FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Dúvida com musgos
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Gui Lopes Soares



Registrado: 13/11/06
Idade: 40
Mensagens: 65
Localização: Bebedouro/SP

MensagemEnviada: Qua Set 26, 2007 2:15 pm    Assunto: Dúvida com musgos Responder com citação

Olá Pessoal!

Tem uma questão que sempre me deixa curioso. Eu gostaria de saber como faço para "cultivar" musgos. Já que sempre quando estamos "modelando" nossas mudas e bonsais, é de costume e grande harmonia sempre estar utilizando deles.

Eu sempre vejo em alguns tópicos e postagens aqui, que o pessoal parece sempre ter em mãos grande quantidade de musgo para ser utilizado quando necessário.

Ultimamente consegui retirando de um vaso de Azaleas que minha mãe acabou comprando pro jardim, retirar uns dois "tapetinhos" de mais ou menos 20cm, parecidos com estes das fotos desse penjing que o Roberto estava fazendo.



Alguém saberia me explicar como posso fazer parar usar destes dois "tapetes" como uma forma de estar criando mais musgos a partir deles?

Acho que grande parte do pessoal, principalmente iniciantes, tem esta dúvida.

Se alguém puder mostrar um passo a passo, ou que possua fotos de algum tipo de modelo que use pra desenvolver, seria bem legal!

Um forte abraço à todos!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 04/01/05
Mensagens: 2280
Localização: General Carneiro-Pr

MensagemEnviada: Qua Set 26, 2007 3:58 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo Gui, uma fórmula que aprendi no tempo da revista O Universo Bonsai para se reproduzir musgo é: uma colher de açucar, uma latinha de cerveja e 200gr de musgo. Bate no liquidificador até ficar uma mistura bem homogenea verde. Ai é só despejar sobre a terra e mante-la sempre umida. Em poucos dias estará verdinha, de preferência na sombra.
_________________
Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/07/04
Mensagens: 965
Localização: Morrinhos-GO

MensagemEnviada: Qua Set 26, 2007 8:33 pm    Assunto: Responder com citação

Gui Lopes Soares,

Espalhe pó-de-xaxim bem desfiado sobre o substrato do vaso. Molhe bem e vá batendo com a mão de leve fazendo uma sopinha de xaxim para acamar sobre o substrato daí você pega o musgo e esfarinha ele sobre o xaxim úmido. Tem de manter o vaso sempre bem molhadinho para o musgo pegar OK. Musgos gostam muito de adubos diluídos. Quando bem adubados se espalham rapidamente e ficam bem verdinhos.


Do amigo Geraldo Inocêncio
_________________
web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil