torno de 98cm de circunferencia de tronco na base (nivel do solo), e algo como 1,15cm de altura. Graças ao trabalho de shari, seu peso total desceu dos iniciais 87 kg para 69kg, sem contar as ramas e brotações. As raízes são todas capilares (de alimentação). Não há pivotantes, nem raízes grossas abaixo da linha do solo. A planta tem, hoje, em torno de 58 a 62 anos, e estava originalmente plantada no patio de uma das escolas mais antigas, da primeira cidade-dormitório de Brasilia, Nucleo Bandeirante, inicialmente conhecida por "cidade livre". Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Set 13, 2007 6:53 pm    Assunto: Vera Responder com citação

Nicky

Os trabalhos de madeira morta realçaram uma ótima característica desta primavera: a idade!

O ângulo de frente dela deve ser fabuloso, principalmente após a colocação no vaso de bonsai.

"Recife (PE)"
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Set 14, 2007 9:32 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Ferreira,

Realmente essa "prima" apresenta uma frente bem interessante, e ficará excepcionalmente bela após o envase. Disponho do vaso, aliás, e aguardo apenas as primeiras chuvaradas aqui no planalto central, quando então a umidade do ar irá dar uma melhorada, para proceder a esse trabalho. Claro, irei fotografar tudo e depois postar aqui, para voce ter uma idéia mais clara dessa planta. Very Happy

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Set 14, 2007 5:52 pm    Assunto: Chuvas Responder com citação

Nicky

Mesmo que já tenhamos comentado muitas vezes as nossas diversidades climáticas, achei interessante acrescentar um pequeno comentário. Enquanto aí no Planalto Central você está aguardando aumentar a humidade, nós aqui no Litoral Nordesdino estamos saíndo da Estação Chuvosa. Setembro para nós marca não exatamente a Primavera, mas a entrada da Estação Seca, que irá até maio.

Será aguardado com prazer o próximo envase desta linda primavera!

"Recife (PE)"
GustavoO
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Set 14, 2007 7:54 pm    Assunto: Responder com citação

Nicky,
Impressionante essa primavera! Tô boquiaberto c/ esse seu "tronquinho"!
Nunca havia visto um exemplar dessa planta com um tronco tão grosso!
Espero q a minha mudinha q plantei no domingo e tem só 2 aninhos de idade chegue lá!
Abraços e parabéns!
Paulo Henrique de S. Garc
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Set 14, 2007 8:59 pm    Assunto: Responder com citação

Nicky, belo "toquino", é quase uma estaca, hehehehe!
Já morei em Bsb, e quando vc. fala da cidade, como do Núcleo dos Bandeirantes, me enche de saudades....meus tios ainda moram ae, embora estejam passando uma temporada em portugal, quando eles voltarem, pretendo dar uma passada ae, gostaria de saber onde é o clube do bonsai e fazer uma vizita para conhecer suas maravilhas pessoalmente, pois o que vejo dos seus trabalhos aqui no fórum me deixam "com água na boca"...quando vc. falou que essa "prima" era da cidade dormitório mais antiga do DF, logo achei que era da Vila Planalto...bom deixa de nostalgia...PARABÈNS pelo "toquinho" e não deixe de postar a evolução dele...e que a chuva cheque logo, hehehehe

Um grande abraço e

Té mais...

Ps.: o Luciano (Ebreo) saiu do Fórum?
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Set 15, 2007 12:58 am    Assunto: Responder com citação

Maravilhosa planta e trabalho desenvolvido. Achei particularmente impressionante o tronco robusto e vigoroso, características fundamentalmente masculinas, alegremente florido. Me cativou e tenho voltado frequentemente para ver está planta novamente.

Estou cá torcendo para as chuvas chegarem logo nestas bandas do planalto central.

Parabéns.

Duprat
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
sergioturbo10
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Set 15, 2007 5:21 pm    Assunto: Responder com citação

Quando ela tiver uma estrutura de galhos compativel com o diametro do seu tronco, será uma bela planta.
A proposito quantos anos levará, alguém sabe?

É isso ai Nicky! sempre tentando tirar o médico de dentro do monstro.

abraço
Mateus 11:28-30
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei... (JESUS)

http://www.forumnow.com.br/vip/foruns.asp?forum=49366
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Set 15, 2007 8:53 pm    Assunto: Responder com citação

Nicky,

tá horrível isso aí, joga fora no meu quintal que não tem problema, te livro desse peso aí!!!

Já postou ela em algum tópico. Mostrava o trabalho feito certo? realmente ficou muito bom o tronco, muito diferenciado. As fotos não mostram muito bem a estrutura, mas dá pra ver que será uma planta muito boa. A cor que o trnco adquiriu já está parecendo que ela é muito velha.

T+
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Set 17, 2007 5:46 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Agradeço aos nobres colegas e amigos pelos ótimos comentários sobre essa "priminha". É sempre estimulante descobrir, através de todos, que estamos no caminho certo e que nossa plantinha agrada. Very Happy

Essa "priminha" é realmente quase uma estaca, vez que eu e o Glauco a deixamos praticamente sem nenhuma raíz, seja grossa ou fina, de maneira que apenas depois de ficar "marinando" num caixote de areia, recebendo rega diária, foi que essa belezura apresentou-se pronta para nossa dura tarefa de adequá-la. Very Happy

Sergio, o tempo é o senhor da razão, e a paciência, sua melhor amiga. Então, meu chapa, leve o tempo que levar, a estruturação da copa irá acontecer, e certamente iremos harmoniza-la o maximo possivel com a estrutura do tronco. Very Happy

Dark, meu chapa, anteriormente, em postagens mais antigas, eu havia mostrado o famoso passo-a-passo do arranque dessa bruta, bem como sua desenvoltura ao longo desses anos de cultivo, em fotos arquivadas no site do nosso clube de bonsai. Aos colegas que tiverem curiosidade, e quiserem apreciar a dura labuta é só dar uma conferida em nossa página,
se não me engano na aba trabalhos.

http://www.brasiliabonsaiclube.com.br

leandro Spagiari
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Set 17, 2007 6:06 pm    Assunto: Responder com citação

E aí Nick,

ainda não tirou esta coitada dali???

quero ver como vai ficar num vaso, de todos os angulos,hein?

abraços.

http://www.bonsaisul.com.br/index.html
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Set 17, 2007 6:19 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Fala, Gordinho!!!

Tô aguardando a primavera e os amigos gauchos para darem uma forcinha na hora de entubar essa bruta, tchê!!! Laughing Laughing Laughing Laughing

darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Set 17, 2007 9:00 pm    Assunto: Responder com citação

Nicky,

realmente o site tem uma boa matéria sobre ela. Recomendo aos colegas que façam uma visita para conferir esta e outras matérias que estão no site do clube, muito boas por sinal.

T+
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Set 18, 2007 6:05 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Dark, meu chapa, obrigado por sua gentileza. Very Happy

E por falar nisso, como estão suas plantinhas? Há tempos não vemos nada seu por aqui. Vamos tirar umas fotos e mostrar os tesouros que ocultas, garoto. Deixa de ser modesto e exponha seu trabalho, para que possamos dar um pitaco, hein? Very Happy

darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Set 18, 2007 8:28 pm    Assunto: Responder com citação

Nicky,

estou com algumas para colocar aqui mesmo, mas para tirar, mexer no pc e depois colocar aqui está demorando. Adquiri duas boas recentemente, fotografei e já dei uma mexida, mas o tempo está curto. Neste fim de semana vou ter um tempo maior, aí tento.

T+
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: