Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Leilton Lima 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Maio 02, 2005 9:14 am Assunto: Terra de cupinzeiro |
|
|
Olá pessoal
Já li várias citações do uso da terra de cupinzeiro no substrato para bonsai. Inspirado nelas fui até o interior e peguei um cupinzeiro daqueles de cajueiro. O bicho tinha caído lá de cima e nao tinha mais nenhum dos insetos. Quando cheguei em casa, fiz uma rápida pesquisa na internet e vi citações sobre "cupim de formigueiro". Aí pintou a dúvida: Será que estou com cupinzeiro certo?
Muito obrigado
Leilton |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Seg Maio 02, 2005 10:19 am Assunto: Re: Terra de cupinzeiro |
|
|
Oi Leiton, tudo bem?
Por muito tempo usei terra de cupinzeiro desses que nascem nos pastos.
Não conheço cupinzeiro de cajueiro, mas entendo que testar seja sempre um bom caminho.
Veja se a parte interna desse cupinzeiro é mais dura que a externa. Normalmente isso ocorre porque os cupins agregam à terra uma secreção produzida por eles, deixando esta parte mais dura e de melhor estrutura para substrato de bonsai.
Voce já está com o material aí, portanto, mãos a obra !!!
Voce poderia misturar essa terra granulada com um pouco de pedrisco e uma pequena quantidade de matéria orgânica, apenas se quiser (não é obrigatória).
Conta os resultados prá gente.
Boa sorte,
Charles |
|
|
 |
Cláudio C. Ratto Visitante
|
Enviada: Seg Maio 02, 2005 10:41 am Assunto: |
|
|
Caro Leilton,
Esse tipo de cupinzeiro é chamado de arbóreo e não serve como substrato para bonsai, pois o mesmo é feito por partículas vegetais.......
O cupim de montículo é que utilizamos para fazer um substrato bem parecido com o akadama japonês....
Porém você tem que ver também se o cupinzeiro tem muitas partículas de sílica, pois se tiver não presta como substrato porque desmancha com facilidade, ok ?
Por aqui, eu procuro lugares onde o solo tenha apenas o barro vermelho.
Abraço, |
|
|
 |
Leilton Lima 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Maio 03, 2005 11:21 am Assunto: cupinzeiro |
|
|
Valeu pessoal. Muito obrigado pelas informações |
|
|