FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Muitas dúvidas, dois bonsais...
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Luis.Magrini

MensagemEnviada: Dom Set 16, 2007 10:32 am    Assunto: Muitas dúvidas, dois bonsais... Responder com citação

Oi pessoal!, sou novo aqui no fórum, descobri o fórum de vocês ontem, dei uma lida em como se faz/mantém um bonsai, me interessei e fui ateh o supermercado e comprei dois daqueles pinheiros que o pessoal vende já como bonsai, vou colacar a foto dos dois e gostaria de saber se já dá pra fazer poda, aramar, onde podar e talz

gostaria de deixar estes no estilo chokkan ou moyogi, embora na verdade eu não saiba a diferença dos dois, hehehe

ambas tem 15-20 cm de altura

Luis.Magrini

MensagemEnviada: Dom Set 16, 2007 11:32 pm    Assunto: Responder com citação

bom galera, mesmo sem ngm ter dado algum pitaco eu resolvi começar a trabalhar em um dos bonsai, dei uma podada e uma orientada dos galhos paralelamente ao chão, parece bem bagunçado mas acho que ficou relativamente paralelo..., vejam:

sugestões?

ps: não tenho a mínima noção de como fazer essa aramagem...

O outro eu queria deixar nesse estilo abaixo, é possível? como inicio o processo pra engrossar o tronco e deixar cônico assim?

obrigado desde já se alguém puder me ajudar!
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Set 18, 2007 10:29 am    Assunto: Responder com citação

Luis,
a aramação parece ter ficado um pouco confusa, mas quando estamos começando é assim mesmo.
Para as duas mudas eu sugiro colocar num escorredor com um substrato adequado para que elas possam desenvolver tronco e nebari. Aqui no fórum mesmo tem muitos tópicos sobre como fazer isso...
Para a primeira muda que você já trabalhou, deve ficar bom o estilo Chokkan (ereto formal), mas no futuro deve ser feita alguma intervenção para corrigir a disposição dos galhos. Veja abaixo um desenho do Marcelo Duprat:

para a segunda muda, acho que ainda é cedo pra dizer alguma coisa, é preciso esperar ela crescer mais. Ou esperar a dica dos amigos mais experientes...
Um abraço.
Edson.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Luis.Magrini

MensagemEnviada: Ter Set 18, 2007 1:20 pm    Assunto: Responder com citação

Valew pelas dicas!

Vou providenciar os escorredores, e dar uma pesquisada pra ver como fazer corretamente, quanto tempo devo deixar a planta neles? devo desfazer a aramação que fiz?

E assim mesmo que gostaria que a planta ficasse! se fica bom pra ela melhor ainda, vou "colocar pra crescer! as duas então, pelo que andei vendo aqui no fórum, vcs deixam a planta crescer razoalvelmente e depois podam ela dráticamente pra ficar com o tronco grosso, é +- isso neh?

abraços!

EDIT: alguém sabe de que espécies se tratam?
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Set 19, 2007 12:35 am    Assunto: Responder com citação

Luis,
eu não sei quais são as tuas duas espécies, mas eu arriscaria dizer que são alguma variedade de tuias...
Aqui mesmo no site, na página principal, na coluna à esquerda FUNDAMENTOS PARA A ARTE, clique em O BONSAI. Tem várias matérias interessantes, como escorredor e mamadeira, substrato, dicas de poda e aramação, etc... vale a pena dar uma olhada...
A tua planta vai ficar como esta do desenho, só precisa de tempo pra crescer e desenvolver...
Acho que você não precisa desfazer a aramação (tração) que você fez, mas é só opinião de principiante, provavelmente os amigos com mais experiência podem dar sugestões mais acertadas...
Abraço...
Edson
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Luis.Magrini

MensagemEnviada: Qua Set 19, 2007 11:19 am    Assunto: Responder com citação

Ok, obrigado novamente

vou ler os artigos de lá
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: