Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
BAIORS 2.o PASSO

Registrado: 04/06/07 Idade: 41 Mensagens: 298 Localização: Cuiaba-MT
|
Enviada: Ter Set 25, 2007 2:01 pm Assunto: Meu 1º Alporque |
|
|
Este foi um alporque retirado em 60 dias.
substrato: erva de terere e terra preta.
Enraizador: Medicamento Beneum ( tiamina 300mg )
Suporte: Copo de garrafa pet.
Resultado: Enraizou em 30 dias.  |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Ter Set 25, 2007 2:15 pm Assunto: |
|
|
E numa goiabeira!
Com material alternativo!
Parabéns pelo resultado. Isso mostra que dá para fazer alporque quase de qualquer jeito. E depois que a gente pega o gosto por esta técnica não se pára mais.
O bom do alporque para bonsai é que se pode escolher o local onde colocar raízes em um galho. Então nos próximos procure galhos com boas curvas, bom movimento e faça o alporque logo abaixo. Você terá em pouco tempo uma muda forte e com a sinuosidade desejada.
Abraços _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
BAIORS 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Set 25, 2007 2:24 pm Assunto: |
|
|
Peço desculpa pela quantidade de fotos , porem agradeço a Deus e aos amigos que com suas experiencias, dicas e sugestões nos impulsionam a realizar tal tecnica e obter exito. Espero suas dicas e sugestões ou ate mesmo criticas para construção desse bonsai! |
|
|
 |
Wilson Fracassi 3.o PASSO

Registrado: 23/03/06 Idade: 55 Mensagens: 470 Localização: Jaú -S.P
|
Enviada: Ter Set 25, 2007 2:34 pm Assunto: |
|
|
Fabio,
É isso aí, o alporque sem dúvida é uma técnica muito boa. Porém acho que você se precipitou um pouco, precisava deixar mais tempo, seria mais seguro aguardar formar uma massa de raízes maior. Talvez estas raízes não sejam suficientes para manter sua planta. Outra coisa, não retire o material que foi usado para o alporque, enterre tudo, expor as raízes nesta fase do processo também pode não ser uma boa.
Boa sorte. |
|
|
 |

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Ter Set 25, 2007 5:47 pm Assunto: |
|
|
Fábio, o Wilson tem toda a razão. Nem comentei sobre este detalhe, mas já que o serviço foi feito, retire 80% das folhas que ficaram, deixe num local sombreado por uns 20 dias. Se o clima estiver muito seco (baixa umidadade do ar) seria interessante pulverizar a muda toda, diariamente.
A razão é a seguinte: como as raizes para captação de água ainda são poucas, temos que diminuir as perdas da planta pelo tronco e folhas.
Torcemos pelo sucesso do transplante. Mas aproveite e já faça outros alporques para não perder o momento e a animação.
|
|
 |
BAIORS 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Set 25, 2007 6:26 pm Assunto: |
|
|
Amigo Elio certamente vou seguir suas dicas da folha.
Quanto a fazer outros fiz mais em goiabera logo q tiver resultado posto no forum.
E verdade não deveria deixar as raizes muitos expostas e que não teve como eu tinha que tirar uma foto para comprovar a ificacia da tecnica.
Espera dicas para um estilo to meio sem imaginação! |
|
|
 |
Gleison

Registrado: 22/07/07 Mensagens: 64 Localização: São José dos Campos - São Paulo
|
Enviada: Ter Set 25, 2007 7:01 pm Assunto: |
|
|
Caracaaa... showww de bolaaa!!! PARABÉNSSSS!!!
Aproveitandooo o assuntooo...
A +ou- 2 meses atrás fiz alporques... foram 2 em romã, 2 em jabuticabeira e 1 numa pitanga...
Até ontem eu estava regando dia sim dia não, alternando com horminio enraizador (não lembro o nome)...
Eu curiosão... mexi pra ver como estava! oq deu?
Decepção... nem sinal de raiz alguma! em nenhum alporque!
O que acham q pode ter acontecidoo???
Usei musgo desidratado, bucha vegetal e papel filme.
Abraçoo _________________ Gleison
São José dos Campos-SP
gleison_gen@hotmail.com |
|
|
 |
Fabio Rocha

|
Enviada: Ter Set 25, 2007 8:11 pm Assunto: |
|
|
Beleza de idéia Fabio!!!
Como você usou a Tiamina (quantidade)???
Abraço. _________________ Fábio Rocha
________
Bonsai RS |
|
|
 |
Aquariosmaster 1.o PASSO

|
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Qua Set 26, 2007 7:31 am Assunto: alporque |
|
|
Parabéns pelo sucesso no alporque, segue os conselhos citados e cima e boa sorte, não esquece de postar algumas fotos depois dela ter se recuperado. Você descreveu que usou erva terere, seria a erva mate?????? Também possuo alguns alporques em andamento...tomara que tenha o mesmo sucesso do seu...  _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Set 26, 2007 11:05 am Assunto: |
|
|
Alô amigos,
respondendo um de cada vez:
Junior, a erva-mate e tererê é no fundo a mesma coisa. A tererê é mais amarga e se usa para tomar com água fria, ao contrário do "nosso" chimarrão quente. Mas as duas provém da Ilex paraguariensis.
Luciano, podes fazer o alporque preferencialmente na primavera, mas também pode ser em todo o período de crescimento das plantas.
Cleison, a romã já deveria ter enraizado. Ver se não ficou parte do anel de casca que está sustentando o galho. o Ideal é tirar todo o anel da casca. Já a jaboticabeira e pintangueira, são mirtáceas e não respondem bem ao alporque. A tendência é sempre de ciactrizar o local do anel tirado. E mesmo usando artifícios para não cicatrizar podem levar mais de um ano até enraizar. Tem depoimentos aqui no fórum de quem levou 2 anos para enraizar a jaboticabeira.
No mais creio que está tudo certo. Confesso que eu não irrigo meus alporques a não ser quando fica muito tempo sem chove e ainda assim a cada 15 dias. Também raramente uso qualquer hormônio enraizador. Praticamente todas as espécies enraizam facilmente, agora as mirtáceas só com muita oração e paciência....
abraços _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
|
|
 |
Aquariosmaster 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Set 26, 2007 12:35 pm Assunto: Buxinho |
|
|
Olá Elio, seguinte, estamos na primavera certo? Então seria uma boa hora de fazer meu alporque. Está na época de eu trocar o substrato deste meu buxinho. Eu posso fazer o trabalho de troca de substrato e preparar o alporque normalmente? Aqui em Goiânia está muito quente, que material devo usar, o esfagno mesmo? E o hormônio enraizador? O alporque do buxinho demora muitas semanas? Qual o melhor procedimento para o alporque? Agradeço a atenção! Abraço do Luciano _________________ http://aquariosmaster.blogspot.com/
http://powerofacupuncture.blogspot.com/
http://harzmaster.blogspot.com/
http://beingsurvivors.blogspot.com/
Feche os olhos, sinta a respiração, sinta o pulso forte, é a manifestação da Vida. |
|
|
 |
BAIORS 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Set 26, 2007 1:26 pm Assunto: |
|
|
Meus amigos de bonsai agradeço pelas dicas e criticas.
Nesse alporque eu molhei todos os dias, (quantidade de tiamina) foi batido em liquidificador dois comprimidos de beneum em um litro e meio de agua um medicamento generico do benerva so utilizei uma vez por semana ( segunda feira ).
A erva realmente e a ilex a mesma do chimarrão porem a de terere e mais grosso e com maior quantidade de talos, depois de utilizada eu guardo e vou molhando para se decompor.
Outra dica que acho importante e que não fiz um anelamento total deixei uma ponte para não intenrromper totalmente os nutrientes e a observação das brotações e folhas do galho a ser retirado. |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Set 26, 2007 2:39 pm Assunto: |
|
|
Fábio, durante anos fiz alporque deixando um filete de casca para a seiva continuar subindo para o galho, mas em muitas espécies acabava não tendo enraizamento e sim cicatrização. Então parti para o anelamento total. Mas cada um deve achar o seu melhor método. De repente quando fizeres uma grande quantidade de alporques verás resultados diferentes. Sou favorável a fazer experiências diversas, isso nos leva ao conhecimento.
Luciano, a época é boa para fazer o alporque. Use esfagno e se tiver ou quizer algum hormônio enraizador. Não tenho experiência em fazer elporque em bonsai com replantio. Na verdade sempre faço alporque em árvores. Talvez alguém pode ser mais preciso, mas eu não faria as duas coisas ao mesmo tempo, por precaução. Talvez um espaço de 30 dias entre um procedimento e outro seria prudente. Mas como disse, talvez alguém já tenha feito sem problemas. O tempo de enraizamento varia muito de condições climáticas em geral, mas creio que em 60 dias já é seguro para retirar o alporque. O procedimento é o normal. Veja matérias sobre alporquia aqui no fórum: anelar a casca, esfagno umedecido, plástico ao redor e amarar> Pronto.
|
|
 |
Aquariosmaster 1.o PASSO

|
|
|
 |
|