Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Rodrigo Dias 1.o PASSO

Registrado: 31/07/07 Mensagens: 128 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Dom Set 09, 2007 6:55 pm Assunto: Dicas Azaléia!!! |
|
|
Boa Noite amigos Foristas!!!
Meus Bonsai preferidos são os Floríferos e em especial a Azaléia... Além da beleza exuberante desta espécie, tenho como fator determinante a facilidade na aquisição e a diversidade de cores das flores...
Gostaria muito que os amigos Foristas mais experientes me ajudassem pondo aqui um pouco de sua experiência com esta espécie como dicas de cultivo, melhor adubo, épocas para poda, enfim, gostaria de coletar o máximo possível de informações sobre a espécie...
Um abraço e desde já muito obrigado a todos. _________________ Rodrigo Dias Silva |
|
|
 |
GERALDO INOCÊNCIO 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Set 09, 2007 7:49 pm Assunto: |
|
|
Rodrigo Dias,
As azaléias são realmente encantadoras todavia se não escolhermos as variedades certas fica difícil conduzí-las como bonsai, podem levar anos e anos para engrossar o tronco. Procure variedades mais rústicas ou as azaléias satsuki mais propícias como bonsai. É uma das poucas plantas que gosta de substratos ácidos. Um bom substrato é feito misturando terra vegetal (destas de supermercados) e xaxim bem desfiado. Elas também gostam muito de adubação e respondem bem quando são adubadas. As podas também são importantes para a ramificação e floração. Se o substrato não ficar do jeito que elas gostam elas dificilmente enraizam nele. Uma maneira de acidificar o substrato é colocar uma colher de vinagre em 1 litro dágua e regar uma vez em 15 dias.
Espero ter ajudado um pouco.
Do amigo Geraldo Inocêncio _________________ web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br |
|
|
 |
Rodrigo Dias 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Set 10, 2007 8:25 am Assunto: |
|
|
Caro amigo Geraldo, mais uma vez gostaria de parabenizá-lo pela excelente exposição e por compartilhar conosco essas fotos maravilhosas.
Mas voltando as Azaléias, gostaria de saber como faço para diferenciá-las uma das outras. A identificação é feita pela folha???
Adquirindo mudas novinhas qual o melhor método para acelerar o desenvolvimento??? Acho que devido a necessidade do solo ácido o escorredor seria meio inviável né???
Com relação a adubação, você indicaria algum??? Comprei o BioFert Plus, seria adequado??? E de quanto em quanto tempo adubar???
Muito Obrigado e Abraços!!! _________________ Rodrigo Dias Silva |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Set 10, 2007 9:19 pm Assunto: |
|
|
Rodrigo Dias,
Nos sites especializados em vendas você poderá ver fotos das azaléias satsuki. Normalmente elas tem folhas menores. A maioria das plantas vendidas em floricultura são variedades híbridas que crescem muito vagarosamente. Existem algumas azaléias usadas em jardins que são mais rústicas e resistentes. Quanto à adubação, pode utilizar o biofert plus. Eu uso há mais de 20 anos o ouro verde foliar tanto para adubação foliar quanto regada. A base é uma colher de sopa para 10 litros de água.
Pode adubar 1 vez em 15 dias. Se você quiser um crescimento mais intenso ou aumento da frutificação pode adubar semanalmente até atingir o objetivo. Eu nos dois meses que antecedem as exposições adubo minhas plantas semanalmente. Nunca tive problemas com adubação diluida. Se você notar aparecimento anormal de pulgões nas brotações novas, é sinal que a adubação está em excesso aí você aumenta os intervalos.
Do amigo Geraldo Inocêncio
|
|
 |
Alberto Alves 4.o PASSO

Registrado: 13/06/07 Idade: 36 Mensagens: 642 Localização: Goiania-Goias
|
Enviada: Seg Set 10, 2007 9:29 pm Assunto: |
|
|
Geraldo qual a porcentagem de xaxim desfiado e de terra vegetal 1:1?
Sobreo Ouro Verde voçe utiliza ele em todas as especies tanto borrifando nas folhas,quanto regando?
Citação: | Se você notar aparecimento anormal de pulgões nas brotações novas, é sinal que a adubação está em excesso aí você aumenta os intervalos. |
Show de dica valeu
Grande abraço _________________
 |
|
|
 |
Rodrigo Dias 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Set 11, 2007 12:15 pm Assunto: |
|
|
Geraldo brigadão pelas dicas e pode deixar que vou procurar a partir de agora pela satsuki. Depois que acabar o BioFert vou fazer testes com o "Ouro Verde" que você fez referência que pra mim é até melhor pela facilidade de aquisição.
Fiquei com uma única dúvida com relação a exposição da planta ao sol... É melhor deixar a sol pleno, sol moderado ou sombra???
Abraços!!! _________________ Rodrigo Dias Silva |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Set 11, 2007 8:48 pm Assunto: |
|
|
Alberto,
Misture o pó de xaxim com a terra vegetal em proporção tal que você sinta que o composto ficou bem fofo. Lembre-se de desfiar bem o pó-de-xaxim para misturar melhor à terra. Quanto à adubação, utilizo o ouro verde para todos os tipos de plantas. Tenho um amigo que gosta de bonsai e sempre me traz algum tipo de adubo que ele ganha visitando as lavouras e outras culturas e para te dizer a verdade até hoje não encontrei nenhum melhor do que o ouro verde.
Rodrigo,
Tenho azaléias em sol pleno e meia sombra e elas se dão bem é uma questão de adaptação.
|
|
 |
Rodrigo Dias 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Set 12, 2007 11:39 am Assunto: |
|
|
valeu Geraldo, brigadão pelas dicas pois vão ser de grande valia!!!
|
|
 |
Rodrigo Dias 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Set 12, 2007 11:44 am Assunto: |
|
|
Pessoal, li em uma matéria sobre as Azaléias que é bom enterrar um pedaço de palha de aço (bombril) na terra porque quando ele começa a se decompor solta ferro que faz muito bem para a espécie...
Alguém sabe dizer se é viável a técnica??? Se for e alguém souber mais detalhes como de quanto em quanto tempo favor postar as dicas.
Um Abraço!!! _________________ Rodrigo Dias Silva |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Qua Set 12, 2007 5:47 pm Assunto: bombril |
|
|
Fiquei intrigado Rodrigo, já tinha ouvido sobre isso, vamos esperar os mais experientes... _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Qua Set 12, 2007 8:55 pm Assunto: |
|
|
rodrigo e Júnior,
a informação procede. Se quiser pode ser prego também. Qual a importância e o que acontece para esta necessidade não sei. Só sei que ela, assim como todas as plantas, precisam de aporte de ferro. Pode ser colocado em outras plantas também, evitando a clorose férrica. Se tiver acesso a laterita ou minério de ferro é melhor ainda.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Rodrigo Dias 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Set 13, 2007 11:27 am Assunto: |
|
|
Valeu Darkaso,
Então todas as plantas em que soubermos que precisa de um reforço na dose do ferro, podemos usar esta técnica...
Um Abraço!!! _________________ Rodrigo Dias Silva |
|
|
 |
Rodrigo Dias 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Set 13, 2007 11:32 am Assunto: |
|
|
Geraldo / Amigos do Fórum,
Já vi várias fotos da Azaléia Satsuki, mas ainda não consegui uma maneira prática de diferenciar essa espécie das outras...
Alguém poderia me dar uma luz e informar uma maneira prática de reconhecer a diferença entre as espécies???
Um Grande Abraço!!! _________________ Rodrigo Dias Silva |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Set 15, 2007 8:39 am Assunto: |
|
|
Rodrigo Dias,
Na verdade não é fácil distinguir as variedades de azaléia. Normalmente as satsuki costumam ter folhas menores. O melhor é adquirí-las em sites especializados em vendas de bonsai, tente em: bonsaimizuno.com.br ou niponbonsai.com.br.
|
|
 |
Rodrigo Dias 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Set 17, 2007 8:12 am Assunto: |
|
|
Valeu Geraldo, pude perceber que, principalmente para iniciantes assim como eu, fica muito difícil tentar distinguir entre as diferentes espécies...
Vou seguir o seu conselho e adquiri-las pelos sites.
|
|
 |
|