Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Gleison

Registrado: 22/07/07 Mensagens: 64 Localização: São José dos Campos - São Paulo
|
Enviada: Sex Set 07, 2007 6:14 pm Assunto: Diminuição das folhas |
|
|
Saudações amigos!!!
Gostaria de uma dica...
Como faço a diminuição das folhas??? A técnica é a mesma pra todas as plantas, não é???
Inicialmente pretendo fazer em um Ficus benjamina e uma Paquila(Castanha do Maranhão, que por acaso logo logo irá pra um vaso de bonsai)...
Obrigadooo!!! _________________ Gleison
São José dos Campos-SP
gleison_gen@hotmail.com |
|
|
 |
Claudio Rodrigues 1.o PASSO

Registrado: 11/09/06 Idade: 62 Mensagens: 116 Localização: Niteroi - Rio de Janeiro
|
Enviada: Sex Set 07, 2007 9:37 pm Assunto: |
|
|
Gleison:
Me antecipando aos mais experientes posso adiantar que a desfolha é uma das técnicas para diminuir gradativamente o tamanho das folhas. Planta na sombra tem tendencia a ter folhas maiores. quanto ao ficus especialmente há o detalhe de cortar o galinho entre a folha e o galho. Bom como falei é de principiante para principiante . |
|
|
 |
joaoporto 3.o PASSO

Registrado: 10/11/04 Idade: 56 Mensagens: 589 Localização: São José do Rio Preto-SP
|
Enviada: Seg Set 24, 2007 10:12 am Assunto: |
|
|
Olá Gleison,
A diminuição das folhas é feita a través da desfolha, seguida de alguns procedimentos, como controle da adubação e da quantidade de água (não pode ter excessos) que se administra à planta e o máximo de Sol possível. Faça sempre na primavera ou no verão.
um abraço _________________ Porto Bonsai
São José do Rio Preto-SP
www.portobonsai.com |
|
|
 |
Willian 3.o PASSO

Registrado: 21/02/05 Idade: 39 Mensagens: 471 Localização: Campo Grande-RJ
|
Enviada: Seg Set 24, 2007 4:28 pm Assunto: |
|
|
Gleison,
todas as informações dadas pelos amigos são válidas, somente uma coisa não disseram, o fícus benjamina não aceita muito bem a desfolha pois pode haver a perda do galho desfolhado...
Um abraço e espero ter ajudado... _________________ "A Paciência te espera!" |
|
|
 |
Rodrigo Dias 1.o PASSO

Registrado: 31/07/07 Mensagens: 128 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Seg Set 24, 2007 7:43 pm Assunto: |
|
|
Willian / Amigos do Fórum
Será que poderiam aproveitar o Tópico do nosso amigo Gleison e nos dizer quais são as espécies em que podemos efetuar o procedimento da desfolha e quais não podemos efetuá-la???
Um Abraço!!! _________________ Rodrigo Dias Silva |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Set 24, 2007 9:00 pm Assunto: Proporção |
|
|
Pessoal
Enquanto esperamos pela lista de espécies que aceitam desfolha (que deve ser bastante extensa), eu gostaria de chamar a atenção para um detalhe: a redução do tamanho das folhas não é um efeito permanente.
Portanto, deve-se fazer a redução por desfolha somente em plantas já formadas, com o objetivo de refinar e harmonizar a proporção. Em plantas em formação incial o procedimento apenas atrasa o desenvolvimento, sem qualquer efeito benéfico no aspecto do bonsai a longo prazo. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Willian 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Set 25, 2007 12:27 am Assunto: |
|
|
O FERREIRA está certo...
Somente algumas coisas a acrescentar. Ao desfolharmos uma planta para que diminua significativamente as folhas, é preciso diminuir a quantidade de água administrada a planta e também ter cuidado com a adubação e expô-las ao sol.
Bom, não sei lhe dizer se todas aceitam a desfolha. Vou dar a minha experiência do que venho testando nas minhas mudinhas aqui...
Amoreira: Já na primeira desfolha, diminuem significativamente as folhas.
Acerola: Respondem muito bem.
Fícus: Cuidado com o benjamina, pois há risco de perder o exemplar.
Azaléas: A minha eu desfolho.
As restantes o pessoal mais experiente diz ok? As coníferas não sei informar, por não possuir nenhuma, mas já vi algumas demonstrações e "aprendi" que não desfolhamos, mas sim "pinçamos" as folhas... Espero ter ajudado... E se em algum momento falei besteira, podem me corrigir...
Um abraço a todos... _________________ "A Paciência te espera!" |
|
|
 |
Rodrigo Dias 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Set 25, 2007 11:13 am Assunto: |
|
|
"...deve-se fazer a redução por desfolha somente em plantas já formadas, com o objetivo de refinar e harmonizar a proporção. Em plantas em formação incial o procedimento apenas atrasa o desenvolvimento, sem qualquer efeito benéfico no aspecto do bonsai a longo prazo."
Beleza de dica Ferreira, muito obrigado por mais esse esclarecimento.
Um Abraço!!! _________________ Rodrigo Dias Silva |
|
|
 |
Rodrigo Dias 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Set 25, 2007 11:17 am Assunto: |
|
|
Willian,
Tenho particular interesse nas Azaléias...
De quanto em quanto tempo você realiza esse procedimento e em que época do ano???
Um Abraço _________________ Rodrigo Dias Silva |
|
|
 |
Willian 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Set 25, 2007 5:19 pm Assunto: |
|
|
Rodrigo, sou iniciante também... Só expus o que venho vendo em minhas mudinhas... Tenho um "galhinho" de azaléia já desfolhei duas vezes, mas não marquei a época certa... Ela densificou bastante... Se reparar, por agora ela vai começar a brotar, a minha já está brotando tem umas 2 ou 3 semanas. Mas não sei, se quando amadurecerem, seria viável desfolhá-las... Deixa alguém mais experiente postar a resposta, pois não sei... Ok?
Um abraço e até mais... _________________ "A Paciência te espera!" |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Set 25, 2007 9:14 pm Assunto: |
|
|
Willian escreveu: | ... As coníferas não sei informar, por não possuir nenhuma, mas já vi algumas demonstrações e "aprendi" que não desfolhamos, mas sim "pinçamos" as folhas... |
A pinçagem serve para reduzir a folhagem e estimular a densificação. Conífera sem folha é conífera morta. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Willian 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Set 28, 2007 4:52 pm Assunto: |
|
|
Olá a todos...
FERREIRA,
o que eu quiz dizer, foi que, pinçamos os brotos e não desfolhamos
Um abraço... _________________ "A Paciência te espera!" |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Set 29, 2007 7:23 pm Assunto: Desculpas |
|
|
Willian
Peço desculpas se eu não fui claro na minha mensagem anterior, mas minha intenção ao citá-lo era concordar com o que você escreveu e reforçar! _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Sáb Set 29, 2007 7:32 pm Assunto: |
|
|
Amigos, sei que é meio estranho, mas em especial, em pinheiro negro, meu amigo teve semana passada no viveiro do Hidaka e ele disse à ele que não se tira vela de PN!! Enfraquece o galho e não compacta como os exemplares de nosso maior e honorável mestre... na verdade eu n tenho PN e nem entendo nada deles, mas que é uma afirmação para discutir, isso é!
Abraço
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
|