Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Paulo Henrique de S. Garc 3.o PASSO

Registrado: 14/09/06 Mensagens: 440 Localização: São Carlos - SP
|
Enviada: Ter Jan 08, 2008 12:09 pm Assunto: jabuticabeira 1º ano |
|
|
Olá a todos amigos do fórum,
essa jabu foi comprada em meados de maio, com aproximadamente 7 anos, época da 1ª poda drástica. Após esse período, foi deixada crescer livermente. Agora no início do ano, fiz outra pode e aramação, junto com uma desfolha parcial. Sei que não é a melhor época para aramar a jabu, mas é que os galhos ficariam muito grossos se esperasse até o outono.
essa é a planta no dia da compra
Após a 1ª poda. Notem que os galhos saem quase todos do mesmo lado
Ainda não escoli a frente pois ainda não mexi nas raizes, então não conheço todo o nebari
e por fim , vista do alto
espero que deem dicas, críticas e sugestões
Um grande abraço a todos e
Té mais... _________________ "más vale la gracia de la impereccíon que la perfección sin garcia" |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Jan 08, 2008 7:54 pm Assunto: |
|
|
Caramba, será que tá tão ruim assim? Essa é a 1ª jabuticaba que trabalho, gostaria que me auxiliassem!
Um grande abraço e
Té mais... _________________ "más vale la gracia de la impereccíon que la perfección sin garcia" |
|
|
 |
vhobus Visitante
|
Enviada: Ter Jan 08, 2008 8:06 pm Assunto: |
|
|
Olá...
Cara... tá muito bom seu trabalho...
Só alguns detalhes a meu ver precisam ser revistos:
1. Creio q o foto 04 é a frente. Sendo assim, precisa definir melhor quais os galhos principais. Tem muito galho junto e na mesma direção. Dá uma raleada nesses galhos.
2. Elimina os galhos grossos na parte de cima da árvore. Se vc for trabalhar com galhos novos, então faça todo o bonsai com galhos novos.
Elimine os jin tb, pois não combina muito com jabuticaba.
3. Deixe o ápice crescer, pra engrossar... não pode nem desfolhe ele. Enquanto ele cresce, mantém os galhos primários já na proporção desejada.
No mais... lindo tronco... tem futuro...
Parabéns!
Ah... parabéns pela aramação... é importante uma boa aramação para um bom trabalho. O sistema de ancoragen não dá um bom efeito... legal que vc não usou!!! Muito arame... esse é o segredo!!!!!  |
|
|
 |
Léo ( Pépe ) 1.o PASSO

Registrado: 02/01/08 Mensagens: 108 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Ter Jan 08, 2008 8:14 pm Assunto: Jabu |
|
|
Olá Paulo !!
Muito bom seu trabalho, mas so queria saber se meus olhas não me enganam ou é um Jin que existe ali na apice???
Se for, não deixe, pois não fica com um bom aspecto Jins em frutiferas !!
Ainda mais a Jabuticabeira que é uma planta que fecha seus "machucados" completamente e um Jin ali so vai fazer o tronco ficar mais grosso pois a tendedencia é a Jabuticabeira fechar este "machucado". Claro que é minha humilde opnião !!!
Na primavera coloque ela em mamadeira e você vai ver que belo exemplar que vai virar !!
Grande abraço do amigo !!! _________________ Leonardo
"Os ignorantes, que acham que sabem tudo, privam-se de um dos maiores prazeres da vida: APRENDER" |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Jan 09, 2008 8:02 pm Assunto: |
|
|
Valdir, crei que vc. está falandodo lado dos galhos que esstão á direita, realmente tem mesmo muito galho na mesma altura e direção, porém ainda não defini qual podar, então eles vão ficando até eu definir qual sai, realmente tá muito "poluido" esse lado.
Léo, realmente é um jin, o qual por sinal atualmente me incomoda muito, hehehehe, mas quando iniciei o trabalho, tive pena (falta de coragem) de retirar todos o galhos do ápice (se reparar na foto após a 1ªa poda ele ainda está vivo), então fiz esse jin, que com certeza irei retirar, só esto esperando chegar uns formões que encomendei, para fazer a limpeza do trabalho, no mais é deixar ela se recuperar e ir definindo os patamares, enquanto se formao ápice.
Um grande abraço e
|
|
 |

|
Enviada: Qua Abr 08, 2009 10:19 pm Assunto: |
|
|
Depois de ficar um tempo sem postar, estou atualizando o desenvolvimento dessa jabu
[img]http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom.aspx?uid=1512188472863129325&pid=1239239292095&aid=1239211985$pid=1239239292095[/img]
após desfolha e aramação em agosto de 2008
[img]http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom.aspx?uid=1512188472863129325&pid=1239239292095&aid=1239211985$pid=1239239198520[/img]
em abril de 2009, após desfolha que foi feita em janeiro, seguida de poda para melhorar a triangulação.
Anda falta uma brotação mais intensa da parte superior...falta muito ainda para ficar boa, mas já está encaminhada.
|
|
 |

|
Enviada: Qua Abr 08, 2009 10:52 pm Assunto: |
|
|
As fotos não abriram, então estou mandando outra vez, a ordem é a mesma e a legenda está na postagem anterior.
Abraço e
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Qua Abr 08, 2009 11:07 pm Assunto: |
|
|
Muito bonita tua planta Paulo, acho que tem grande potencial, mantenha sempre claro o projeto de sua parte aerea, cuidando a conicidade. O pote não me agrada muito, mas tenho certeza que é temporário.
abraços! |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Qui Abr 09, 2009 1:00 am Assunto: |
|
|
Beleza de planta Paulo, agora é uma questão de tempo para compactar a copa e ficar muito show. Parabéns. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Qui Abr 09, 2009 6:53 pm Assunto: |
|
|
Grande evolução sem dúvida tá bem encaminhada. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

Registrado: 14/02/08 Idade: 52 Mensagens: 1240 Localização: Cambuí / MG
|
Enviada: Qui Abr 09, 2009 11:26 pm Assunto: |
|
|
Gostei muito também
Parabéns
Abraço
Rogério.
Obs: Na primavera, vc poderia colocar ela em um escorredor e depois na mamadeira para dar uma acelerada na planta. Isso fará com que ela ganhe + força para emitir + brotações e conseqüentemente + folhas, podendo assim compactar + rapidamente a copa e os patamares. _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |
Franz Lopes 3.o PASSO

Registrado: 28/02/07 Idade: 50 Mensagens: 522 Localização: João Pessoa - PB
|
Enviada: Sex Abr 10, 2009 8:36 am Assunto: |
|
|
A curvatura do tronco e sua estrutura dão muita força ao exemplar...
Bela planta!
Parabéns!!!
Franz Lopes _________________ "O que fazemos em vida, ecoa na eternidade" |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Sex Abr 10, 2009 9:58 pm Assunto: |
|
|
Oi Paulo
Como já foi dito pelos amigos acima, tens uma bela planta!!!
Eu tentaria aproveitar a "força" deste tronco para formar uma árvore com características mais tropicais: muitos galhos de estrutura vertical (voltados pra cima), formal ou não, e com uma copa arredondada de densa folhagem. Seguiria a aparência natural das jabuticabeiras.
Atualmente fiz este desenho inspirado nos do amigo Duplat. Chamo de Estilo Tropical:
 _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Abr 13, 2009 3:18 pm Assunto: |
|
|
Ol´aigos obrigado pelos comentários de todos.
Alexandre, a idéia é justamente deixar a copa mais arredondada, mais com cara das nossas árvores, embora a estrutura dos galhos sejam principalmente horizontais (não muito sendo característicos da jabuticabeira). Aliás esse é um fato que sempre observo no fórum: todos dão muita importância para a triangulação da copa, independente da espécie avaliada. Temos que ficar mais atentos no desenvolvimento natural da espécie, pois principalmnte em nosso país, de clima tropical, as árvores tem mais tendencia a ter uma copa mais larga e arredondada que triangular, com nos países de clima temperado, como no Japão enos países da Europa. Um exemplo é o fícus: já vi ficus de vária espécies e de idades variadas em ruas, em florestas asiáticas e nunca vi um só que tivesse uma copa triangular, todos com copas frondosas e arredondadas, para pegarem a maior quantidade de lúz solar possível....
Muito boa essa iniciativa de um estilo Tropical, que aliás já adoto em algumasde minhas plantas. Depois posto em outro tópico algumas delas
|
|
 |
|