|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
GustavoO 1.o PASSO

Registrado: 14/08/07 Mensagens: 119 Localização: Rio de Janeiro - RJ
|
Enviada: Qui Set 13, 2007 11:49 pm Assunto: Acer palmatum atropurpureum |
|
|
Li aqui na internet que essa espécie de Acer (atropurpureum) não aceita a desfolha. Alguém sabe dizer se isso é verdade?
Gostaria de saber também se alguém tem experiência com Aceres aqui no Rio. Qual seria a espécie mais indicada para o clima daqui?
Abraços! |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Set 14, 2007 8:06 am Assunto: Desfolha |
|
|
Gustavo
A informação de que o Acer palmatum atropurpureum não aceita desfolha é muito comum na literatura de bonsai. Muitos relatam que desfolhar coloca a planta em risco. Mas já vi pelo menos um relato de que a desfolha na época certa não mata a planta. No entanto, já vi também vários avisos de que a desfolha não leva à redução significativa do tamanho das folhas desta variedade de acer, de maneira que não se justificaria desfolhar. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
GustavoO 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Set 14, 2007 8:40 am Assunto: |
|
|
Valeu Ferreira!
Alguém sabe me dizer se essa espécie de Acer (atropurpureum) se adapta bem ao Rio de Janeiro? Caso afirmativo, ele fica melhor a sol pleno ou meia sombra?
Abraços! |
|
|
 |
GustavoO 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Set 14, 2007 8:41 am Assunto: |
|
|
Ferreira,
você tem idéia do tamanho médio das folhas dessa espécie? |
|
|
 |
kotta

Registrado: 29/06/06 Mensagens: 56 Localização: Santarem - Portugal
|
Enviada: Sex Set 14, 2007 12:50 pm Assunto: |
|
|
Eu desfolhei o meu em finais de Julho, que aki em Portugal corresponde e meio do Verão aproveitei e dei tb uma poda ligeira, respondeu bem e a folha reduziu um poukinho.
Antes da desfolha e poda
Desfolhada e podada( poukinho ainda)em finais de Julho
No final de agosto (passado 1 mês) estava assim
 _________________ kotta
www.quiosquedasideias.com |
|
|
 |
GustavoO 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Set 14, 2007 4:17 pm Assunto: |
|
|
Obrigado Kotta!
Maravilhosa essa árvore! Adoro essa cor dele! Acho que vou comprar umas sementes e ver no que dá... |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Set 14, 2007 6:34 pm Assunto: Folhas |
|
|
Gustavo
Aí está mais o testemunho de Kotta, de que a desfolha não mata a planta.
Esta variedade de acer parece ter as folhas maiores que a maioria das espécies de Acer usadas para bonsai. Como também confirmou Kotta, a redução do tamanho das folhas é pequena. Talvez até se perca, pois as novas folhas serão outra vez de tamanho normal. Mas a coloração maravilhosa das folhas compensa qualquer falta de proporcionalidade.
Eu próprio adquiri um via internet, mas devido ao clima inclemente aqui do Nordeste ele durou apenas 1 ano! _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
GustavoO 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Set 14, 2007 7:26 pm Assunto: |
|
|
Pois é Ferreira, eu tenho medo exatamente disso! O Rio também não tem dos climas mais amenos do mundo... hehehe
Já ouvi dizerem que os áceres precisam de algum inverno para continuarem se desenvolvendo no ano seguinte, e até de gente q coloca eles dentro de geladeiras para simular esse inverno! (achei essa informação extremamente engraçada e fiquei imaginando a situação surreal! rs) Como no Rio o inverno, por mais q a temperatura dê uma amenizada, não é um lugar exatamente frio, tenho minhas dúvidas de que dará certo. Mas também, se não tentarmos, nunca saberemos, não é mesmo?
E afinal, mesmo q dure só por um ano, ter essas cores em minha varanda junto com minhas outras plantas já vai me deixar feliz o suficiente.
Quanto às folhas serem maiores e mais desproporcionais, será q se fizermos um bonsai de tamanho maior não minimizamos o problema da proporcionalidade?
Abraços! |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Sex Set 14, 2007 8:01 pm Assunto: Re: Folhas |
|
|
Olá a todos
Ferreira escreveu: | Gustavo
Aí está mais o testemunho de Kotta, de que a desfolha não mata a planta.
Esta variedade de acer parece ter as folhas maiores que a maioria das espécies de Acer usadas para bonsai.... |
Amigo Ferreira
Ele não morre por se efectuar um desfoliação, mas agradado também não fica
A redução da folha não é significativa, fica sempre demasiado grande p/ um Shohin, e os entre-nós igualmente...aqui já se consegue alguma coisa, dependendo da experiência d Bonsaista, mas não, sem ter o verso da medalha que é ele "fechar-se em copas" baixando em muito o seu metabolismo.
É uma espécie que se não se tiver as devidas cautelas, ao podar-se como se faz noutro palmatum os ramos vão à vida fácilmente...tal deve-se ao facto, de que estes têm uma tendência muito grande de retroceder a seiva, num ramo chega a ser 2cm e até mais...por isso se for cortado rente, pode secar-se um ramo que não o pretendido.
Por isso se recomenda (até noutras espécies) que a poda estrutural, se faça por etapas...um pouco mais acima...deixa-se um "toco" e na próxima, zás, "toco" fora.
Não aceita metsumi, nem mekiri, tal como fazemos para a maioria dos palmatum (pelo menos sem contratempos)...e os resultados, nunca são bem os pretendidos...
Este era um Acer palmatum atrupurpureum Var. bloodgood que comprei em 2004.
Já estava mais ou menos encaminhado, mas não gostei de o trabalhar.
Com ele fiz um pouco de tudo, desde estacas a enxertos de várias maneiras...pode ter sido do tratador que era um "maçarico", mas não houve uma única coisa, que tivesse dado certo...o que aliás se consegue ver na segunda foto, uma estaca, remanescente das podas.
Considero que foi importante para a minha aprendizagem, e serviu-me sobretudo para controlar o impulse de fazer algo menos acertado, no meu Acer deshojo
Acabei por o oferecer a um amigo este ano, para o colocar no jardim, porque é isso a que esta espécie melhor se adapta, um excelente arbusto de Jardim...
Também é certo que dá para fazer dele um bonsai...haja paciência...eu é que por uma questão de selecção pessoal, preferi substitui-lo, porque mesmo com bonitas cores que tenha, ainda está longe dos Aceres que estão ao nosso alcance , e bem melhores de trabalhar.
Por exemplo, a "Kotta" referiu que o podou, mas apenas lhe cortou as pontas,...por isso não se apercebeu bem das dificuldades e reacções que tem pela frente.
Mais tarde ou mais cedo (de preferência mais cedo) se pretender fazer dele um Bonsai, vai ter que rebaixá-lo...eliminar aquela "coluna jónica" quanto mais largo maior o retrocesso.
Esta tarefa será necessária, para se criar movimentos afim de o tornar interessante como bonsai...e ai é que ela irá perceber, que afinal não é bem a mesma coisa que os outros, que com certeza terá...
Também é visivel pela foto (sem folhas ) que não procedeu (pelo menos com certa regularidade) ao "metsumi", para redução dos entre-nós...a julgar pela distância dos mesmos.
Note-se que ele ainda pode alongá-las bem mais ... é bastante comum nos Palmatuns...podendo ainda ser agravado, pela força dos adubos que administramos, principalmente se tiver valores altos de Azoto.
Mas mesmo com todas estas condicionantes, com preserverança, dá para fazer bonsai, isso é garantido.
Mas também não será menos verdade, que nunca vi nenhum desta espécie que se sobressaísse, mesmo em revistas da especialidade.
Boa sorte
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
GustavoO 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Set 14, 2007 8:30 pm Assunto: |
|
|
Castro,
Desculpe-me a ignorância, mas como podes ver pela seção do fórum em que eu estou postando, sou iniciante, e bem no iníciozinho... rs
O que seriam "metsumi" e "mekiri"?
Se for complicado de explicar, ou se houver necessidade de uma explicação por demais prolongada, será que o amigo poderia me indicar algum link aqui na net onde possa ler sobre isso?
Abraços! |
|
|
 |
kotta

|
Enviada: Sex Set 14, 2007 11:09 pm Assunto: |
|
|
Castro
Tem toda a razão, no ke toca ao "recuo de seiva" dei por isso na pekena poda ke lhe fiz, aliás já tinha lido alguma matéria ke referia isso, e até julgo ke era sua,( ou então do deepdiver, no milenar) dai que fui com mto cuidado na poda, deixando os tais "tocos".
Li tb que a poda pode ser mais bem sucedida se for feita, julgo ke durante o Inverno, vou ter ke ir rever essas leituras, para então e na altura mais recomendável, fazer mais uma poda. _________________ kotta
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Set 15, 2007 1:01 pm Assunto: |
|
|
Olá a todos
GustavoO escreveu: | Castro,
Desculpe-me a ignorância, mas como podes ver pela seção do fórum em que eu estou postando, sou iniciante, e bem no iníciozinho... rs
O que seriam "metsumi" e "mekiri"? |
Olá GustavoO
Metsumi é o acto de pinçagem dos "brotes" tenros, pode ser feito com com uma tesoura, as unhas ou uma pinça....
Deve ser feito quando o ramo já possui pelo menos 2 pares de folhas.
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=966&highlight=metsumi
Mekiri é o acto de pinçagem desses mesmos brotes, mas quando já estão mais desenvolvidos...deve ser feito com as tesouras...tem também o intuito de fazer "back-budding", ou seja, que ela rebrote mais atrás.
Kotta escreveu: | Tem toda a razão, no ke toca ao "recuo de seiva" dei por isso na pekena poda ke lhe fiz, aliás já tinha lido alguma matéria ke referia isso, e até julgo ke era sua,( ou então do deepdiver, no milenar) dai que fui com mto cuidado na poda, deixando os tais "tocos".
Li tb que a poda pode ser mais bem sucedida se for feita, julgo ke durante o Inverno, vou ter ke ir rever essas leituras, para então e na altura mais recomendável, fazer mais uma poda. |
Pode ser de ambos, afinal o "Deep" tem sido bem sucedido como dele...mais uma razão para não se desmotivar
Eu depois de compreender como ele reagia, era assim que procedia com ele e nunca mais tive surpresas de maior.
Agora é um facto, que ele perde muito do seu vigor e os resultados, estão longe de os pretendidos...pelo menos a respeito de proporções ideais da folhagem para um shohin...que é o meu objectivo para os meus.
Por ter um espaço bastante pequeno, optei por me descartar dele e substitui-lo por outro, que se safarem este ano, será um dos dois Carpinus coreanos que ainda tenho, germinados de sementes do ano passado...
Pois é, um inverno destes, vai ter que encontrar coragem para dar um bom corte nesse, não se esqueça é do que sobra dessas tarefas, aproveitar tudo o que puder...desde ramos a raizes, nada se desperdiça, tudo se aproveita ...pode ser que tenha mais sorte que eu , afinal trata-se de outra variante/cultivar
Boa sorte
Cptos.
 |
|
|
 |
kotta

|
Enviada: Sáb Set 15, 2007 4:40 pm Assunto: |
|
|
Castro
Brigada pelo incentivo.
A mim ...espaço não falta, e das podas deste .... plantei, em altura nada própria , mas uma delas tá bonita ...vamos ver o ke vai dar , tou a rega la com tiamina !!!!!
Mas eu tenho outro da mesma espécie , nesse estou a experimentar 1 alporke , já há por lá raizes
Eu até axo ke para iniciante...esta espécie de acer é um atrevimento mas, apaixonei me por eles no horto, inda por cima estavam baratuchos, só mais tarde me apercebi da espécie.
Enfim ...aventuras de principiante  _________________ kotta
|
|
 |
GustavoO 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Set 15, 2007 6:33 pm Assunto: |
|
|
Pois é Kotta, no meu caso também será uma grande aventura de principiante, mas sei que do jeito que gostei dessa planta, enquanto não tiver experimentado tê-la comigo, não sossegarei!
Castro,
Obrigado pelas explicações, só mais uma dúvida: no caso da pinçagem do broto jovem (metsumi), deve-se retirá-lo inteiro até a gema, ou deixa-se um pedaço do pecíolo? |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Set 15, 2007 8:21 pm Assunto: |
|
|
Olá Gustavo
GustavoO escreveu: | ...no caso da pinçagem do broto jovem (metsumi), deve-se retirá-lo inteiro até a gema, ou deixa-se um pedaço do pecíolo? |
Em ambos deve-se deixar-se um pedaço do pecíolo.
Com o tempo ele seca e cairá...no futuro o desenvolvimento desse ramo, irá ser a partir do par de folhas que se encontra logo abaixo do mesmo.
Quando estes tiverem mais dois ou três pares de folhas, repete-se o processo em ambos.
Cptos.
 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|