Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Willian 3.o PASSO

Registrado: 21/02/05 Idade: 39 Mensagens: 471 Localização: Campo Grande-RJ
|
Enviada: Qua Maio 04, 2005 10:20 pm Assunto: Chuva |
|
|
Alguém sabe me dizer se deixar as mudas na chuva faz algum mal pra elas? É que ta chuvendo muito aqui no Rio e eu deixo todas elas na chuva... _________________ "A Paciência te espera!" |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Qua Maio 04, 2005 10:46 pm Assunto: |
|
|
Willian, isso depende muito... o normal é deixar no tempo mesmo, mas como está o substrato? Tem bastante aeração e boa drenagem? Se tiver, nem esquenta.
Abração _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qua Maio 04, 2005 11:42 pm Assunto: Chuva |
|
|
Oi William !!!
Sempre soube que chuva não faz nada de ruim para as plantas, creio que você tem que ver onde a planta está apoiada. Se for no chão..., coloque sobre algo mais alto para que a umidade não venha a danificar as raizes. Sempre soube que chuva só faz BEM, é a água mais pura. Como não temos muitos dias de chuva.... creio que suas plantas não sofrerão. Veja só, no dia de hoje apareceu um solzinho (muito chinfrim), mas ele deve ter feito bem as suas plantas.
Já que é do Rio, você está convidado para a exposição que faremos em Niterói.
Abraços
Angela  |
|
|
 |
gago 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Maio 05, 2005 5:45 pm Assunto: |
|
|
aproveitando esse topico, tem alguma maneira de nao cair terra??
pq na maioria das vezes que as deixo no lado de fora da janela quando ta chuvendo "mancha" a janela inteirinha com aquela GOTONAS que caem
alguem tem alguma invençao ou soluçao para issu??
eu pensei em cortar uma garrafa de 2l e usar como um "toldo" prendendo no vaso, mais se alguem souber de qualquer maneira testarei
Obrigado
Rodrigo |
|
|
 |
doolombo 2.o PASSO

Registrado: 31/01/05 Idade: 40 Mensagens: 291 Localização: Pindorama-SP
|
Enviada: Qui Maio 05, 2005 6:42 pm Assunto: |
|
|
eu coloco cascalho por cima do substrato. pelo menos com a água da irrigação nao sai a terra, com a chuva eu nunca percebi. _________________ Fernando Colombo de Amo (Doolombo) |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Maio 05, 2005 9:33 pm Assunto: |
|
|
Olá Pessoa,
Acho que a terra sai com a chuva quando o vaso está muito cheio ou então quando há algo tipo biqueira (calha) caindo diretamente sobre a planta. As telas de sombreamento, quando não são bem esticadas, provocam o acúmulo de água em alguns pontos e os pingos saem bem maiores nesses pontos, causando também o espalhamento do substrato.
Uma solução seria colocar o vaso afastado de biqueiras ou calhas; manter o nível do substrato um pouco abaixo da borda do vaso e, no caso das telas de sombreamento, colocá-las bastante esticadas e inclinadas (não horizontais).
Um abração,
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |
gago 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Maio 06, 2005 11:00 am Assunto: |
|
|
é, mais eu moro em apartamento e issu acontece sempre por casa dessas gotas que caem da janela de cima, aqui nao tem como eu por sombrite ou afastar, pois elas ficam no parapeito da janela do lado de fora  |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Sáb Maio 07, 2005 10:56 am Assunto: Chuva |
|
|
Oi Rodrigo !!!!!!!!
Também moro em apartamento e a melhor solução foi diminuir um pouco o substrato. Tomo o maior cuidado... e fico vendo quando chove muito forte, se alguma planta ainda sofre. Talvez eu seja privilegiada...
Abraços
Angela |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Sáb Maio 07, 2005 8:07 pm Assunto: |
|
|
A sua solução de prateleira em arquibancada foi muito boa Angela...
E a fratura? melhorando?
Abraços. _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
Marco Nascimento 2.o PASSO

Registrado: 10/03/05 Idade: 63 Mensagens: 397 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Dom Maio 08, 2005 8:21 am Assunto: |
|
|
gago escreveu: | é, mais eu moro em apartamento e issu acontece sempre por casa dessas gotas que caem da janela de cima, aqui nao tem como eu por sombrite ou afastar, pois elas ficam no parapeito da janela do lado de fora  |
Gago, tb já tive bonsai em janala de apartamento, a solução que eu encontrei para essa lambança que a terra faz quando chove, foi colocar argila em cima da terra, na época eu comprei argila expandida, mas como só encontrei do tamanho de uma bola de gude, tive que quebrá-la em pedaços pequenos pra não ficar muito feio, mas se não me engano, o Mário falou que existe uma argila muidinha chamada de Acesita 500 (acho que o nome é esse)... Pergunta pra ele sobre isso, acho que vai ficar mais estético que um monte de cacarecos quebrados em cima da terra e vai resolver o problema da terra sujando sua janela...
Outra opção são aquelas pedrinhas decorativas, mas eu acho feio, sem falar que as pedras esquentam muito.
Um abraço. |
|
|
 |
|