|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Marco Nascimento 2.o PASSO

Registrado: 10/03/05 Idade: 63 Mensagens: 397 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Qui Maio 05, 2005 7:57 pm Assunto: Curvador de pobre |
|
|
Como nem sei onde poderia comprar um curvador aqui no Rio, acabei por utilizar uma alternativa mais simples e barata de curvador, corto um pedaço de madeira, amarro uma ponta dêle ao tronco com fitilho, coloco um espaçador (prefiro usar uma tira de câmera de ar enrolada para não marcar o tronco) e então curvo o tronco em direção à outra ponta da madeira e amarro. Curvador de pobre... (risos). Nesse caso o troco era muito duro, curto e reto. Com a aramação, não consegui curvar quase nada, tive que colocar dois curvadores para dar alguma sinuosidade ao tronco.
 |
|
|
 |
Fábio 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Maio 05, 2005 8:14 pm Assunto: Curvador de pobre |
|
|
Não disse que não deveria ser difícil de improvisar?
Hehehehehe...
Muito boa a idéia!!!
Abraço!
Fábio |
|
|
 |
TC 1.o PASSO

Registrado: 12/10/04 Mensagens: 164 Localização: Porto Alegre-RS
|
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Maio 05, 2005 8:55 pm Assunto: |
|
|
Olá Marco,
Muito boa mesmo essa alternativa. Gostei!!!!!
Esse é mais dos exemplos que é perfeitamente possível improvisarmos muita coisa e cultivar bonsai.
Um curvador de pobre muito inteligente.
Um abração,
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |
Lando 4.o PASSO

Registrado: 01/12/04 Mensagens: 608 Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ
|
Enviada: Qui Maio 05, 2005 9:20 pm Assunto: |
|
|
Marco,
Existem certos equipamentos, quer dizer, a "maioria" deles, cujo os valores são um ABSURDO!
Esse é um dos fatores que desanima qualquer artista.
Coisa boba, como um curvador desses, pode muito bem ser fabricado por nós mesmos. Um bom exemplo foi este que o TC postou - fazer um objeto daqueles é moleza! Fácil, fácil... Podemos fazer um até mais requintado...
É só botar a cuca para funcionar!
Presta atenção! O que vale é o resultado do seu trabalho - e isso independe da ferramenta a qual você utilizou. Por exemplo: se foi um curvador caríssimo ou se foi um improvisado, como o que você pôde dispor, no momento. Não importa! Afinal de contas, o bonsai é uma arte para ser apreciada de pronto. Aqui, no fórum, discutimos os "bastidores" só para conhecer "como se faz" ou "como fazem"... Por esse motivo é que eu fico muito chateado quando alguém aponta defeitos nos trabalhos pré-bonsaísticos de outrem...
Enquanto não se pode ter as ferramentas adequadas, pode-se muito bem se arranjar com as improvisadas. E muito bem! É por aí mesmo!
Não deprecie seu recurso e seu trabalho. Enalteça-os!
Quer saber? Adorei sua versatilidade.
Se liga!
Um abraço.
Até mais, _________________ O r l a n d o (Lando)
Editado pela última vez por Lando em Qui Maio 05, 2005 10:09 pm; num total de 3 vezes |
|
|
 |
Marco Nascimento 2.o PASSO

Registrado: 10/03/05 Idade: 63 Mensagens: 397 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Qui Maio 05, 2005 9:46 pm Assunto: |
|
|
Lando escreveu: | Marco,
Existem certos equipamentos, quer dizer, a "maioria" deles, cujo os valores são um ABSURDO!
Esse é um dos fatores que desanima qualquer artista.
Coisa boba, como um curvador desses, pode muito bem ser fabricado por nós mesmos. Um bom exemplo foi este que o TC postou - fazer um objeto daqueles é moleza! Fácil, fácil... Podemos fazer um até mais requintado...
É só botar a cuca para funcionar!
Curvador de pobre coisa nenhuma, cara! É por aí mesmo!!!
Quer saber, adorei sua versatilidade.
Se liga!
Um abraço.
Até mais, |
Com certeza, o pessoal viaja nos preços das ferramentas de bonsai, as duas únicas que eu acho fundamentais são o alicate côncavo e o esférico, o resto é luxo...
O concavo eu tenho, o esférico ainda vou comprar...
A ferramenta mais absurda de todas é o alicate de cortar fios, já vi por mais de 200 Reais, vc compra uma alicate de fios da Tramontina por 20 pratas e tá resolvido...
Outro dia vi um tópico em um fóum, acho que não foi aqui, uma pessoa que queria comprar uma tesoura japonesa, quando viu que ela poderia custar quase 200 dólares, amarelou...
Eu tenho uma tesoura da Corneta há 3 anos e está perfeita, custou menos de 20 Reais...
De que me adianta uma tesoura que durará 200 anos se eu só viver mais 40???
(risos)
Um abração. |
|
|
 |
bergson PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Maio 05, 2005 10:46 pm Assunto: |
|
|
Marco,
Toda idéia engenhosa e eficaz é digna de elogios, se tivermos que usar unicamente o material específico, com certeza desistiriamos de fazer bonsai. Tenho este mesmo princípio, criar, improvisar e baratear os custos, só assim conseguiremos permanecer na arte bonsai.
Parabéns!!
[]s
Bergson |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Sex Maio 06, 2005 12:04 am Assunto: Improvisar |
|
|
Oi Marco !!!!!!!!
Achei interessante o tópico, mas continuo dizendo que há ferramentas impossíveis de serem substituidas.
Se alguém desejar improvisar ferramentas, converse com Nelmar. Ele É FERA !!!!!!!!!!!! E poderá ajudar e muito.
Abraços
Angela  |
|
|
 |
jackson 3.o PASSO

Registrado: 07/08/04 Idade: 66 Mensagens: 516 Localização: São Joaquim da Barra/SP
|
Enviada: Sex Maio 06, 2005 5:34 am Assunto: |
|
|
Graaande Marcão,
A "engenhoca" é eficiente é ponto final, não interessa se custou 3 ou 300, tbm sou a favor, assim como o Bergson, de opçoes baratas mas eficientes, minha tesoura de poda paguei 1,99, cortei os cabos, amarrei um arame de construção de 1/16 e meti durepox, depois de endurecido curvei formando a pegada. Tá baum demais.
[]s _________________ Jackson
"...Se errei, foi tentando acertar...." |
|
|
 |
lubisomem01 1.o PASSO

Registrado: 23/11/04 Mensagens: 106 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Sex Maio 06, 2005 2:13 pm Assunto: |
|
|
É por ai pessoal, vamos botar a criatividade pra funcionar todas as 2 são show de bola, gostei.......... |
|
|
 |
Valter Vaz 2.o PASSO

Registrado: 21/07/04 Mensagens: 210 Localização: Leiria - Portugal
|
Enviada: Dom Maio 08, 2005 3:29 pm Assunto: |
|
|
Marco,
Está muito bem, o que interessa é o resultado final, como se antinge é secundário.
Quem não tem cão, caça com o gato  _________________ Cumptos.
Valter Vaz
www.grupobonsaileiria.com |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|