FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Curvador de pobre
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Marco Nascimento
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Maio 05, 2005 7:57 pm    Assunto: Curvador de pobre Responder com citação

Como nem sei onde poderia comprar um curvador aqui no Rio, acabei por utilizar uma alternativa mais simples e barata de curvador, corto um pedaço de madeira, amarro uma ponta dêle ao tronco com fitilho, coloco um espaçador (prefiro usar uma tira de câmera de ar enrolada para não marcar o tronco) e então curvo o tronco em direção à outra ponta da madeira e amarro. Curvador de pobre... (risos). Nesse caso o troco era muito duro, curto e reto. Com a aramação, não consegui curvar quase nada, tive que colocar dois curvadores para dar alguma sinuosidade ao tronco.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Fábio
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Maio 05, 2005 8:14 pm    Assunto: Curvador de pobre Responder com citação

Não disse que não deveria ser difícil de improvisar?
Hehehehehe...
Muito boa a idéia!!!
Abraço!

Fábio
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
TC
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Maio 05, 2005 8:20 pm    Assunto: Responder com citação

legal
vc taqmbem pode fazer um com um pedaço de madeira dois parafusos e um gancho encapados com borracha.

http://www.bonsai.aveiro.co.pt/gallery/photo.php?file=/Acer%20pal%20deshojo/deshojo1/deshojo1-006.jpg
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Maio 05, 2005 8:55 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Marco,

Muito boa mesmo essa alternativa. Gostei!!!!! Laughing Laughing Laughing

Esse é mais dos exemplos que é perfeitamente possível improvisarmos muita coisa e cultivar bonsai.

Um curvador de pobre muito inteligente.

Um abração,

Sergivaldo
Lando
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Maio 05, 2005 9:20 pm    Assunto: Responder com citação

Marco,

Existem certos equipamentos, quer dizer, a "maioria" deles, cujo os valores são um ABSURDO!

Esse é um dos fatores que desanima qualquer artista.

Coisa boba, como um curvador desses, pode muito bem ser fabricado por nós mesmos. Um bom exemplo foi este que o TC postou - fazer um objeto daqueles é moleza! Fácil, fácil... Podemos fazer um até mais requintado...

É só botar a cuca para funcionar!

Presta atenção! O que vale é o resultado do seu trabalho - e isso independe da ferramenta a qual você utilizou. Por exemplo: se foi um curvador caríssimo ou se foi um improvisado, como o que você pôde dispor, no momento. Não importa! Afinal de contas, o bonsai é uma arte para ser apreciada de pronto. Aqui, no fórum, discutimos os "bastidores" só para conhecer "como se faz" ou "como fazem"... Por esse motivo é que eu fico muito chateado quando alguém aponta defeitos nos trabalhos pré-bonsaísticos de outrem...

Enquanto não se pode ter as ferramentas adequadas, pode-se muito bem se arranjar com as improvisadas. E muito bem! É por aí mesmo!

Não deprecie seu recurso e seu trabalho. Enalteça-os!

Quer saber? Adorei sua versatilidade.

Se liga!

Um abraço.

Até mais,

Editado pela última vez por Lando em Qui Maio 05, 2005 10:09 pm; num total de 3 vezes
Marco Nascimento
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Maio 05, 2005 9:46 pm    Assunto: Responder com citação

Lando escreveu:
Marco,

Existem certos equipamentos, quer dizer, a "maioria" deles, cujo os valores são um ABSURDO!

Esse é um dos fatores que desanima qualquer artista.

Coisa boba, como um curvador desses, pode muito bem ser fabricado por nós mesmos. Um bom exemplo foi este que o TC postou - fazer um objeto daqueles é moleza! Fácil, fácil... Podemos fazer um até mais requintado...

É só botar a cuca para funcionar!

Curvador de pobre coisa nenhuma, cara! É por aí mesmo!!!

Quer saber, adorei sua versatilidade.

Se liga!

Um abraço.

Até mais,

Com certeza, o pessoal viaja nos preços das ferramentas de bonsai, as duas únicas que eu acho fundamentais são o alicate côncavo e o esférico, o resto é luxo...
O concavo eu tenho, o esférico ainda vou comprar...
A ferramenta mais absurda de todas é o alicate de cortar fios, já vi por mais de 200 Reais, vc compra uma alicate de fios da Tramontina por 20 pratas e tá resolvido...

Outro dia vi um tópico em um fóum, acho que não foi aqui, uma pessoa que queria comprar uma tesoura japonesa, quando viu que ela poderia custar quase 200 dólares, amarelou...
Eu tenho uma tesoura da Corneta há 3 anos e está perfeita, custou menos de 20 Reais...

De que me adianta uma tesoura que durará 200 anos se eu só viver mais 40???
(risos)
Um abração.
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Maio 05, 2005 10:46 pm    Assunto: Responder com citação

Marco,

Toda idéia engenhosa e eficaz é digna de elogios, se tivermos que usar unicamente o material específico, com certeza desistiriamos de fazer bonsai. Tenho este mesmo princípio, criar, improvisar e baratear os custos, só assim conseguiremos permanecer na arte bonsai.

Parabéns!!

[]s

Bergson
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Maio 06, 2005 12:04 am    Assunto: Improvisar Responder com citação

Oi Marco !!!!!!!!
Achei interessante o tópico, mas continuo dizendo que há ferramentas impossíveis de serem substituidas.
Se alguém desejar improvisar ferramentas, converse com Nelmar. Ele É FERA !!!!!!!!!!!! E poderá ajudar e muito.
Abraços
Angela Crying or Very sad Crying or Very sad Crying or Very sad Surprised Surprised Surprised
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
jackson
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Maio 06, 2005 5:34 am    Assunto: Responder com citação

Graaande Marcão,

A "engenhoca" é eficiente é ponto final, não interessa se custou 3 ou 300, tbm sou a favor, assim como o Bergson, de opçoes baratas mas eficientes, minha tesoura de poda paguei 1,99, cortei os cabos, amarrei um arame de construção de 1/16 e meti durepox, depois de endurecido curvei formando a pegada. Tá baum demais.

[]s

"...Se errei, foi tentando acertar...."
lubisomem01
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Maio 06, 2005 2:13 pm    Assunto: Responder com citação

É por ai pessoal, vamos botar a criatividade pra funcionar todas as 2 são show de bola, gostei..........
Valter Vaz
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Maio 08, 2005 3:29 pm    Assunto: Responder com citação

Marco,

Está muito bem, o que interessa é o resultado final, como se antinge é secundário.

Quem não tem cão, caça com o gato Laughing

www.grupobonsaileiria.com
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: