|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Marco Antonio Marques
|
Enviada: Sáb Abr 30, 2005 12:35 pm Assunto: Época Ideal |
|
|
Olá,
Pessoal, Preciso fazer uma poda drástica em um azevinho(Ilex aquifolium) e gostaria de saber se estamos em uma época conveniente para este tipo de tarefa. Com este tempo mais frio a desidratação será menor, portanto mais fácil da planta recuperar-se. Estou certo? ou seria melhor esperar até o inicio da primavera?
obrigado!
abraço a todos
Marco |
|
|
 |
Marco Nascimento 2.o PASSO

Registrado: 10/03/05 Idade: 63 Mensagens: 397 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Sáb Abr 30, 2005 1:52 pm Assunto: Re: Época Ideal |
|
|
Marco Antonio Marques escreveu: | Olá,
Pessoal, Preciso fazer uma poda drástica em um azevinho(Ilex aquifolium) e gostaria de saber se estamos em uma época conveniente para este tipo de tarefa. Com este tempo mais frio a desidratação será menor, portanto mais fácil da planta recuperar-se. Estou certo? ou seria melhor esperar até o inicio da primavera?
obrigado!
abraço a todos
Marco |
Xará, eu tb tenho um Azevinho e o podei há 2 semanas, ele já está cheio de brotações novas, acho que não há nenhum problema em podá-lo agora.
Um abraço. |
|
|
 |
Marco Antonio Marques
|
Enviada: Sáb Abr 30, 2005 7:01 pm Assunto: |
|
|
Valeu. vo me arriscar com a poda... so ta dificil definir oq vou fazer.
abraço |
|
|
 |
Marco Antonio Marques
|
Enviada: Sáb Abr 30, 2005 10:46 pm Assunto: |
|
|
Marcão, será que vc nao teria uma foto do seu azevinho para me inspirar?
O meu tá bem complexo de tratar... preciso tirar muitos galhos e fazer uma poda drástica e estou meio preocupado. Esta poda que vc fez foi muito intensa? |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Maio 01, 2005 12:31 pm Assunto: |
|
|
Marco Antonio Marques escreveu: | Marcão, será que vc nao teria uma foto do seu azevinho para me inspirar?
O meu tá bem complexo de tratar... preciso tirar muitos galhos e fazer uma poda drástica e estou meio preocupado. Esta poda que vc fez foi muito intensa? |
Eu tirei muita coisa, mas não foi uma poda drástica, o problema é que ele estava com os galhos muito compridos e confusos, eu relaxei na poda.
Depois de podá-lo eu amarrei vários galhos, puxando-os com fitilho pra baixo, ele ficou muito feio, quase nem dá pra ver o tronco, mas quando a copa ficar mais cheia, vou dar uma outra poda diminuíndo bem o tamanho da copa e ele vai ficar legal.
Um abraço. |
|
|
 |
Marco Antonio Marques
|
Enviada: Seg Maio 02, 2005 12:04 am Assunto: |
|
|
To com o mesmo problema que vc! Meu azevinho tem galhos muito compridos, com folhagem so nas pontas. tronco liso, sem nenhuma brotação. No topo ele recebeu um corte(comprei assim) e houve muita brotação lateral a esse corte. Preciso dar uma "limpada" no topo; está muito confuso também.
O problema é que, cada galho que vc tira, perde-se muita folhagem. E estou preocupado em qto tempo vou começar a recuperar a folhagem, pois além de tudo tá chegando o inverno e acho que neste período a brotação naturalmente diminui, portanto não sei se uma poda drástica pode ser prejudicial a ele, afinal pode demorar a recuperar.
será que tema algum problema uma poda drástica nele? |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Maio 02, 2005 11:54 pm Assunto: |
|
|
Sinceramente, não sei, esse é o meu único Azevinho, comprei-o recentemente, não sei nada sobre a espécie... Mas de todo jeito, acho que essa não é a melhor época pra vc dar essa poda drástica.
Tira uma foto da sua planta e coloca no fórum na parte: MINHA ÁRVORE E A SUA OPINÃO, com certeza alguém que conheça a espécie vai poder te dar alguma sugestão.
Um abração. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|