FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Jabuticabeira - Sugestões
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
out16

MensagemEnviada: Qua Set 12, 2007 1:16 pm    Assunto: Jabuticabeira - Sugestões Responder com citação

Pessoal,

Primeiro gostaria de salientar que sou principiante, mas como minha dúvida é sobre como estilizar esta planta, resolvi postar aqui Laughing

Ganhei esta jabuticabeira de presente a dois anos, e após alguns probleminhas, plantei ela neste escorredor, e agora estou esperando as raízes começarem a aparecer para colocar na mamadeira e tal, mas antes disso eu gostaria de algumas sugestões sobre como estilizar esta planta.

Sei que ela está meio estranha, mas é que ela perdeu muitas folhas a algum tempo, e agora está rebrotando.

Bem, em resumo, gostaria de opiniões do pessoal sobre como estilizá-la, não tenho restrições e nem pretensões por nenhum estilo, apenas um pouco de dó de "meter a tesoura" muito nela.

Bom, por enquanto é isso... estou no aguardo de sugestões.

Geral da planta

Frente 1

Frente 2

Desculpem as fotos, mas é que minha câmera resolveu não colaborar e tive que tirar as fotos do celular.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Rodrigo Zanchetta
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Set 12, 2007 4:29 pm    Assunto: Responder com citação

Primeiro q celular é esse intão hein!?!
A resolução das fotos estão ótimas.

Bom me parece q sua jabuticaba está plantada sobre uma pedra, ou estou enganado? Se sim, vc já optou por um estilo, se não, precisa cobrir todo o nebari da sua planta.

Ela está plantada meio torta, talvez devesse plantá-la na posição vertical e optar pelo estilo Hokidachi, pois o tronco ereto desta forma, obedece ao estilo (na minha modesta opinião).

Além do mais, com essa folhagem fica meio dificil a visualização da distribuição dos troncos. Esses galhos q saem da parte esquerda da planta, ma primeira foto, acho q devem ser reduzidos e orientados para baixo se optar pelo estilo Hokidachi.

No mais, acho melhor aguardar a opinião dos mais experientes antes de tomar qlq decisão.

Um abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
out16

MensagemEnviada: Qua Set 12, 2007 4:49 pm    Assunto: Responder com citação

Rodrigo,

Vamos lá.

Sobre o Celular, tem resolução de 1.2M.. realmente não é uma VGAzinha, mas ainda assim é um celular Wink

Ela está sobre uma pedra não.... isso onde ela está é o restante do torrão antigo, onde ela estava plantada anteriormente... devo cobrir o nebari dela?

Na verdade plantei ela meio torta, pois é como ela veio no vazinho, apenas passei ela para o escorredor, respeitando a curvatura, o torrão também, era um morrinho no vaso, mantive da mesma maneira....
Inclusive acho que se plantar ela reta terei problemas com o nebari...

Sim, reduzir estes galhos, mas em quanto? até deixar a copa como uma bolinha, mantendo o troncono centro?

Vamos esperar mais opiniões....
attilaokada
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Set 12, 2007 5:37 pm    Assunto: Responder com citação

Vou dar minhas opiniões.
Eu acho que o que fazer depende das suas intenções. Vc colocou no escorredor pra depois colocar na mamadeira certo? Então vc planeja engrossar o tronco certo?
Se sim, não reduza nenhum galho, deixe crescer até engrossar o tanto que vc pretende dos troncos e dos galhos principais. Você pode aproveitar este tempo para plantar o tronco reto e arrumar as raizes. Se necessário, regule o tamanho dos galhos para que ao final eles fiquem do mesmo tamanho e conseqüentemente tenham a mesma espessura.
Depois de engrossar faça a poda drástica deixando somente o início de cada galho principal. Com esta base pronta, ai é só trabalhar a copa com podas regulares para que ela fique bem densa e ramificada. Depois da poda drástica você pode fazer diversas estacas com os galhos cortados para criar mudas para novos bonsais.

A jabuticaba aceita bem podas drásticas e ramifica bastante. O estilo mais comum é o vassoura. Ela adora agua e se desenvolve mais com solo bem úmido.

Bom isso é tudo que eu sei por enquanto de jabuticaba.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
out16

MensagemEnviada: Qua Set 12, 2007 6:25 pm    Assunto: Responder com citação

Attila,

Então, este é meu primeiro bonsai.. portanto, estou me baseando nas opiniões de vocês Wink

Na verdade eu coloqueinoescorredor porque li que era bom... hehe!!! Pensei que daria uma "arejada" nas raízes....

Então, o tronco dela até que não é tão fino, é mais grosso que uma pilha "AA" por exemplo.... nem tenho tanta intesão de engrossar o tronco dela... queria mesmo modelá-la pra deixar deste tamanho....

O estilo ideal pra esta planta seria o vassoura mesmo? Pergunto não para jabuticabeiras em si, e sim pra esta árvore em particular...

Não teria como alguém fazer uma daquelas projeções que aparecem pelo site?? Laughing

[]´s

Thiago.

Ainda em tempo, fiz uma projeção aqui... seria mais ou menos isso para começar a modelar como "vassoura"?

http://out16.fotoblog.uol.com.br/photo20070912195325.html
attilaokada
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Set 13, 2007 12:34 am    Assunto: Responder com citação

O estilo é o vassoura mesmo.

Se você quer só dar um formato pra ela do jeito que tá, somente pode como na primeira figura...

Mas veja como o visual dela muda se você der uma engrossada no tronco conseguir mais algumas raizes e depois uma adensada na copa...

Paulo Roberto Marasca
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Set 13, 2007 2:14 am    Assunto: Responder com citação

Ficou mto legal a projeção do Attila... É por aí mesmo... Tá bem encaminhada assim...

Abraço.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
out16

MensagemEnviada: Qui Set 13, 2007 8:05 am    Assunto: Responder com citação

Attila e Paulo,

Concordo com vocês!! Ficou beem legal mesmo.
Vamos lá então, qual seria o primeiro passo? Plantá-la reta no escorredor, cobrindo o Nebari?
Esta época é propícia para isso? Posso fazer isso agora sem riscos? em um substrato apenas com cascalho?
Depois do transplante, espero para podar ou já pode ser na sequência?

Seria este o passo a passo?

[]´s

Thiago.
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Set 15, 2007 6:21 pm    Assunto: Responder com citação

out16,
as projeções feitas pelos amigos até agora ficaram ótimas; inclusive a que você fez no teu fotoblog.
Entretanto, a menos de um galho, a minha humilde projeção ficou diferente. Eu acho que se você seguir aquelas tendências, no futuro você terá um exemplar como este:

Note que a copa parece estar um pouco "esticada" para o lado esquerdo. Mesmo assim o exemplar da foto é maravilhoso, mas alguns bonsaistas mais experientes, dizem que a copa não está legal por conta desta esticada.

É só uma sugestão de principiante, mas vou contribuir mesmo assim pra que você tenha o maior número de boas (ou nem tão boas) sugestões antes de fazer qualquer intervenção na tua muda...
Um abraço.
Edson.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Set 15, 2007 6:30 pm    Assunto: Piramidal Responder com citação

Edson

Em minha opinião, esta "esticada" da copa deste bonsai de pitangueira para a esquerda evita que ela fique muito piramidal, certinha e monótona. A assimetria da copa dá personalidade à arvore.

Claro, a assimetria poderia ser um pouquinho menor e ainda assim daria o efeito pretendido.

"Recife (PE)"
out16

MensagemEnviada: Dom Set 16, 2007 9:45 pm    Assunto: Responder com citação

Ferreira,
realmente este bonsai é de grande beleza... e esta "falta de simetria" realmente dá um toque especial ao exemplar...

Edson,
Quem me dera meu Bonsai um dia chegar perto da beleza que é este exemplar postado por você... mas vamos tentando Wink

Gostei de sua projeção... mas, o que você me sugere pra fazer de imediato? Plantar ele com o tronco reto? Esconder o Nebari? Podar os galhos?

Pergunto isso, pois, como é meu primeiro bonsai (e gosto muito dele Wink ) teno medo de fazer besteira e perder a planta... prefiro fazer as coisas sem pressa para não correr o risco... qual seria o próximo passo agora?

PS: O bonsai brotou bastante durante esta semana, perdeu a maioria das folhas velhas e ganhou várias folhas verde clarinhas Wink

Estou no aguardo,

[]´s

Thiago.
attilaokada
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Set 17, 2007 3:05 pm    Assunto: Responder com citação

Vou te dar uma sugestão de roteiro de trabalho, então:

A melhor época pra fazer podas é agora, fim de inverno. A árvore crescerá e muitos novos brotos surgirão na primavera e verão. Faça as podas agora.

Enterre as raizes

Plante o tronco reto.

Coloque o escorredor em cima de uma bacia com terra misturada com húmus de minhoca, um pouco de areia grossa e caco de telha.

Regue bem todos os dias

Adube com farinha de ossos e torta de mamona uma vez por mês no verão. 1 vez a cada dois meses no outono e inverno.

Deixe crescer sem fazer nada nela o máximo de tempo que vc puder, uns três anos já deve estar bom.

Enquanto isso, leia livros de bonsai, estude aramação de galhos, estilização, podas, ,desfolha, compre as ferramentas, treine como manuseá-las e etc.

No fim dos três anos, use os conhecimentos que vc adquiriu durante este tempo para fazer podas mais drásticas e perióricas para conseguir uma boa ramificação e uma copa bem desenvolvida no 4º ano.

No inverno do quinto ano você faz poda das raizes e dá uma checada no nebari. Se o nebari não estiver bom, pode no sentido de desenvolvê-lo e continue este processo nos anos seguintes.

Quando chegar a contento, vc descobre o nebari, poda a copa e as raizes, põe no vaso definitivo e pronto.

Nos próximos anos é só fazer manutenção.
out16

MensagemEnviada: Seg Set 17, 2007 4:26 pm    Assunto: Responder com citação

Attila,

Então posso fazer assim:

De imediato (para este Fim de semana) podo os galhos sugeridos.;
Espero uma semana e replanto a árvore reta em um escorredor, cobrindo o Nebari

Depois de um mês do replantio começo a adubar..

Isso seria o correto? Ou posso podar os galhos e replantar de uma vez só?

Obrigado pela ajuda,

Thiago.

PS: estou pesquisando bastante sobre aramações, podas, desfolhas e etc.. é que na hora de colocar em prática na "plantinha querida" bate o medo Wink
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Set 17, 2007 8:26 pm    Assunto: Responder com citação

Thiago,
acho que você pode podar os galhos e replantar de uma tacada só. Acredito que a planta não vai sentir pois não haverá poda de raízes. Entretanto, se você quiser esperar um mês para a jabu se recuperar, não vejo mal algum. Bonsai é mesmo um exercício de espera e paciência...rsrsrs
Um abraço.
Edson.
out16

MensagemEnviada: Seg Set 17, 2007 8:38 pm    Assunto: Responder com citação

Edson,

Beleza, sábado de manhã já tenho trabalho a fazer então... Wink

Vou começar pela poda, e ver como a planta reage... se em uma semana ver que a planta não sentiu, parto para o reenvase.

Assim que tiver novidades, posto aqui..

Obrigado,

Thiago.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: