|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
vanessa sena
|
Enviada: Seg Set 17, 2007 3:50 pm Assunto: S.O.S TUIA AZUL |
|
|
Oi Pessoal
Preciso urgente de um Help...
meu bonsai esta com aparência de que esta morrendo, o que eu faço para salva-lo
a espécie dele é Tuia Azul.
Logo que ganhei (12/06/2007), dei uma podadinha pois estava meio sem forma.
Ele fica dentro de casa, mas deixo ele seguido na rua para apanhar sol, chuva...
Por favor me dê uma luz.... |
|
|
 |
lpzin 1.o PASSO

Registrado: 19/09/06 Mensagens: 107 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Seg Set 17, 2007 4:50 pm Assunto: |
|
|
As tuias demoram pra escurecer("amarronzar") mas qdo isso acontece é obito na certa...rsrs....
Elas não são plantas de interior porem não costumam gostar de sol forte como aqui no Rio....
Nessa parte do forum alem de ficar mais facil para te ajudarmos o certo seria vc colocar uma foto....
abs |
|
|
 |
edubessa 1.o PASSO

Registrado: 19/06/07 Mensagens: 168 Localização: campos dos goitacazes
|
Enviada: Seg Set 17, 2007 5:14 pm Assunto: |
|
|
Vanessa se ela ainda não estiver totalmente seca ainda a salvação.
1º se for aqueles bonsai comprados em supermercado vc deve trocar o substrato dela as tuias gostam de substratos bem drenantes.
2º este tipo de tuia não gosta de sol forte e nem de muito vento.
espero ter ajudado e aguarde outras opniões dos mais esperientes.
Abraços e não desista esta apenas no começo de uma arte maravilhosa. _________________ EduBessa |
|
|
 |
vanessa sena
|
Enviada: Ter Set 18, 2007 8:26 am Assunto: |
|
|
Meu bonsai já esta assim, bem amarronzado, no meio das folhas tem um verdinho lá que outro.... E foi o que aconteceu deixei ele no sol, no vento, na chuva achando que estaria fazendo bem a ele....
Mas gostaria muito de tentar recupera-lo... |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Set 18, 2007 5:39 pm Assunto: bonsai |
|
|
Vanessa,
O primeiro cuidado, então, é voce usar seus dedos e retirar todas as aciculas (folhas) secas, deixando apenas as que ainda apresentam cores de vida nelas.
Fique atenta. Essa espécie é uma das mais complicadas e dificeis de ser conduzidas como bonsai, inclusive por bonsaistas experientes (que, claro, preferem passar a km de uma, se for possivel). Então, nada de exagerar na rega diária. Evite encharcar demasiado o solo, mas tambem, não deixe a terra ficar muito seca e dura, pois isso tambem mata.
Se for uma planta adquirida naqueles vasinhos plasticos, em supermercado ou feira, e não em viveiro, troque o substrato por algo mais drenante. Considerando a região em que mora, pode usar sem medo apenas caco de telha ou de tijolinho maciço. Pegue uma telha vermelha, dessas tipo usadas em casas (telhado colonial ou tipo francesa), quebre ou peça a alguem que o faça para voce, em pedaços bem pequenos, do tamanho de uma semente de maçã (das pequenas), retire a planta do vaso em que está, jogue a terra toda fora, lave um pouco as raízes, lave bem o vaso, seque e depois replante, usando apenas os cacos de telha. Se não achar telha, vá a uma loja de material de construção, e cate ou peça alguem para catar para voce, os fragmentos de tijolo que ficam pelo chão, seja de tijolo vermelho (furado) ou de tijolinho maciço.
Depois que replantar, mantenha sua planta em local sombreado, longe do sol forte e do vento, pelos próximos 40 dias. Não adube nesse período, mantenha uma rega constante, sem encharcar, e continue a retirar as aciculas secas. E boa, mas muita boa sorte mesmo com sua plantinha.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
vanessa sena
|
Enviada: Qua Set 19, 2007 10:04 am Assunto: |
|
|
Bom dia, obrigada pela ajuda mesmo..... Só fiquei na dúvida de replantar, uso somente caco telha??? e a terra??? Bom desculpe mas acho que deu para perceber que sou leiga no assunto.
Adoro palntas, gosto muito de bonsai mas.... Preferia mesmo um bonsai mas fácil de cultivar, acho lindo mesmo é as azaléias. |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Qua Set 19, 2007 5:08 pm Assunto: |
|
|
Vanessa, você pode comprar alguns ficus, eles são muitos resistentes e aceitam muitos tipos de trabalhos, digamos que seria o certo para iniciantes. As azaléias também são muito boas de trabalhar e nos brindam com as magnificas flores...outra espécie que eu particularmente gosto e aprendi muito com ela são as serissas. Espero que tenha contruibuido. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|