Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Mirian Valadão 1.o PASSO

Registrado: 15/08/07 Mensagens: 177 Localização: Bom Jesus do Norte-Espirito Santo
|
Enviada: Dom Set 30, 2007 9:13 pm Assunto: Dá para fazer bonsai? |
|
|
Caros amigos,
Ganhei esta planta, que não sei o que é e não tenho referências para procurar na internet. Gostaria de saber se alguém conhece e se dar para transformar num bonsai. Ela está plantada nesta bacia tem mais ou menos 4 anos.
Abraços
Mirian
Abraços
Mirian |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Set 30, 2007 9:45 pm Assunto: Parentes |
|
|
Mirian
O Darkaso está certo. Este parece ser um bom exemplar de Malpighia coccigera, muito boa para bonsai. Ela é parente da acerola (Malpighia glabra). _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Mirian Valadão 1.o PASSO

Registrado: 15/08/07 Mensagens: 177 Localização: Bom Jesus do Norte-Espirito Santo
|
Enviada: Dom Set 30, 2007 10:26 pm Assunto: |
|
|
Aceito sugestão, orientação, de onde começar e tudo mais. Por favor!!!!!
Abraços
Mirian |
|
|
 |
Gladson
|
Enviada: Seg Out 01, 2007 8:25 am Assunto: |
|
|
Uauuuu...
E eu tenho um exemplar dela em meu jardim...mas achava que era uma plantina pequena e esgalhada que não se prestava ao bonsai.
estou impressionado.
Abraços. _________________ Gladson Muritiba |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Ter Out 02, 2007 4:07 pm Assunto: |
|
|
Oi Mirian, tudo bem?
Voce tem um material fantástico prá trabalhar! É mesmo uma malpighia coccigera, e é dificil conseguir alguma com um tronco como a sua!...
A malpighia fica ótima para bonsai pequenos, seja pelo tamanho das folhas, flores e o seu ritmo lento de desenvolvimento!
Caso queira reduzir bastante a altura dela, acho que voce poderia fazer 3 alporquias antes, acima daquele ponto em que o tronco "trifurca", aproveitando esses galhos no futuro..
Depois de retirar as mudas, voce terá 4 plantas prá trabalhar e a principal delas seria, claro, o tronco que voce mostra na foto!
Na minha opinião, apesar de me parecer que o tronco tem uma grossura legal, ele é muito longo para voce estruturar um bonsai apenas aramando a copa existente, por isso a sugestão da alporquia antes da redução da altura que, aliás, penso que deva ser drástica!...
As brotações da malpighia ocorrem lentamente, motivo prá voce manter as plantas em vasos grandes, com bom substrato e adubação reforçada.
Penso que só após as novas brotações estarem bem desenvolvidas, poderíamos falar sobre estilo e estrutura!....
Uma coisa é certa! No momento de se fazer aramações, é preciso eliminar todas as folhas, pois elas são espinhosas e extremamente picantes!...
Eu tenho um shohin de malpighia com cerca de 17 anos, sendo cerca de 12 anos de trabalho. Ainda assim, ele tem 18cm de altura e é um bonsai que gosto bastante!...
Abraço,
Charles |
|
|
 |
Mirian Valadão 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Out 02, 2007 6:44 pm Assunto: |
|
|
Obrigada Charles,
Vou seguir sua sugestão e primeiro fazer a alporquia.
Demora muito tempo para pegar?
Abraços
Mirian |
|
|
 |
Mirian Valadão 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Out 06, 2007 7:25 pm Assunto: |
|
|
Amigos,
Seguindo a sugestão do Charles, fiz as três alporquias na malpighia, foi dificil devido a proximidade dos galhos. Usei a bucha com esfagno e um substrato comprado pronto, passei o plástico usado em congelamento e uma sacola preta em volta. O tronco tem 15cm de altura até o inicio dos galhos.
Segue as fotos:
Estas são fotos de outra muda que ganhei, mas como esta tinha poucas raizes, só replantei por enquanto.
Espero que dê certo.
Abraços
Mirian |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Sáb Out 06, 2007 8:17 pm Assunto: |
|
|
mírian,
para uma próxima alporquia faça uso do plástico transparente, assim poderá ver se as raízes já estão com bom tamanho para cortar.
Quinze centímetros pode ser longo ainda, dependendo do estilo escolhido. Mas para agora acho que os tres galhos juntos não deve ser interessante.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Mirian Valadão 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Out 15, 2007 7:40 pm Assunto: |
|
|
Agradeço a todos os foristas pela atenção.
Abraços
Mirian |
|
|
 |
|