FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Várias dúvidas de principiante
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Dcavalli

MensagemEnviada: Seg Set 10, 2007 11:56 pm    Assunto: Várias dúvidas de principiante Responder com citação

Olá a todos,

Antes de mais nada gostaria de dizer que sou menos do que principiante, li bastante a respeito de bonsai, mas nunca botei a mão na massa, acho que até por isso tenho tantas dúvidas.

Tenho um bonsai de ficus que comprei a cerca de um mês ele não tem mais que 20 cm de altura, eu gostaria de começar a trabalhar nele mas não sei ao certo o que fazer, qual estilo ficaria melhor para ele, segue as fotos dele:

Ficus de Frente

Ficus de Costas

Comprei também mudas de serissa e apesar de ter lido várias coisas sobre bonsai, ainda não me sinto seguro em começar. Segue as fotos de umas das mudas que comprei:

Sobre a serissa ainda, quero que ela fique com um tronco vertical, não sinuoso e a copa quero que pareça daquelas árvores da savana africana. Conforme li , vou colocá-la no escorredor e depois na mamadeira para estimular seu crescimento, mas tenho diversas dúvidas ainda:
- Como devo regar a planta no escorredor antes de colocá-la na mamadeira?
- Como regar a planta na mamadeira?
- Quanto tempo esse processo dura?
- Devo adubar a terra da mamadeira em algum momento?

Sobre a desfolha:
- Qual a função de desfolhar a planta inteira?
- Devo desfolhar a minha serissa quando colocá-la no escorredor?
- Já posso cortar alguns galhos que considero desarmônicos na planta?

Sobre aramação:
- Já posso aramar a planta no escorredor?

Acho que por enquanto é isso, desculpe a chuva de perguntas, mas não quero fazer nenhuma besteria.

Obrigado,
Daniel
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Set 11, 2007 8:57 pm    Assunto: Responder com citação

Daniel,

Quanto ao ficus, você pode aramar os galhos para melhorar a conicidade da copa e também a distribuição.

Quanto à serissa, depende muito do estilo que você quer criar. Se for um hokidachi, basta ir podando os galhinhos que ela vai se formando normalmente. A serissa bem cuidada e com boa adubação emite uma brotação intensa e se forma rapidamente. Pela espessura do tronco me parece que já não dá para aramá-lo e você vai ter que optar realmente por um tronco reto. Quanto a questão da adubação na mamadeira acho que talvez não seja necessária de vez que a mamadeira já vai estar com adubo orgânico que suprirá as necessidades da planta. As regas são normais, mantendo o substrato sempre úmido.

Do amigo Geraldo Inocêncio
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Set 12, 2007 7:42 pm    Assunto: Re: Várias dúvidas de principiante Responder com citação

Olá DCavalli

Dcavalli escreveu:

Sobre a desfolha:
- Qual a função de desfolhar a planta inteira?
- Devo desfolhar a minha serissa quando colocá-la no escorredor?
- Já posso cortar alguns galhos que considero desarmônicos na planta?

Sobre aramação:
- Já posso aramar a planta no escorredor?

O desfolhar uma planta pode ser "total" ou "parcial".

Faz-se com o intuito de redução das folhas (desmultiplicação), redução dos entre-nós e melhoria das cores outonais.

Pode e deve ser feito quando é notorio haver determinadas zonas mais desenvolvidas que outras (provocando desequilíbrios), neste caso deverá ser parcial.
Ao executá-la num local com crescimento vigoroso...irá obrigar a árvore a um retroceder de seiva para outro, que à partida estará mais debilitado, ainda que possa surgir noutros locais que não esse.

Deve ser feito apenas em "espécies que o permitam", e nunca para repetir todos os anos ( pelo menos o "total").

Deve ser evitado fazê-lo nos casos em que a arvore, já tenha sido sujeita a outro tipo de procedimentos, tais como transplantes/modelações ou qualquer outra circunstância, que nesse mesmo ano a tenha debilitado/fragilizado significativamente...deve saber-se portanto, se ela está se encontra em boas condições para sobreviver de forma segura/ + ou -rápida ao que nos propomos a fazer.

Os galhos que se encontram desenquadrados, de tempos em tempos podem-se cortar...claro...deixar despentear à vontade...cortar...pentear Smile Very Happy ...evita stresses desnecessários Smile.

Esses ramos compridos, também podem ser um excelente aliado, num local onde estiver uma cicatriz por exemplo, deve-se deixar crescer um ou vários na sua proximidade.
A demanda destes por energia, vai obrigar a um aumento de seiva nesse local, facto esse, que contribuirá para o acelerar da respectiva cicatrização, o mesmo se passa, quando pretender engrossar um ramo...que por qualquer acidente, desapareceu ( tenho uma assim)...quando existir rebentação nesse local, deixa-se crescer o máximo que pudermos.
Esse tipo de ramo no tachiagari, também irão contribuir para o desenvolvimento do mesmo...só que aqui, algumas reservas, porque podem estar a privar zonas mais acima de grande parte dos nutrientes.

Quanto à desfolha de Serissa, só tive duas...e foram óbitos Cool , cá é uma espécie algo problemática...também é aquela, que infelizmente os principiantes têm o 1.º contacto, por ser dos bonsais mais baratos do mercado...logo não raras vezes, também o 1.º óbito.
Eu não tive muito tempo de contacto com elas, para ter alguma experiência acerca da espécie...mas pelo que me pareceu...a desfolha "total", será coisa que ela não vá gostar mesmo nada... e o objectivo não é muito claro...porque a diminuição da folha, dos entre-nós ou cores outonais, aqui não se colocam...logo não vejo quais seriam os beneficios...embora ainda assim possam existir, e eu não os conhecer...

Quando elas têm folhas grandes ou ramos muito compridos com entre-nós muito/demasiado afastados, é um sintoma de adubação deficiente...por ter sido utilizado um adubo com elevados niveis de Azoto, em detrimento dos demais...
o que não me parece ser o seu caso a julgar pelas fotos.

Boa sorte

Ciao

Castro

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
alexmikol
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Set 22, 2007 10:54 am    Assunto: Responder com citação

Daniel, deixa o medo de lado e mete a mão na massa, com calma é lógico, perdas com certeza vão acontecer, eu já tive várias, com bonsais comprados, com experiências próprias, mas com muita pesquisa, leitura e calma agora estou começando a engatinhar, não que eu seja "expert", mas to começando a me virar, o pessoal daqui da muitas boas dicas, siga em frente.....um abraço!
cascao

MensagemEnviada: Sex Set 28, 2007 3:25 pm    Assunto: Responder com citação

Caro amigo Daniel,
eu tb sou novato nessa area do bonsai

tenho um bonsai de ficus tb do mesmo tamanho qe o seu ate, num sei oq fazer com ele ainda estou deixando crescer mais um pouco..

sobnre os seu bonsai de serissa acho qe ficaria legal o estilo Fukinagashi.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: