|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qui Set 13, 2007 6:29 pm Assunto: |
|
|
Oi nicky,
essas caliandras brotam que é uma maravilha, não é mesmo!!!???
Na 1ª foto parece que este exemplar está bem alto... a sugestão seria fazer vários alporques para adquirir umas três ou quatro novas plantas
abraços _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Set 13, 2007 7:07 pm Assunto: Drásticos |
|
|
Nicky
Achei a idéia do Alexandre muito boa.
Uma possibilidade é prosseguir com a estrutura atual, que é claramente um tronco duplo, apenas reduzindo a altura geral.
Outra possibilidade, que eu acho ainda melhor, seria remover quase totalmente o tronco da direita (mais robusto) através da alporquia, deixando apenas um toco. Isso lhe deixaria com duas possibilidades:
1) Continuar com um tronco duplo, mas com melhor conicidade. Como ela brota muito bem no local do corte, poderia reiniciar a estilização como segundo tronco;
2) Transformar o toco em madeira morta. Acho que qualquer das opções ficaria muito boa, acompanhada de redução (não tão drástica) do novo tronco principal. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Set 14, 2007 9:30 am Assunto: bonsai |
|
|
Ferreira,
Realmente, o alporque foi sempre meu primeiro pensamento em relação a essa planta, incluso na linha proposta pelo Alexandre.
E no Atelier, tanto o Sergivaldo quanto o Luiz Galvão disseram que essa espécie responde bem ao alporque, com rapida ocorrencia de novas raízes, possibilitando então a realização de belos trabalhos, com um nebari de qualidade. Irei aguardar o período adequado, que ora se inicia, e por mãos a obra, fazendo o necessário para "multiplicar" essa plantinha.
De qualquer maneira, agradeço a ambos por seus oportunos comentários.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Sáb Set 15, 2007 7:56 pm Assunto: |
|
|
Nicky,
depois de finalizados os alporques acho que pode fazer algo comuma copa baixa e tronco duplo. Minha projeção ficou horrível, mas acho que dá uma idéia do que poderia ser feito. A brotação parece muito boa para a compactação.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Set 17, 2007 6:21 pm Assunto: bonsai |
|
|
Dark, meu chapa, essa planta é bem diferente das caliandras a que estamos acostumados. Responde de uma maneira singular, dependendo de onde a cultivamos (sombra ou sol pleno, pouca ou muita rega). Mas gostei e agradeço sua projeção.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Set 17, 2007 9:03 pm Assunto: |
|
|
Nicky,
acha que ela responde algo mais denso ou mais aberto? Os brotos são mais longos no entrenó ou menos. Poderia nos dar uma idéia dessa espécie tão bonita amigo?
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Set 18, 2007 6:02 pm Assunto: bonsai |
|
|
Dark,
Essa variedade de caliandra é bem interessante. Particularmente, gosto da textura da casca, que é bem do tipo corticosa, como usualmente vejo em arvores nativas do cerrado. O bonsaista Francisco Lustosa, associado do clube de bonsai aqui de Brasilia, adquiriu comigo uma das plantas que comprei do Torquato (Fortaleza) e fez um trabalho magnifico com ela, realçando um pouco a casca cortiça, mas relevando tambem a madeira morta, que deu ao bonsai uma aparencia inusitada:
Outro magnifico trabalho, dessa vez por parte do bonsaista Sergivaldo Costa:
detalhe casca do tronco e madeira descascada:
O estilo escolhido pelo amigo Sergivaldo é o SHIDARE, ou ramos pendentes, pouco usual entre nós, mas muito conhecido e difundido no Japão:
Como pode ver, é uma planta muito interessante. Há um trabalho interessante, que fotografei no Atelier do Dom Mario, mas não disponho dela ainda hospedada nesses albuns da net, apenas gravada em um CD, de maneira que fico devendo as imagens.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Set 18, 2007 8:26 pm Assunto: |
|
|
Nicky,
muito boas possibilidades da planta. Bem versátil. A casca é um show a parte mesmo. Precisamos de mais mudas desta por aí.
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|