Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Edson Junior

Registrado: 06/03/05 Mensagens: 43 Localização: Campinas - São Paulo
|
Enviada: Qui Abr 28, 2005 10:36 pm Assunto: Uma Pequena Duvida sobre o Buxus. |
|
|
Olá amigos.
Vim aqui perguntar o seguinte.
Gostaria de saber se o Buxus aceita uma poda drastica. caso aceite depois de qnto tempo posso fazer isso nele, apos ter podado suas raizes ?
Aguardo respostas.
Abraços |
|
|
 |
jackson 3.o PASSO

Registrado: 07/08/04 Idade: 66 Mensagens: 516 Localização: São Joaquim da Barra/SP
|
Enviada: Sáb Abr 30, 2005 4:49 am Assunto: |
|
|
Edson,
o buxus aceita poda drástica sim, porém deve-se levar em consideração alguns pontos:
- Idade da planta (plantas muito velhas não respondem bem à podas muito próximas da raiz), se possível poste umas fotos.
- Vc pode fazer a poda dos galhos e raiz simultaneamente, é aconselhável.
- Espere até a primavera para fazê-lo, pois Campinas é MMMuuiito frio e com ventos fortes no inverno (fiz faculdade aí), isso pode comprometer a saúde da planta.
[]s _________________ Jackson
"...Se errei, foi tentando acertar...." |
|
|
 |
Edson Junior

|
Enviada: Sáb Abr 30, 2005 9:14 am Assunto: |
|
|
jackson escreveu: | Edson,
o buxus aceita poda drástica sim, porém deve-se levar em consideração alguns pontos:
- Idade da planta (plantas muito velhas não respondem bem à podas muito próximas da raiz), se possível poste umas fotos.
- Vc pode fazer a poda dos galhos e raiz simultaneamente, é aconselhável.
- Espere até a primavera para fazê-lo, pois Campinas é MMMuuiito frio e com ventos fortes no inverno (fiz faculdade aí), isso pode comprometer a saúde da planta.
[]s |
Vou providenciar as fotos, perdi o cabo da minha camera digital , então fica dificil de passar para o Pc.
A planta tem aprox 9 anos.
Me responda outra pergunta, A poda drastica pode ser feita com a planta no escorredor / Mamadeira ? _________________ Edson Junior.
Principiante na arte do BONSAI, só que mesmo assim muito FELIZ  |
|
|
 |
jackson 3.o PASSO

Registrado: 07/08/04 Idade: 66 Mensagens: 516 Localização: São Joaquim da Barra/SP
|
Enviada: Sáb Abr 30, 2005 12:48 pm Assunto: |
|
|
- quanto a ela ter nove anos não exite probl., é importante saber a altura q vc quer podar, vamos esperar a postagem.
- tbm ñ tem probl. podar no escorredor, aliás vc pode ir trabalhando sua planta no escorredor até a hora de passar p/ o vaso, e isso pode levar vários anos, sem danificar a planta.
[]s _________________ Jackson
"...Se errei, foi tentando acertar...." |
|
|
 |
Marco Nascimento 2.o PASSO

Registrado: 10/03/05 Idade: 63 Mensagens: 397 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Sáb Abr 30, 2005 2:03 pm Assunto: |
|
|
Outra coisa que vc tem que se lembrar é que o crescimento do Buxinho é muito lento, uma poda drástica nêle pode custar alguns anos pra que ele se recupere e volte a ser algo próximo do que é agora...
Um abraço. |
|
|
 |
Edson Junior

|
Enviada: Sáb Abr 30, 2005 10:05 pm Assunto: |
|
|
Gente é o seguinte ... não consegui o cabo para transferir as fotos para o pc .. Mais no meu outro topico tem umas fotos dele.
A unica coisa que muda é que ele esta no Escorredor .. e eu fiz uma poda aérea nele ..
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=4339&highlight=#4339
Opinem por favor !![/url] _________________ Edson Junior.
|
|
 |
Edson Junior

|
Enviada: Seg Maio 02, 2005 4:25 pm Assunto: |
|
|
Esqueceram de mim ??? !!!
 _________________ Edson Junior.
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Ter Maio 03, 2005 11:25 am Assunto: Re: Uma Pequena Duvida sobre o Buxus. |
|
|
Oi Edson, tudo bem?
Vamos por partes:
1- o buxinho aceita poda drástica, mas como foi dito antes, sua resposta nas brotações é meio lenta.
2- podar na mamadeira é ainda melhor, pois a recuperação será mais rapida.
3- eu preferiria aguardar o inicio da primavera para essa poda, uma vez que agora, com o inicio do frio, a planta começa a reduzir seu metabolismo. A seiva fluindo menos e sem folhas para estimular seu fluxo, alguns galhos poderão ficar comprometidos, ou mesmo morrer.
4- eu recomendaria um ultimo reforço de adubação nela, para garantir que ela esteja bastante saudável na primavera, o que ajudará neste trabalho.
5- para esta poda radical, as raízes devem estar totalmente recuperadas, caso tenham sido podadas recentemente. Imagino que quando voce o colocou na mamadeira não tenha podado as raizes.
Boa sorte,
Charles |
|
|
 |
|