FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

eugenia
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Isaias
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Set 26, 2007 10:44 am    Assunto: eugenia Responder com citação

gostaria de opiniões!

Grato.
BAIORS
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Set 26, 2007 2:12 pm    Assunto: Responder com citação

Caro amigo pela sua foto percebe-se a necessidade de uma troca desse substrato e uma arramação para dar uma sinuozidade nos troncos principais, prepare um vaso maior para acomoda-la ou melhor um escorredor e posterior a mamadeira ( materia existente no forum ).
Espere por mais dicas do pessoal com mais esperiencias que elas virão.
A proposito e um bonita eugenia com grande futuro!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Set 26, 2007 2:47 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Isaias,

Um dos mais belos trabalhos que acompanhei e vez ou outra ainda acompanho aqui no forum, foi do bonsaista Marcelo Duprat, em que ele estilizou uma Eugenia, formando um lindo penjing com ela:

Fotos desse trabalho completo, bem como de outros desse grande artista, no link:

http://www.marceloduprat.net/galeria/Marcelo/bonsai/bonsai.html

De qualquer maneira, sua planta tem futuro, mas é necessário realmente um reenvase, adequando as raízes a um substrato mais drenante. Uma mistura razoável poderia ser composta (50% de cada) com caco de telha ou de tijolinho maciço (chamote), terra granulada (eu uso cupinzeiro fragmentado e queimado), casca de pinus, pedrisco tipo seixo liso, e carvão vegetal fragmentado. Quanto a replantar em um escorredor, ou em um vaso maior, fica a seu critério. Creio que primeiro deve analisar o que quer fazer com a planta (estilo), para só depois proceder ao reenvase. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Set 27, 2007 12:16 am    Assunto: Responder com citação

Que linda eugenia. E que bom estar já em um vaso de bonsai mesmo de plástico (ao que parece). Significa que não tem raízes muito fundas.
Não sei se já cuidou desta espécie, mas nas eugenias tudo é muito devagar. Isso é sempre bom ter em mente. Nunca tire nada que esteja na dúvida. Se fosse minha tentaria criar patamares nas copas e, sobretudo, procedia a uma poda de esvaziamento, que por sinal é uma delicia de se fazer. Por minha experiência é bom que a luz do sol atravesse a árvore toda, pois se no interior não chegar luz suficiente ele secará por dentro e assim crescerá para fora. A luz entrando nasce broto até em tronco antigo possibilitando fazer praticamente o que se quiser. Agora para o tronco duplo que ela a princípio me sugere me parece que o tronco ainda está fino. O ideal era colocar no escorredor para engordar.
Se puder de uma olhada o link gentilmente postado pelo nickyfury. A evolução está bem documentada e com as datas, dando uma boa noção do ritmo da espécie. Ela enche frequenemente as copas mas demora para formar ramos e raizes.
Boa sorte com a moça. Linda planta.

Duprat
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: