Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Sáb Set 29, 2007 4:41 pm Assunto: Arueira Yamadori |
|
|
Amigos esta tarde coletei uma arueira que é nativa da minha região , gostaria de ouvir opinioes dos amigos , que conhecam esta espécie.
Antes da coleta no proprio local
Depois da coleta
Pra se ter uma ideia do seu tamanho
Já no vaso
Outro lado , preciso definir a frente. Conto com a ajuda dos amigos
Acho que deveria ter colocado em um vaso maior , até numa bacia.
É a ansiedade de principiante coçando
Abraços
Joel
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Set 29, 2007 6:38 pm Assunto: Ansiedade e temeridade |
|
|
Joel
Belo exemplar de aroeira. Achei tudo certo até a 3a. foto, mas a redução drástica das raízes logo após a coleta é uma temeridade. Ela vai sofrer muito para se manter viva. Nossa ansiedade precisa ser dominada, para o bem das nossas plantas! _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Marcelo Giovanelli 2.o PASSO

Registrado: 17/06/06 Mensagens: 382 Localização: São José dos Campos - SP
|
Enviada: Sáb Set 29, 2007 6:52 pm Assunto: |
|
|
Joel... tenho que concordar com o Ferreira!
Mande ver no hormônio enraizador aí meu amigo. Sombra é essencial!!!
Envolva a planta e o vaso com um saco plástico transparente para minimizar a evaporação. Dessa forma vc cria uma "estufa individual".
A redução das raízes foi muito forte. Outra coisa que observei foi a falta de poda de massa verde. Podando as raízes e deixando as folhas vc corre grande risco de perda. A evaporação de água será bem maior do que a absorção e a desidratação é certa! Sempre que podar raízes não se esqueça do equilíbrio entre massa verde e raíz; entenda absorção e evaporação!!! Lembre-se de que a época é de início de dias mais quantes, ou seja, mais evaporação..... por esse ângulo vejo que a balança está muito mais a favor da evaporação a absorção!
Um ponto a favor é o fato da planta ser nativa, o que significa alta resistência aos intempéries.
No mais, belo achado!
Abração! _________________ " Se vc não sabe o que procura acha e não percebe... " |
|
|
 |

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Sáb Set 29, 2007 7:05 pm Assunto: |
|
|
Amigos , obrigado pelas dicas e puxoes de orelha positivos , realmente a poda de raizes foi muito drastica , levei em conta o fato de ser uma planta extremamente rustica que cresce na areia pura ( e salgada ainda por cima ) da beira da praia e sujeita a ventos 8 meses por ano , mas é logico que foi excessiva , fiz conscientemente , sabendo que estava abusando da mesma . Foi aquela vontade de ve-la ja num vaso pequeno . Marcelo execelente dica a do saco plastico , com relação a poda aerea , eu ja fiz so não fotografei.Ferreira estou aprendendo com voces , sem palavras , obrigado |
|
|
 |
juniosg
Registrado: 01/09/07 Mensagens: 62 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Sáb Set 29, 2007 8:02 pm Assunto: |
|
|
eu queria dar bronca falando que estaquia funciona melhor com galho novo, mas vou ficar queto,... planta legal,...
cuidado velho, mesmo sendo uma planta rustica e da região,... o yamadori em si, sem sangria, já é muito arriscado,...
sombra é muito importante,...
valeu^^ _________________ Junio Salgado Gomes
-_- |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Sáb Set 29, 2007 8:52 pm Assunto: |
|
|
Joel,
como todos já colocaram tudo que é necessário, só vou perguntar se colocou na areia grossa pura. Isso ajuda na recuperação muito, aliada ao uso do enraizador seria mais garantido. Vamos aguardar a recuperação para opinar quanto à frente, senão você se anima e acaba inicando modelagem...
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Set 29, 2007 9:23 pm Assunto: |
|
|
Dark. O substrato que eu usei foi praticamente areia grossa peneirada e uns 10% de terra preta. Ficou com uma otima drenagem.
Joel
|
 |

|
Enviada: Sáb Set 29, 2007 9:28 pm Assunto: |
|
|
Juniosg , a da estaquia foi ótima , valeu
Joel
|
 |
vetbonsai 1.o PASSO

Registrado: 16/07/06 Idade: 50 Mensagens: 152 Localização: Pirassununga - SP
|
Enviada: Dom Set 30, 2007 9:46 pm Assunto: |
|
|
Joel.
Cara, qual o estilo que vc definiu pra envasar essa aroeira? e, batendo na mesma tecla... sem raízes!!!! Espero que não morra, mas acho muito difícil.... _________________ www.anestesia.vet.br
Seu site de conhecimento em Anestesiologia Veterinária |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Out 01, 2007 7:08 pm Assunto: |
|
|
Adriano esta deve ser a 5a. aroeira yamadori que eu coleto , todas eu fiz poda radical de raizes , nenhuma morreu.Não defini estilo nenhum ainda.
A arueira é uma planta muiti resistente
Abraços
Joel |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Out 01, 2007 7:10 pm Assunto: |
|
|
Adriano, voce é de S Maria , que legal eu tambem nasci lá , mas moro em Laguna Sc a 17 anos
Joel |
|
|
 |
vetbonsai 1.o PASSO

Registrado: 16/07/06 Idade: 50 Mensagens: 152 Localização: Pirassununga - SP
|
Enviada: Seg Out 01, 2007 9:02 pm Assunto: |
|
|
Fala Joel!
Rapaz, boa dica essa da aroeira...
Eu não nasci aqui não.. hehehehe. Moro aqui há dois anos. Sou de SP.
Cara, mas troco FÁCIL Santa Maria por Laguna... hehehehe Passei um fim de ano aí e é MUITO MELHOR que aqui!
Abraços e até! _________________ www.anestesia.vet.br
Seu site de conhecimento em Anestesiologia Veterinária |
|
|
 |
MarcOntonho

Registrado: 13/09/06 Mensagens: 25 Localização: Recife - Pernambuco
|
Enviada: Ter Out 02, 2007 12:37 am Assunto: |
|
|
Ótimo exemplar...
Só cuidado com o IBAMA ou chamem ele....
Muito Yamadori, pensas em fazer algum replantio de arvores nativas na tua região??? É uma ÓTIMA idéia!
Uma coisa é YAMADORIzar árvores em quintais, terrenos abandonados, ruas, avenidas ou até vasos gigantes. Cuidado com essa prática.
Não me leve a mal.
Forte abraço. Belo exemplar. _________________ ---------------------------------------------------------------
marco antônio
olhe e veja, é a hora?
observe, deixe que ela te ensine. |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Out 02, 2007 12:13 pm Assunto: |
|
|
Depois que comecei a cultivar bonsai , minha consciencia sobre a conservação do meio ambiente despertou mais ainda , esta aroeira estava na beira de uma estrada que ira futuramente ser alargada , com certeza o destino dela ia ser pior do que agora onde ela será tratada com carinho , adubada , regada diariamente . Com certeza a partir de agora ela será parte de minha familia com um futuro bem mais promissor.
Joel |
|
|
 |
Marcelo Giovanelli 2.o PASSO

Registrado: 17/06/06 Mensagens: 382 Localização: São José dos Campos - SP
|
Enviada: Qua Out 03, 2007 8:33 am Assunto: |
|
|
E ai amigo, como esta a aroeira?
Dê umas pequeninas lascadas na casca com a unha e veja se está verdinho....
Abração! _________________ " Se vc não sabe o que procura acha e não percebe... " |
|
|
 |
|