Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Marco Antonio Marques
|
Enviada: Dom Maio 01, 2005 2:52 am Assunto: Buxus |
|
|
Primeiramente gostaria de me desculpar se esse topico estiver repetido. É que postei ele a umas horas atras e agora nao achei ele em lugar algum. N sei oq houve, mas ele sumiu. Entao ai vai outra vez.
Gostaria da opinião de vcs quanto ao meu buxinho. Ele tem 4 anos de idade e aprox 25 cm. Ainda estou tentando trabalhar ele, e pretendo preencher o espaco vazio na esquerda. Segue uma sequencia de fotos da evolução dele nos ultimos meses:
01/08/2004
09/12/2004
05/04/2005
O que vcs acham? O que está bom e o que precisa melhorar? quais as suas sugestões?
Sei que são muitas perguntas mas é que gostaria da opinião de vcs pra saber o melhor caminho a seguir e ter diferentes visoes sobre a mesma planta.
obrigado pela ajuda.
abraço
Marco |
|
|
 |
Marco Antonio Marques
|
Enviada: Dom Maio 01, 2005 12:21 pm Assunto: |
|
|
Pelas duas ultimas fotos da pra notar a "lerdeza" dessa espécie. 4 meses depois e ela está identica. Ontem vi um broto, o que foi motivo de comemoração tamanha a dificuldade de isto ocorrer.
Agora, se nao for abusar de vcs, tenho outra duvida. Estou pra realizar um Yamadori de um buxus. Este tem aproximadamente 1,2m e um tronco bem grosso, deve ser uma arvore bem antiga. Ela está na beira de um pequeno barranco de aproximadamente 0,5m com algumas raizes expostas. Minha dúvida é quanto à extração. Nunca fiz um yamadori.
Quais as dicas que vcs podem me dar? Porque pelo tamanho da arvore imagino que será bem dificil tirá-la do solo, pois deve ter muitas raizes profundas.
O buxus do yamadori em questão está bem judiado, com poucas folhas e quero extraí-lo para salvá-lo. Será que é perigoso retirá-lo nesta epoca do ano? Meu medo é que ele não sobreviva até a primavera.
gt pela ajuda
abraço
Marco |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 51 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Seg Maio 02, 2005 2:18 pm Assunto: |
|
|
Oi Marco
Particularmente gostei muito da sua intervenção nesse buxinho, mudou consideravelmente o formato!!! Apenas acho que aquele galho cruzando o tronco(da direita para esquerda)... e aquele outro, também a direita(em forma de tridente) formando outro ápice... não tá legal...
Deu pra entender???
Porém é apenas uma sugestão... vamos aguardar outras e quem sabe alguém faz uma projeção virtual...!!!
abraços _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Mário A G Leal PARTICIPANTE

Registrado: 06/07/04 Idade: 80 Mensagens: 2221 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Seg Maio 02, 2005 3:51 pm Assunto: |
|
|
Marco Antonio, gostaria muito de ver o vaso exposto com a pedra do lado esquerdo ou seja, mostrando a parte de trás.
Entendo que você está iniciando um bom caminho. O Alexandre fez um bom comentário sobre "dois ápices". O ápice poderia ser feito pelo tronco mais grosso com pequena inclinação para a esquerda e, o segundo, mais ao fundo, deitado com inclinação para trás. É somente uma idéia. _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
Marco Antonio Marques
|
Enviada: Ter Maio 03, 2005 10:20 am Assunto: |
|
|
Caros Mário e Alexandre, gostaria de agradeçer a opinião de vcs. Realmente não tinha notado nos 2 ápices, eles carecem de mudança. O "tridente" ao fundo ja tinha me chamado atenção mas até o momento nao havia definido o que fazer.
Graças à opiniao de vcs consegui ontem ter uma "visão" do que fazer. Os dois galhos que disputam o ápice atualmente e localizam-se na frente eu abaixarei uns 40 a 50 graus, tentando deixar na horizontal. Tentarei assim preencher o lado esquerdo e deixarei o tridente como ápice. Neste, removerei o galho que faz o papel do dente direito do tridente. Abaixo dele há outro galho, que ontem dei um movimento interessante, que acompanha um sutil movimento do tronco. o "dente" esquerdo do tridente também dei movimento, abaixando levemente sua ponta e acompanhando tambem o movimento do galho. Já o ápice trabalharei em breve, quando chegarem meus arames que encomendei.
O resultado, imagino eu, será muito mais agradável. Tirarei fotos para apresentar o trabalho final. Quanto às fotos da parte traseira Mario, prom eto que hoje a noite tiro e posto ok?
abraços
Marco |
|
|
 |
jackson 3.o PASSO

Registrado: 07/08/04 Idade: 66 Mensagens: 516 Localização: São Joaquim da Barra/SP
|
Enviada: Ter Maio 03, 2005 7:48 pm Assunto: |
|
|
Marco,
Qto a retirar o buxus do barranco, vai depender de como vc vai fazer isso. Se vc conseguir retirar o máximo de raízes finas possível, sem deixá-las secar durante o processo de retirada, o risco é pequeno, pois são plantas muito resistentes e às vezes sobrevivem a condições extremamente adversas. Após retirado coloque em caixa de madeira com areia grossa de rio e à meia sombra durante um ano, só aí vc vai começar a trbalhar com ele.
Boa sorte, _________________ Jackson
"...Se errei, foi tentando acertar...." |
|
|
 |
Marco Antonio Marques
|
Enviada: Ter Maio 03, 2005 10:18 pm Assunto: |
|
|
Jackson, o processo de "extração" vai, certamente, ser demorado. Como posso fazer para evitar o ressecamento das raízes? borrifar agua?
na verdade meu maior medo é ele não resistir à minha intervenção. A planta está grande(aprox 1,2m) e com boa ramificacao de galhos. Estes, porém, em sua maioria estão completamente sem folhas. Da parte aérea da planta, temos apenas uns 10% coberta de folhagem. O resto está sem folha alguma.
Na caixa de madeira devo por apenas areia grossa e naão realizar adubação alguma neste período de 1 ano?
valeu
abraço
Marco |
|
|
 |
Marcelo_Tchê

Registrado: 21/04/05 Mensagens: 7 Localização: Florianopolis - SC
|
Enviada: Ter Maio 03, 2005 10:54 pm Assunto: |
|
|
Pode ter certeza q vai ser demorado, mas prezeroso ao depois ver a planta crescendo no vaso.
Essa epoca eh meio ruim para isso, acho q o ideal seria esperar ate o inicio da primavera.
Enquanto isso examine se ha raizes finas perto do tronco, caso nao tenha nenhuma ou muito poucas(o que eh bem comun em plantas selvagens q crescem livremente) aplique a tecnica da sangria. _________________ Att,
Marcelo Zanotto Gonçalves
"Parecido sim, mas nao igual" (Chen Chin Chang) |
|
|
 |
jackson 3.o PASSO

Registrado: 07/08/04 Idade: 66 Mensagens: 516 Localização: São Joaquim da Barra/SP
|
Enviada: Qua Maio 04, 2005 5:45 am Assunto: |
|
|
marco,
como o marcelo disse, essa ñ é a melhor época para fazer isso, mas se vc optar por fazer agora, é necesário uma redução da copa, eliminando galhos que vc realmente não utilizará na reesrilização, por isso examine bem e programe a intervenção e quais galhos vc manterá, ou reduzirá, pois se vc fizer uma poda drática, pode levar muiots anos para formar nova copa.
quanto ao ressecamento é isso mesmo, mantenha a umidade borrifando água nas raízes finas.
Agora, uma coisa me chamou a atenção, vc diz que ele só tem 10 % da massa verde, pode ser que esteja atacado por fungos, se for isso vc terá que fazer uma aplicação de anti-parasitário, eu usei DECIS numa planta muito atacada, duas aplicações, uma a cada quinze dias, depois mantive a prevenção com sulfato de cobre na mesma freqência, além de eliminar a casca morta e usei alguns galhos paa fazer "madeira morta" e "jins", ainda está a se recuperar. Veja:
na caixa de areia vc pode usar adubação somente depois que começaram a surgir boa quantidade de brotos. Eu uso 4-14-8, uma colher das de café rasa a cada 20X20 cm de área de substrato a cada 30 dias, menos nos meses maio, junho e junho.
[]s _________________ Jackson
|
|
 |
Lando 4.o PASSO

Registrado: 01/12/04 Mensagens: 608 Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ
|
Enviada: Qua Maio 04, 2005 11:35 am Assunto: |
|
|
Marcos,
Que diferença para a primeira foto, hein!
Sua poda e a maneira como você direcionou os galhos pela aramação ficaram perfeitas.
Eu baixaria só um pouquinho o galho do lado direito ao tronco principal - o "segundo ápice", como os amigos comentaram. E podaria, também, só um pouquinho aquela região logo abaixo desse "segundo ápice".
PS.: A segunda foto, mesmo sem recursos de fotografia, ficou 10!
Parabéns!
Até mais, _________________ O r l a n d o (Lando) |
|
|
 |
Marco Antonio Marques
|
Enviada: Qui Maio 05, 2005 12:15 am Assunto: |
|
|
Estava pensando em retirá-lo esta época pq estou preocupado se ele irá resistir ao inverno, já que está na serra da cantareira, no sitio de um primo meu e lá faz um frio considerável nesta época; lembrando que ele aparenta estar bem debilitado.
Marcelo, em que consiste a técnica da sangria?
então, não planejo ter de reduzir a copa ainda. Esta será uma etapa que gostaria de pensar bastante antes de realizar. A copa atual é bem grande e ramificada, apesar de desfolhada. O problema é que é muito alta.
Jackson, estes fungos que vc diz atacam as folhas ou as raizes? To precisando ir la, ai ja analiso e tiro umas fotos pra por aqui e vcs terem uma ideia melhor da situação.
Lando, estou começando a cogitar essa opção. Eu queria baixar o primeiro ápice, e tornar o tridente o ápice principal. Abaixaria ele para a parte esquerda da copa, que está defasada. O problema é que será muito dificil abaixar este galho apenas com aramação. Estou pensando em usar tração, mas ainda nao tenho certeza. Muito obrigado pelos elogios!! fico muito feliz com a esperança de estar trilhando um caminho certo.
A segunda foto foi tirada logo após o trabalho de poda leve e aramação que deram inicio a esta transformação. Deve ter ficado boa pelo clima gerado neste momento!
abraço a tds
Marco |
|
|
 |
jackson 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Maio 05, 2005 4:48 am Assunto: |
|
|
marco,
os fungos atacam as folhas e galhos, formam manchas ou pontos pretos isolados ou em grandes áreas, depois de um tempo as folhas caem e os galhos secam, quanto às raízes não tenho certeza se podem ser atacadas tbm. à respeito dos fungos eles atacam, principalmente plantas em ambientes muito úmidos, com pouca ventilação, pouca insolação, debilitadas ou amontoadas, podendo se alalastrar por várias plantas.
[]s _________________ Jackson
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 51 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qui Maio 05, 2005 6:56 pm Assunto: |
|
|
Marco
Acho que o galho da esquerda deve permanecer como ápice, pois é mais grosso que o ''tridente''... este sim, vc poderia baixar e/ou podar
abraços _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
|